Saberes tradicionais da comunidade quilombola de Casca : propostas de uma educação para as relações étnico-raciais no ensino de ciências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Manuella Mattos dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/247032
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar quais saberes tradicionais da Comunidade Quilombola de Casca, localizada município de Mostardas/RS, podem ser valorizados no Ensino de Ciências em diferentes contextos escolares da educação básica. O recorte da pesquisa parte da perspectiva da educação étnico-racial como obrigatoriedade no ensino regular, incluindo o Ensino de Ciências da Natureza, segundo a Lei 10.639/03. A produção de dados ocorreu por meio de entrevistas abertas de cinco moradores da comunidade. Quem conduz a trajetória das narrativas é o próprio sujeito participante. De acordo com a teoria decolonial discutida no texto é necessário que os povos historicamente oprimidos sejam os contadores das suas próprias histórias. Por este motivo, a análise dos dados reflete sobre as abordagens multi e interculturais dos saberes tradicionais no Ensino de Ciências da Natureza a partir da própria perspectiva quilombola. Foram consideradas três categorias de análise de acordo com os dados produzidos, sendo elas agrupadas de acordo com os conteúdos narrados. A primeira categoria foi chamada de “aprender com as origens”, a segunda “aprender com a diversidade” e, por fim, a terceira “aprender com o território”. Foi observado nas narrativas diferentes tipos de conhecimentos na área das ciências naturais, sendo estes conhecimentos relacionados com espécies de plantas e animais nativos, técnicas de plantio, compreensão sobre as dinâmicas dos ecossistemas, entre outros.
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