Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/56278 |
Resumo: | A busca por uma prática mais coerente com uma contemporaneidade globalizada, de espaços e tempos mais comprimidos, bem como uma juventude menos disposta à obediência cega e à passividade, se faz necessária nesse momento. A atuação individual do professor em sala de aula, se não é a única responsável por uma maior abertura da escola para a vida, é um aspecto importante disso; portanto, nela focarei minha discussão. Assim, insiro a proposta de utilização das Histórias em Quadrinhos no ensino de Geografia. A linguagem dos Quadrinhos, que mescla imagens e textos para narrar uma história ou um acontecimento, desde seu surgimento, se espalhou pelo mundo e tornou-se, inclusive, um meio de comunicação de massas. Por muito tempo, a escola e a academia mantiveram-se fechadas para essa linguagem, dando-lhe um valor menor como forma de leitura. Com o passar do tempo, essa realidade vai se transformando e, atualmente, são muitos os trabalhos científicos que trazem as Histórias em Quadrinhos como tema. A Geografia, como campo de conhecimento e como discurso científico, ao longo de sua existência, teve, no uso das imagens, uma base para fundamentação de suas proposições. Ao tomarmos conhecimento do mundo através das imagens que nos chegam dele, vemos como a educação do olhar é um aspecto importante no ensino de Geografia, tendo aí os Quadrinhos uma grande contribuição a dar. Neste estudo, analiso atividades realizadas por alunos em sala de aula, nas quais o conteúdo geográfico é tratado através da linguagem quadrinística, numa tentativa de estimular a imaginação e a criatividade, bem como o espírito crítico. Através de Histórias em Quadrinhos produzidas pelos estudantes é possível analisar sua visão sobre a cidade e bairro em que moram e se ela se diferencia de outras visões. Trata-se de uma experiência e uma discussão, não de uma obra definitiva sobre o assunto, com conclusões fechadas. |
id |
URGS_9efab85d28af1865c94d7e9ea7e8822a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56278 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Costa, Rafael Martins daTonini, Ivaine Maria2012-10-10T01:36:16Z2012http://hdl.handle.net/10183/56278000860540A busca por uma prática mais coerente com uma contemporaneidade globalizada, de espaços e tempos mais comprimidos, bem como uma juventude menos disposta à obediência cega e à passividade, se faz necessária nesse momento. A atuação individual do professor em sala de aula, se não é a única responsável por uma maior abertura da escola para a vida, é um aspecto importante disso; portanto, nela focarei minha discussão. Assim, insiro a proposta de utilização das Histórias em Quadrinhos no ensino de Geografia. A linguagem dos Quadrinhos, que mescla imagens e textos para narrar uma história ou um acontecimento, desde seu surgimento, se espalhou pelo mundo e tornou-se, inclusive, um meio de comunicação de massas. Por muito tempo, a escola e a academia mantiveram-se fechadas para essa linguagem, dando-lhe um valor menor como forma de leitura. Com o passar do tempo, essa realidade vai se transformando e, atualmente, são muitos os trabalhos científicos que trazem as Histórias em Quadrinhos como tema. A Geografia, como campo de conhecimento e como discurso científico, ao longo de sua existência, teve, no uso das imagens, uma base para fundamentação de suas proposições. Ao tomarmos conhecimento do mundo através das imagens que nos chegam dele, vemos como a educação do olhar é um aspecto importante no ensino de Geografia, tendo aí os Quadrinhos uma grande contribuição a dar. Neste estudo, analiso atividades realizadas por alunos em sala de aula, nas quais o conteúdo geográfico é tratado através da linguagem quadrinística, numa tentativa de estimular a imaginação e a criatividade, bem como o espírito crítico. Através de Histórias em Quadrinhos produzidas pelos estudantes é possível analisar sua visão sobre a cidade e bairro em que moram e se ela se diferencia de outras visões. Trata-se de uma experiência e uma discussão, não de uma obra definitiva sobre o assunto, com conclusões fechadas.It is fundamental today to seek for a more coherent practice in a globalised contemporaneity with less time and space, and young people who are less willing to blindly obey. The teacher’s individual performance in the classroom, if not solely accounts for the school openness for life, is a significant aspect of it. Thus, I insert the proposal for the use of comics in Geography teaching. Blending pictures and texts to narrate a story or event, in the early beginnings comics language spread all over the world and has become a mass medium. For a long time the school and academy were close for that language, giving it a lower value for reading. Over time this reality was changed and today many scientific works have it as their subject. Geography as a knowledge field and scientific discourse has used images as a base for its propositions. When we are aware of the world through pictures of it, we see how the education of the gaze is significant aspect of Geography teaching, comics having an