Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanchotene, Mônica Urroz
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Molina Neto, Vicente
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115
Resumo: O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica. Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas.
id USP-35_500996a93666d548787b961a8febb389
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/63115
network_acronym_str USP-35
network_name_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository_id_str
spelling Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico Routines, strategies and knowledges of Physical Education teachers: an ethnographic case study Educação físicaPrática pedagógicaExperiências vividasFormação de professoresPhysical educationPedagogical practiceLife experiencesTeachers training O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica. Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas. In the following paper we discussed the constitution of the pedagogical practice of physical education teachers. We set out to comprehend what is the relation that is established between the life experiences of the teachers themselves and their pedagogical practice developed in a Public School in Porto Alegre. We developed an ethnographic case study, with two hundred hours of participant observation and eight interviews. The research is based on the theories of action and in the new epistemology of practice. We identified that teachers develop routines and creative strategies mainly based on their life experiences to reach their objectives in their classes and that their pedagogical practice is related to the knowledge that themselves produced during their life cycle. The study, after conclusion, was shown to the collaborators as a form to validate the research and to establish a dialogue which could provide the teachers an opportunity to reflect about their practices. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/6311510.1590/S1807-55092013000300011Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 3 (2013); 447-458Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 3 (2013); 447-458Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 3 (2013); 447-4581981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115/65906Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchotene, Mônica UrrozMolina Neto, Vicente2013-10-10T18:58:21Zoai:revistas.usp.br:article/63115Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-10-10T18:58:21Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico
Routines, strategies and knowledges of Physical Education teachers: an ethnographic case study
title Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico
spellingShingle Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico
Sanchotene, Mônica Urroz
Educação física
Prática pedagógica
Experiências vividas
Formação de professores
Physical education
Pedagogical practice
Life experiences
Teachers training
title_short Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico
title_full Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico
title_fullStr Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico
title_full_unstemmed Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico
title_sort Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico
author Sanchotene, Mônica Urroz
author_facet Sanchotene, Mônica Urroz
Molina Neto, Vicente
author_role author
author2 Molina Neto, Vicente
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanchotene, Mônica Urroz
Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática pedagógica
Experiências vividas
Formação de professores
Physical education
Pedagogical practice
Life experiences
Teachers training
topic Educação física
Prática pedagógica
Experiências vividas
Formação de professores
Physical education
Pedagogical practice
Life experiences
Teachers training
description O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica. Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115
10.1590/S1807-55092013000300011
url https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115
identifier_str_mv 10.1590/S1807-55092013000300011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115/65906
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 3 (2013); 447-458
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 3 (2013); 447-458
Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 3 (2013); 447-458
1981-4690
1807-5509
reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv ||reveefe@usp.br
_version_ 1800222932501266432