Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179
Resumo: O presente artigo objetivou analisar quais as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivos específicos: descrever as contribuições da Creche como espaço de aprendizado e socialização de crianças de 0 a 3 anos de idade; discutir quais os aspectos são desenvolvidos nas crianças a partir do uso da música e identificar como a música é trabalhada no fazer pedagógico de professoras (es) no espaço da creche. O referencial teórico é constituído a partir de autores que discutem o tema, tais como: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) e demais pesquisadores que oferecem suporte teórico ao estudo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo e de campo. Os dados foram coletados em uma Creche pública no estado da Paraíba e contou com a colaboração de quatro professoras. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada contendo quatro perguntas referentes ao fazer pedagógico das docentes em relação ao uso da música em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a utilização da música é essencial no dia a dia de contextos de Educação Infantil. Trabalhar musicalização nessa etapa de ensino, contribui para o desenvolvimento de vários aspectos das crianças: motor, cognitivo, social e emocional. As docentes pesquisadas demonstraram que utilizam a música como ferramenta pedagógica em sala de aula e compreendem a importância de contemplar atividades que envolvam a música de modo que auxilie no processo de aprendizagem das crianças.
id UFCG_e4d86c3f555da8471d4b12ecd26d2820
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36179
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.Contributions of music to the integral development of children in early childhood education.Educação infantilMúsica - Desenvolvimento infantilCreche-Desenvolvimento infantilMúsica- Ferramenta pedagógicaCreche-Espaço de socializaçãoDesenvolvimento integral infantilchild educationMusic - Child DevelopmentDaycare-Child DevelopmentMusic- Pedagogical toolDaycare-socialization spaceComprehensive child developmentEducação.O presente artigo objetivou analisar quais as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivos específicos: descrever as contribuições da Creche como espaço de aprendizado e socialização de crianças de 0 a 3 anos de idade; discutir quais os aspectos são desenvolvidos nas crianças a partir do uso da música e identificar como a música é trabalhada no fazer pedagógico de professoras (es) no espaço da creche. O referencial teórico é constituído a partir de autores que discutem o tema, tais como: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) e demais pesquisadores que oferecem suporte teórico ao estudo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo e de campo. Os dados foram coletados em uma Creche pública no estado da Paraíba e contou com a colaboração de quatro professoras. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada contendo quatro perguntas referentes ao fazer pedagógico das docentes em relação ao uso da música em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a utilização da música é essencial no dia a dia de contextos de Educação Infantil. Trabalhar musicalização nessa etapa de ensino, contribui para o desenvolvimento de vários aspectos das crianças: motor, cognitivo, social e emocional. As docentes pesquisadas demonstraram que utilizam a música como ferramenta pedagógica em sala de aula e compreendem a importância de contemplar atividades que envolvam a música de modo que auxilie no processo de aprendizagem das crianças.This article aimed to analyze the contributions of music to the development of children in Early Childhood Education. Its specific objectives are: to describe the contributions of the Nursery as a learning and socialization space for children from 0 to 3 years of age; discuss which aspects are developed in children through the use of music and identify how music is used in the pedagogical work of teachers in the daycare space. The theoretical framework is made up of authors who discuss the topic, such as: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) and other researchers who offer theoretical support to the study. Methodologically, the research is characterized by a qualitative and field nature. The data were collected in a public daycare center in the state of Paraíba and had the collaboration of four teachers. For data collection, a semi-structured interview was used containing four questions referring to the teachers' pedagogical work in relation to the use of music in the classroom. The research showed that the use of music is essential in everyday life in Early Childhood Education contexts. Working on musicalization at this stage of teaching contributes to the development of various aspects of children: motor, cognitive, social and emotional. The teachers surveyed demonstrated that they use music as a pedagogical tool in the classroom and understand the importance of contemplating activities that involve music in a way that helps the children's learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, R. L. dehttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943PIRES, Aparecida Carneiro.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.2023-11-112024-06-19T16:22:28Z2024-06-192024-06-19T16:22:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Contribuição da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-19T16:22:28Zoai:localhost:riufcg/36179Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-19T16:22:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
Contributions of music to the integral development of children in early childhood education.
title Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
spellingShingle Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
Educação infantil
Música - Desenvolvimento infantil
Creche-Desenvolvimento infantil
Música- Ferramenta pedagógica
Creche-Espaço de socialização
Desenvolvimento integral infantil
child education
Music - Child Development
Daycare-Child Development
Music- Pedagogical tool
Daycare-socialization space
Comprehensive child development
Educação.
title_short Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
title_full Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
title_fullStr Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
title_full_unstemmed Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
title_sort Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
author FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
author_facet FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
SOUSA, R. L. de
http://lattes.cnpq.br/7255410765448943
PIRES, Aparecida Carneiro.
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Música - Desenvolvimento infantil
Creche-Desenvolvimento infantil
Música- Ferramenta pedagógica
Creche-Espaço de socialização
Desenvolvimento integral infantil
child education
Music - Child Development
Daycare-Child Development
Music- Pedagogical tool
Daycare-socialization space
Comprehensive child development
Educação.
topic Educação infantil
Música - Desenvolvimento infantil
Creche-Desenvolvimento infantil
Música- Ferramenta pedagógica
Creche-Espaço de socialização
Desenvolvimento integral infantil
child education
Music - Child Development
Daycare-Child Development
Music- Pedagogical tool
Daycare-socialization space
Comprehensive child development
Educação.
description O presente artigo objetivou analisar quais as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivos específicos: descrever as contribuições da Creche como espaço de aprendizado e socialização de crianças de 0 a 3 anos de idade; discutir quais os aspectos são desenvolvidos nas crianças a partir do uso da música e identificar como a música é trabalhada no fazer pedagógico de professoras (es) no espaço da creche. O referencial teórico é constituído a partir de autores que discutem o tema, tais como: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) e demais pesquisadores que oferecem suporte teórico ao estudo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo e de campo. Os dados foram coletados em uma Creche pública no estado da Paraíba e contou com a colaboração de quatro professoras. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada contendo quatro perguntas referentes ao fazer pedagógico das docentes em relação ao uso da música em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a utilização da música é essencial no dia a dia de contextos de Educação Infantil. Trabalhar musicalização nessa etapa de ensino, contribui para o desenvolvimento de vários aspectos das crianças: motor, cognitivo, social e emocional. As docentes pesquisadas demonstraram que utilizam a música como ferramenta pedagógica em sala de aula e compreendem a importância de contemplar atividades que envolvam a música de modo que auxilie no processo de aprendizagem das crianças.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-11
2024-06-19T16:22:28Z
2024-06-19
2024-06-19T16:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Contribuição da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179
identifier_str_mv FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Contribuição da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625429118976