important role for this. In this study, I analyse students’ activities in the classroom, in which Geography is addressed through comics language, in an attempt to stir imagination, creativity and critical thinking skills. With comics students produced, it is possible to analyse their views on their town and neighbourhoods and whether they are different from other views. It becomes an experience and discussion, rather than a definitive work on the subject with closed conclusions.application/pdfporEnsino de geografiaHistória em quadrinhosComicsGeography teachingVisual educationPicturesGeografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000860540.pdf000860540.pdfTexto completoapplication/pdf5581821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56278/1/000860540.pdfe230cf1b00759425c0e642b668d9ba1eMD51TEXT000860540.pdf.txt000860540.pdf.txtExtracted Texttext/plain154556http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56278/2/000860540.pdf.txt94791785bd9d3a93c68ac8c9128ef209MD52THUMBNAIL000860540.pdf.jpg000860540.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1248http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56278/3/000860540.pdf.jpg26430882add59881e9d7ef787506bb4cMD5310183/562782018-10-05 08:54:56.244oai:www.lume.ufrgs.br:10183/56278Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:54:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula |
title |
Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula |
spellingShingle |
Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula Costa, Rafael Martins da Ensino de geografia História em quadrinhos Comics Geography teaching Visual education Pictures |
title_short |
Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula |
title_full |
Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula |
title_fullStr |
Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula |
title_sort |
Geografias em quadrinhos : imaginando um mundo em sala de aula |
author |
Costa, Rafael Martins da |
author_facet |
Costa, Rafael Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rafael Martins da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tonini, Ivaine Maria |
contributor_str_mv |
Tonini, Ivaine Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geografia História em quadrinhos |
topic |
Ensino de geografia História em quadrinhos Comics Geography teaching Visual education Pictures |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Comics Geography teaching Visual education Pictures |
description |
A busca por uma prática mais coerente com uma contemporaneidade globalizada, de espaços e tempos mais comprimidos, bem como uma juventude menos disposta à obediência cega e à passividade, se faz necessária nesse momento. A atuação individual do professor em sala de aula, se não é a única responsável por uma maior abertura da escola para a vida, é um aspecto importante disso; portanto, nela focarei minha discussão. Assim, insiro a proposta de utilização das Histórias em Quadrinhos no ensino de Geografia. A linguagem dos Quadrinhos, que mescla imagens e textos para narrar uma história ou um acontecimento, desde seu surgimento, se espalhou pelo mundo e tornou-se, inclusive, um meio de comunicação de massas. Por muito tempo, a escola e a academia mantiveram-se fechadas para essa linguagem, dando-lhe um valor menor como forma de leitura. Com o passar do tempo, essa realidade vai se transformando e, atualmente, são muitos os trabalhos científicos que trazem as Histórias em Quadrinhos como tema. A Geografia, como campo de conhecimento e como discurso científico, ao longo de sua existência, teve, no uso das imagens, uma base para fundamentação de suas proposições. Ao tomarmos conhecimento do mundo através das imagens que nos chegam dele, vemos como a educação do olhar é um aspecto importante no ensino de Geografia, tendo aí os Quadrinhos uma grande contribuição a dar. Neste estudo, analiso atividades realizadas por alunos em sala de aula, nas quais o conteúdo geográfico é tratado através da linguagem quadrinística, numa tentativa de estimular a imaginação e a criatividade, bem como o espírito crítico. Através de Histórias em Quadrinhos produzidas pelos estudantes é possível analisar sua visão sobre a cidade e bairro em que moram e se ela se diferencia de outras visões. Trata-se de uma experiência e uma discussão, não de uma obra definitiva sobre o assunto, com conclusões fechadas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-10-10T01:36:16Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/56278 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000860540 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/56278 |
identifier_str_mv |
000860540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56278/1/000860540.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56278/2/000860540.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/56278/3/000860540.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e230cf1b00759425c0e642b668d9ba1e 94791785bd9d3a93c68ac8c9128ef209 26430882add59881e9d7ef787506bb4c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1797064563024199680 |