Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115 |
Resumo: | O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica. Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas. |
id |
USP-35_500996a93666d548787b961a8febb389 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/63115 |
network_acronym_str |
USP-35 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico Routines, strategies and knowledges of Physical Education teachers: an ethnographic case study Educação físicaPrática pedagógicaExperiências vividasFormação de professoresPhysical educationPedagogical practiceLife experiencesTeachers training O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica. Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas. In the following paper we discussed the constitution of the pedagogical practice of physical education teachers. We set out to comprehend what is the relation that is established between the life experiences of the teachers themselves and their pedagogical practice developed in a Public School in Porto Alegre. We developed an ethnographic case study, with two hundred hours of participant observation and eight interviews. The research is based on the theories of action and in the new epistemology of practice. We identified that teachers develop routines and creative strategies mainly based on their life experiences to reach their objectives in their classes and that their pedagogical practice is related to the knowledge that themselves produced during their life cycle. The study, after conclusion, was shown to the collaborators as a form to validate the research and to establish a dialogue which could provide the teachers an opportunity to reflect about their practices. Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte2013-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/6311510.1590/S1807-55092013000300011Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 3 (2013); 447-458Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 3 (2013); 447-458Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 3 (2013); 447-4581981-46901807-5509reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115/65906Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporteinfo:eu-repo/semantics/openAccessSanchotene, Mônica UrrozMolina Neto, Vicente2013-10-10T18:58:21Zoai:revistas.usp.br:article/63115Revistahttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_serial&pid=1807-5509&lng=pt&nrm=isoPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||reveefe@usp.br1981-46901807-5509opendoar:2013-10-10T18:58:21Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico Routines, strategies and knowledges of Physical Education teachers: an ethnographic case study |
title |
Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico |
spellingShingle |
Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico Sanchotene, Mônica Urroz Educação física Prática pedagógica Experiências vividas Formação de professores Physical education Pedagogical practice Life experiences Teachers training |
title_short |
Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico |
title_full |
Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico |
title_fullStr |
Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico |
title_full_unstemmed |
Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico |
title_sort |
Rotinas, estratégias e saberes de professores de Educação Física um estudo de caso etnográfico |
author |
Sanchotene, Mônica Urroz |
author_facet |
Sanchotene, Mônica Urroz Molina Neto, Vicente |
author_role |
author |
author2 |
Molina Neto, Vicente |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sanchotene, Mônica Urroz Molina Neto, Vicente |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Prática pedagógica Experiências vividas Formação de professores Physical education Pedagogical practice Life experiences Teachers training |
topic |
Educação física Prática pedagógica Experiências vividas Formação de professores Physical education Pedagogical practice Life experiences Teachers training |
description |
O presente artigo buscou identificar a constituição da prática pedagógica de professores de educação física e compreender qual a relação entre as experiências vividas pelos professores e a sua prática pedagógica. Desenvolvemos um estudo de caso etnográfico com sete professores de educação física de uma escola pública da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RMEPOA). Foram realizadas oito entrevistas semi-estruturadas e 200 horas de observação participante. A pesquisa está fundamentada nas teorias da ação e na nova epistemologia da prática. Identificamos que os professores desenvolvem rotinas e estratégias criativas, baseadas fundamentalmente em suas experiências vividas, para alcançar os objetivos de suas aulas e que sua prática pedagógica está relacionada aos saberes que os mesmos produziram ao longo de seu ciclo de vida. O estudo foi apresentado aos colaboradores como forma de validação da pesquisa e de estabelecer um diálogo que propiciasse aos professores refletir sobre as suas práticas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115 10.1590/S1807-55092013000300011 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115 |
identifier_str_mv |
10.1590/S1807-55092013000300011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/63115/65906 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 27 n. 3 (2013); 447-458 Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; Vol. 27 Núm. 3 (2013); 447-458 Brazilian journal of physical education and sport; Vol. 27 No. 3 (2013); 447-458 1981-4690 1807-5509 reponame:Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Física e Esporte (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||reveefe@usp.br |
_version_ |
1800222932501266432 |