Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179 |
Resumo: | O presente artigo objetivou analisar quais as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivos específicos: descrever as contribuições da Creche como espaço de aprendizado e socialização de crianças de 0 a 3 anos de idade; discutir quais os aspectos são desenvolvidos nas crianças a partir do uso da música e identificar como a música é trabalhada no fazer pedagógico de professoras (es) no espaço da creche. O referencial teórico é constituído a partir de autores que discutem o tema, tais como: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) e demais pesquisadores que oferecem suporte teórico ao estudo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo e de campo. Os dados foram coletados em uma Creche pública no estado da Paraíba e contou com a colaboração de quatro professoras. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada contendo quatro perguntas referentes ao fazer pedagógico das docentes em relação ao uso da música em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a utilização da música é essencial no dia a dia de contextos de Educação Infantil. Trabalhar musicalização nessa etapa de ensino, contribui para o desenvolvimento de vários aspectos das crianças: motor, cognitivo, social e emocional. As docentes pesquisadas demonstraram que utilizam a música como ferramenta pedagógica em sala de aula e compreendem a importância de contemplar atividades que envolvam a música de modo que auxilie no processo de aprendizagem das crianças. |
id |
UFCG_e4d86c3f555da8471d4b12ecd26d2820 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36179 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil.Contributions of music to the integral development of children in early childhood education.Educação infantilMúsica - Desenvolvimento infantilCreche-Desenvolvimento infantilMúsica- Ferramenta pedagógicaCreche-Espaço de socializaçãoDesenvolvimento integral infantilchild educationMusic - Child DevelopmentDaycare-Child DevelopmentMusic- Pedagogical toolDaycare-socialization spaceComprehensive child developmentEducação.O presente artigo objetivou analisar quais as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivos específicos: descrever as contribuições da Creche como espaço de aprendizado e socialização de crianças de 0 a 3 anos de idade; discutir quais os aspectos são desenvolvidos nas crianças a partir do uso da música e identificar como a música é trabalhada no fazer pedagógico de professoras (es) no espaço da creche. O referencial teórico é constituído a partir de autores que discutem o tema, tais como: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) e demais pesquisadores que oferecem suporte teórico ao estudo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo e de campo. Os dados foram coletados em uma Creche pública no estado da Paraíba e contou com a colaboração de quatro professoras. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada contendo quatro perguntas referentes ao fazer pedagógico das docentes em relação ao uso da música em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a utilização da música é essencial no dia a dia de contextos de Educação Infantil. Trabalhar musicalização nessa etapa de ensino, contribui para o desenvolvimento de vários aspectos das crianças: motor, cognitivo, social e emocional. As docentes pesquisadas demonstraram que utilizam a música como ferramenta pedagógica em sala de aula e compreendem a importância de contemplar atividades que envolvam a música de modo que auxilie no processo de aprendizagem das crianças.This article aimed to analyze the contributions of music to the development of children in Early Childhood Education. Its specific objectives are: to describe the contributions of the Nursery as a learning and socialization space for children from 0 to 3 years of age; discuss which aspects are developed in children through the use of music and identify how music is used in the pedagogical work of teachers in the daycare space. The theoretical framework is made up of authors who discuss the topic, such as: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) and other researchers who offer theoretical support to the study. Methodologically, the research is characterized by a qualitative and field nature. The data were collected in a public daycare center in the state of Paraíba and had the collaboration of four teachers. For data collection, a semi-structured interview was used containing four questions referring to the teachers' pedagogical work in relation to the use of music in the classroom. The research showed that the use of music is essential in everyday life in Early Childhood Education contexts. Working on musicalization at this stage of teaching contributes to the development of various aspects of children: motor, cognitive, social and emotional. The teachers surveyed demonstrated that they use music as a pedagogical tool in the classroom and understand the importance of contemplating activities that involve music in a way that helps the children's learning process.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGALVES, Rozilene Lopes de Sousa.SOUSA, R. L. dehttp://lattes.cnpq.br/7255410765448943PIRES, Aparecida Carneiro.ARAÚJO, Edinaura Almeida de.FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira.2023-11-112024-06-19T16:22:28Z2024-06-192024-06-19T16:22:28Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Contribuição da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-19T16:22:28Zoai:localhost:riufcg/36179Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-19T16:22:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. Contributions of music to the integral development of children in early childhood education. |
title |
Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. |
spellingShingle |
Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Educação infantil Música - Desenvolvimento infantil Creche-Desenvolvimento infantil Música- Ferramenta pedagógica Creche-Espaço de socialização Desenvolvimento integral infantil child education Music - Child Development Daycare-Child Development Music- Pedagogical tool Daycare-socialization space Comprehensive child development Educação. |
title_short |
Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. |
title_full |
Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. |
title_fullStr |
Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. |
title_full_unstemmed |
Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. |
title_sort |
Contribuições da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. |
author |
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. |
author_facet |
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
ALVES, Rozilene Lopes de Sousa. SOUSA, R. L. de http://lattes.cnpq.br/7255410765448943 PIRES, Aparecida Carneiro. ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Música - Desenvolvimento infantil Creche-Desenvolvimento infantil Música- Ferramenta pedagógica Creche-Espaço de socialização Desenvolvimento integral infantil child education Music - Child Development Daycare-Child Development Music- Pedagogical tool Daycare-socialization space Comprehensive child development Educação. |
topic |
Educação infantil Música - Desenvolvimento infantil Creche-Desenvolvimento infantil Música- Ferramenta pedagógica Creche-Espaço de socialização Desenvolvimento integral infantil child education Music - Child Development Daycare-Child Development Music- Pedagogical tool Daycare-socialization space Comprehensive child development Educação. |
description |
O presente artigo objetivou analisar quais as contribuições da música para o desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. Tem como objetivos específicos: descrever as contribuições da Creche como espaço de aprendizado e socialização de crianças de 0 a 3 anos de idade; discutir quais os aspectos são desenvolvidos nas crianças a partir do uso da música e identificar como a música é trabalhada no fazer pedagógico de professoras (es) no espaço da creche. O referencial teórico é constituído a partir de autores que discutem o tema, tais como: Brito (2003), Didonet (2001), Betti; Silva; Almeida (2013) e demais pesquisadores que oferecem suporte teórico ao estudo. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo e de campo. Os dados foram coletados em uma Creche pública no estado da Paraíba e contou com a colaboração de quatro professoras. Para coleta de dados utilizou-se a entrevista semiestruturada contendo quatro perguntas referentes ao fazer pedagógico das docentes em relação ao uso da música em sala de aula. A pesquisa evidenciou que a utilização da música é essencial no dia a dia de contextos de Educação Infantil. Trabalhar musicalização nessa etapa de ensino, contribui para o desenvolvimento de vários aspectos das crianças: motor, cognitivo, social e emocional. As docentes pesquisadas demonstraram que utilizam a música como ferramenta pedagógica em sala de aula e compreendem a importância de contemplar atividades que envolvam a música de modo que auxilie no processo de aprendizagem das crianças. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-11 2024-06-19T16:22:28Z 2024-06-19 2024-06-19T16:22:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179 FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Contribuição da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36179 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Dagmar Alaíde de Lira. Contribuição da música para o desenvolvimento integral de crianças na educação infantil. 2023. 29f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744625429118976 |