Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Paula Madeira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221678
Resumo: O presente estudo teve como principal objetivo a construção de um programa baseado em aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças, denominado: “Caminhar Atento”, e a avaliação de seus efeitos através de um estudo piloto e de um ensaio clínico randomizado. Além da tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure para o português brasileiro. O primeiro estudo apresentou uma revisão sistemática sobre intervenções baseadas em mindfulness para crianças com ansiedade e depressão que demonstrou uma escassez de estudos embora já apresentando evidencias na diminuição de ansiedade. O segundo estudo demonstrou a construção do programa e envolveu um levantamento acerca dos principais programas dentro desta temática e avaliação através sua aplicação com um grupo piloto. Os resultados apontaram boa aceitação e viabilidade, além de um aumento nos níveis de mindfulness e uma diminuição nos sintomas de ansiedade. O terceiro estudo avaliou os efeitos do programa através de um ensaio clínico randomizado com controle ativo. Embora ambos os grupos apresentaram mudanças, o grupo do programa demonstrou melhora na memória de trabalho, autocontrole e diminuição nos sintomas depressivos. E por fim, o estudo quatro apresentou a tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure, obtendo boa adequação da escala para o português brasileiro. Desta forma, este estudo trouxe resultados promissores de que um programa baseado em aprendizado socioemocional e práticas meditativas em escolas pode oferecer ferramentas para melhorar o funcionamento psicológico e reduzir os sintomas de ansiedade em crianças, além de apresentar uma escala para medir as habilidades de mindfulness em crianças e adolescentes do Brasil.
id URGS_9ec09f297e3607d6ef28af57f0251823
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221678
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fortes, Paula MadeiraAlmeida, Rosa Maria Martins dePetersen, Circe Maria Salcides2021-05-28T04:26:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/221678001126201O presente estudo teve como principal objetivo a construção de um programa baseado em aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças, denominado: “Caminhar Atento”, e a avaliação de seus efeitos através de um estudo piloto e de um ensaio clínico randomizado. Além da tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure para o português brasileiro. O primeiro estudo apresentou uma revisão sistemática sobre intervenções baseadas em mindfulness para crianças com ansiedade e depressão que demonstrou uma escassez de estudos embora já apresentando evidencias na diminuição de ansiedade. O segundo estudo demonstrou a construção do programa e envolveu um levantamento acerca dos principais programas dentro desta temática e avaliação através sua aplicação com um grupo piloto. Os resultados apontaram boa aceitação e viabilidade, além de um aumento nos níveis de mindfulness e uma diminuição nos sintomas de ansiedade. O terceiro estudo avaliou os efeitos do programa através de um ensaio clínico randomizado com controle ativo. Embora ambos os grupos apresentaram mudanças, o grupo do programa demonstrou melhora na memória de trabalho, autocontrole e diminuição nos sintomas depressivos. E por fim, o estudo quatro apresentou a tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure, obtendo boa adequação da escala para o português brasileiro. Desta forma, este estudo trouxe resultados promissores de que um programa baseado em aprendizado socioemocional e práticas meditativas em escolas pode oferecer ferramentas para melhorar o funcionamento psicológico e reduzir os sintomas de ansiedade em crianças, além de apresentar uma escala para medir as habilidades de mindfulness em crianças e adolescentes do Brasil.The main objective of this study was to build a program based on socioemotional learning and meditative practices for children, called “Careful Walking”, and to evaluate its effects through a pilot study and a randomized clinical trial. In addition to the translation and adaptation of the Child and Adolescent Mindfulness Measure scale into Brazilian Portuguese. The first study presented a systematic review of mindfulness-based interventions for children with anxiety and depression that demonstrated a scarcity of studies while already showing evidence of decreased anxiety. The second study demonstrated the construction of the program and involved a survey of the main programs within this theme and evaluation through their application with a pilot group. The results showed good acceptance and viability, as well as an increase in mindfulness levels and a decrease in anxiety symptoms. The third study evaluated the program's effects through an active randomized controlled trial. Although both groups showed changes, the program group showed improvement in working memory, self-control and a decrease in depressive symptoms. Finally, study four presented the translation and adaptation of the Child and Adolescent Mindfulness Measure scale, obtaining a