Construção e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/221678 |
Resumo: | O presente estudo teve como principal objetivo a construção de um programa baseado em aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças, denominado: “Caminhar Atento”, e a avaliação de seus efeitos através de um estudo piloto e de um ensaio clínico randomizado. Além da tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure para o português brasileiro. O primeiro estudo apresentou uma revisão sistemática sobre intervenções baseadas em mindfulness para crianças com ansiedade e depressão que demonstrou uma escassez de estudos embora já apresentando evidencias na diminuição de ansiedade. O segundo estudo demonstrou a construção do programa e envolveu um levantamento acerca dos principais programas dentro desta temática e avaliação através sua aplicação com um grupo piloto. Os resultados apontaram boa aceitação e viabilidade, além de um aumento nos níveis de mindfulness e uma diminuição nos sintomas de ansiedade. O terceiro estudo avaliou os efeitos do programa através de um ensaio clínico randomizado com controle ativo. Embora ambos os grupos apresentaram mudanças, o grupo do programa demonstrou melhora na memória de trabalho, autocontrole e diminuição nos sintomas depressivos. E por fim, o estudo quatro apresentou a tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure, obtendo boa adequação da escala para o português brasileiro. Desta forma, este estudo trouxe resultados promissores de que um programa baseado em aprendizado socioemocional e práticas meditativas em escolas pode oferecer ferramentas para melhorar o funcionamento psicológico e reduzir os sintomas de ansiedade em crianças, além de apresentar uma escala para medir as habilidades de mindfulness em crianças e adolescentes do Brasil. |
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Fortes, Paula MadeiraAlmeida, Rosa Maria Martins dePetersen, Circe Maria Salcides2021-05-28T04:26:36Z2020http://hdl.handle.net/10183/221678001126201O presente estudo teve como principal objetivo a construção de um programa baseado em aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para crianças, denominado: “Caminhar Atento”, e a avaliação de seus efeitos através de um estudo piloto e de um ensaio clínico randomizado. Além da tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure para o português brasileiro. O primeiro estudo apresentou uma revisão sistemática sobre intervenções baseadas em mindfulness para crianças com ansiedade e depressão que demonstrou uma escassez de estudos embora já apresentando evidencias na diminuição de ansiedade. O segundo estudo demonstrou a construção do programa e envolveu um levantamento acerca dos principais programas dentro desta temática e avaliação através sua aplicação com um grupo piloto. Os resultados apontaram boa aceitação e viabilidade, além de um aumento nos níveis de mindfulness e uma diminuição nos sintomas de ansiedade. O terceiro estudo avaliou os efeitos do programa através de um ensaio clínico randomizado com controle ativo. Embora ambos os grupos apresentaram mudanças, o grupo do programa demonstrou melhora na memória de trabalho, autocontrole e diminuição nos sintomas depressivos. E por fim, o estudo quatro apresentou a tradução e adaptação da escala Child and Adolescent Mindfulness Measure, obtendo boa adequação da escala para o português brasileiro. Desta forma, este estudo trouxe resultados promissores de que um programa baseado em aprendizado socioemocional e práticas meditativas em escolas pode oferecer ferramentas para melhorar o funcionamento psicológico e reduzir os sintomas de ansiedade em crianças, além de apresentar uma escala para medir as habilidades de mindfulness em crianças e adolescentes do Brasil.The main objective of this study was to build a program based on socioemotional learning and meditative practices for children, called “Careful Walking”, and to evaluate its effects through a pilot study and a randomized clinical trial. In addition to the translation and adaptation of the Child and Adolescent Mindfulness Measure scale into Brazilian Portuguese. The first study presented a systematic review of mindfulness-based interventions for children with anxiety and depression that demonstrated a scarcity of studies while already showing evidence of decreased anxiety. The second study demonstrated the construction of the program and involved a survey of the main programs within this theme and evaluation through their application with a pilot group. The results showed good acceptance and viability, as well as an increase in mindfulness levels and a decrease in anxiety symptoms. The third study evaluated the program's effects through an active randomized controlled trial. Although both groups showed changes, the program group showed improvement in working memory, self-control and a decrease in depressive symptoms. Finally, study four presented the translation and adaptation of the Child and Adolescent Mindfulness Measure scale, obtaining a good adequacy of the scale for Brazilian Portuguese.Thus, this study has brought promising results that a program based on socio-emotional learning and meditative practices in schools can offer tools to improve psychological functioning and reduce anxiety symptoms in children, and provide a scale for measuring mindfulness skills in children and adolescents from Brazil.application/pdfporAtenção plenaDesenvolvimento emocionalCriançaAdolescenteAnsiedadeIntervençãoMeditaçãoAvaliação de programasAprendizagem socialDepressãoTraduçõesReprodutibilidade dos testesSocial-emotional learningMindfulnesMeditationChildrenCAMConstrução e avaliação dos efeitos de um programa de aprendizagem socioemocional e práticas meditativas para criançasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001126201.pdf.txt001126201.pdf.txtExtracted Texttext/plain70143http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221678/2/001126201.pdf.txt64ecc61b24af9500dc73d3e070083786MD52ORIGINAL001126201.pdfTexto parcialapplication/pdf1957164http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221678/1/001126201.pdfb32430386276f1276ef6b68cc005a6f8MD5110183/2216782021-06-13 04:34:37.439675oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221678Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-06-13T07:34:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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