good adequacy of the scale for Brazilian Portuguese.Thus, this study has brought promising results that a program based on socio-emotional learning and meditative practices in schools can offer tools to improve psychological functioning and reduce anxiety symptoms in children, and provide a scale for measuring mindfulness skills in children and adolescents from Brazil.application/pdfporAtenção plenaDesenvolvimento emocionalCriançaAdolescenteAnsiedadeIntervençãoMeditaçãoAvaliação de programasAprendizagem socialDepressãoTraduçõesReprodutibilidade dos testesSocial-emotional learningMindfulnesMeditationChildrenCAMConstrução e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126201.pdf.txt001126201.pdf.txtExtracted Texttext/plain70143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221678/2/001126201.pdf.txt64ecc61b24af9500dc73d3e070083786MD52ORIGINAL001126201.pdfTexto parcialapplication/pdf1957164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221678/1/001126201.pdfb32430386276f1276ef6b68cc005a6f8MD5110183/2216782021-06-13 04:34:37.439675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-06-13T07:34:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças
title Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças
spellingShingle Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças
Fortes, Paula Madeira
Atenção plena
Desenvolvimento emocional
Criança
Adolescente
Ansiedade
Intervenção
Meditação
Avaliação de programas
Aprendizagem social
Depressão
Traduções
Reprodutibilidade dos testes
Social-emotional learning
Mindfulnes
Meditation
Children
CAM
title_short Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças
title_full Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças
title_fullStr Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças
title_full_unstemmed Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças
title_sort Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças
author Fortes, Paula Madeira
author_facet Fortes, Paula Madeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Paula Madeira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Almeida, Rosa Maria Martins de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Petersen, Circe Maria Salcides
contributor_str_mv Almeida, Rosa Maria Martins de
Petersen, Circe Maria Salcides
dc.subject.por.fl_str_mv Atenção plena
Desenvolvimento emocional
Criança
Adolescente
Ansiedade
Intervenção
Meditação
Avaliação de programas
Aprendizagem social
Depressão
Traduções
Reprodutibilidade dos testes
topic Atenção plena
Desenvolvimento emocional
Criança
Adolescente
Ansiedade
Intervenção
Meditação
Avaliação de programas
Aprendizagem social
Depressão
Traduções
Reprodutibilidade dos testes
Social-emotional learning
Mindfulnes
Meditation
Children
CAM
dc.subject.eng.fl_str_mv Social-emotional learning
Mindfulnes
Meditation
Children
CAM
description O presente estudo teve como principal objetivo a construção de um programa baseado em aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças, denominado: “Caminhar Atento”, e a avaliação de seus efeitos através de um estudo piloto e de um ensaio clínico randomizado. Além da tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure para o português brasileiro. O primeiro estudo apresentou uma revisão sistemática sobre intervenções baseadas em mindfulness para crianças com ansiedade e depressão que demonstrou uma escassez de estudos embora já apresentando evidencias na diminuição de ansiedade. O segundo estudo demonstrou a construção do programa e envolveu um levantamento acerca dos principais programas dentro desta temática e avaliação através sua aplicação com um grupo piloto. Os resultados apontaram boa aceitação e viabilidade, além de um aumento nos níveis de mindfulness e uma diminuição nos sintomas de ansiedade. O terceiro estudo avaliou os efeitos do programa através de um ensaio clínico randomizado com controle ativo. Embora ambos os grupos apresentaram mudanças, o grupo do programa demonstrou melhora na memória de trabalho, autocontrole e diminuição nos sintomas depressivos. E por fim, o estudo quatro apresentou a tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure, obtendo boa adequação da escala para o português brasileiro. Desta forma, este estudo trouxe resultados promissores de que um programa baseado em aprendizado socioemocional e práticas meditativas em escolas pode oferecer ferramentas para melhorar o funcionamento psicológico e reduzir os sintomas de ansiedade em crianças, além de apresentar uma escala para medir as habilidades de mindfulness em crianças e adolescentes do Brasil.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-28T04:26:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/221678
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001126201
url http://hdl.handle.net/10183/221678
identifier_str_mv 001126201
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221678/2/001126201.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221678/1/001126201.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 64ecc61b24af9500dc73d3e070083786
b32430386276f1276ef6b68cc005a6f8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085555152617472