Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/257707 |
Resumo: | Esta dissertação parte do eixo criatividade, centra-se no processo criativo e divide-se em três etapas. A primeira descreve uma experiência docente realizada na década de 90, relativa à criatividade gráfico/plástica de alunas de um curso para formação de professores do Ensino Fundamental, cuja abordagem apoiou-se nos estudos de J. P. Guilford e nos fatores por ele nomeados como Pensamento Divergente, quais sejam: fluência, flexibilidade e originalidade. Constitui-se na narrativa de uma trajetória pedagógica. A segunda etapa, traça uma revisão da literatura sobre o tema e verifica o direcionamento dado ao processo criativo nas abordagens de ensino da arte explicitadas pelos teóricos do final do século, especialmente os estudos do espanhol Fernando Hernández. A terceira etapa retoma os dois primeiros momentos e verifica mudanças e permanências suscitadas pela pesquisa. É uma investigação de natureza qualitativa, abordagem descritiva com análise documental de caráter interpretativo. Os resultados da pesquisa apontam para a pertinência de estudos sobre a criatividade, tendo em vista os equívocos e lacunas existentes e convidam à construção de um outro olhar sobre o tema, que leve em conta a pedagogia crítica e a perspectiva sócio-cultural, na tentativa de construir conhecimento através de fazeres artísticos emancipatórios, distanciados de atitudes de improvisação e de culto ao personalismo. A concepção contemporânea de educação exige uma outra concepção de criatividade, vista como um valor social. |
id |
URGS_9f678f796331134ee17191720c1cfb98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257707 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Kehrwald, Maria Isabel PetryPillar, Analice Dutra2023-05-04T04:00:26Z2002http://hdl.handle.net/10183/257707000353053Esta dissertação parte do eixo criatividade, centra-se no processo criativo e divide-se em três etapas. A primeira descreve uma experiência docente realizada na década de 90, relativa à criatividade gráfico/plástica de alunas de um curso para formação de professores do Ensino Fundamental, cuja abordagem apoiou-se nos estudos de J. P. Guilford e nos fatores por ele nomeados como Pensamento Divergente, quais sejam: fluência, flexibilidade e originalidade. Constitui-se na narrativa de uma trajetória pedagógica. A segunda etapa, traça uma revisão da literatura sobre o tema e verifica o direcionamento dado ao processo criativo nas abordagens de ensino da arte explicitadas pelos teóricos do final do século, especialmente os estudos do espanhol Fernando Hernández. A terceira etapa retoma os dois primeiros momentos e verifica mudanças e permanências suscitadas pela pesquisa. É uma investigação de natureza qualitativa, abordagem descritiva com análise documental de caráter interpretativo. Os resultados da pesquisa apontam para a pertinência de estudos sobre a criatividade, tendo em vista os equívocos e lacunas existentes e convidam à construção de um outro olhar sobre o tema, que leve em conta a pedagogia crítica e a perspectiva sócio-cultural, na tentativa de construir conhecimento através de fazeres artísticos emancipatórios, distanciados de atitudes de improvisação e de culto ao personalismo. A concepção contemporânea de educação exige uma outra concepção de criatividade, vista como um valor social.This essay leave from the creativity axle, it's centered in the creative process and it's divided in three stages. The first one describes one teaching experience carry through the 90's, related to the graphic/plastic creativity of a group of students attending an elementary education teaching-training course, which approach is based in J. P. Gullford's studies and in the factors named by him as Divergent Mind, that are fluency, flexibility and originality. This stage represents one pedagogical narrative. The second stage outlines a literature review about the theme and checks the course given to the creative process in Art teaching approaches expressed by the end of century theoretician, specially the studies of the Spanish Fernando Hernández. The third stage take again the two first moments and check changes and stability risen by the research. This is a research of qualitative nature, in a descriptive approach with a documental analysis of interpretative character. The results from the research point towards the pertinence of studies about the creativity, having in mind existing gaps and mistakes and invite to the construction of another regard about the theme, that takes indo consideration the criticism pedagogy and the socio-cultural perspective in the effort to build knowledge through released artistic "actions", far from personalism cult and off-handed attitudes. The contemporary conception of education demands another conception of creativity, seen as a social value.application/pdfporArteEnsinoCriatividadeProcesso criativoProfessorFormaçãoEducação artísticaCreativityCreative processTeaching artEducationProcesso criativo e ensino da arte : mudanças e permanênciasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000353053.pdf.txt000353053.pdf.txtExtracted Texttext/plain232658http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257707/2/000353053.pdf.txte368899a3d997090d7a2d215f87b4a40MD52ORIGINAL000353053.pdfTexto completoapplication/pdf13345958http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257707/1/000353053.pdfd20e5e57ee20a7f81439b7e78a106e93MD5110183/2577072023-05-10 03:26:52.804761oai:www.lume.ufrgs.br:10183/257707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-10T06:26:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências |
title |
Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências |
spellingShingle |
Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências Kehrwald, Maria Isabel Petry Arte Ensino Criatividade Processo criativo Professor Formação Educação artística Creativity Creative process Teaching art Education |
title_short |
Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências |
title_full |
Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências |
title_fullStr |
Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências |
title_full_unstemmed |
Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências |
title_sort |
Processo criativo e ensino da arte : mudanças e permanências |
author |
Kehrwald, Maria Isabel Petry |
author_facet |
Kehrwald, Maria Isabel Petry |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kehrwald, Maria Isabel Petry |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
contributor_str_mv |
Pillar, Analice Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte Ensino Criatividade Processo criativo Professor Formação Educação artística |
topic |
Arte Ensino Criatividade Processo criativo Professor Formação Educação artística Creativity Creative process Teaching art Education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Creativity Creative process Teaching art Education |
description |
Esta dissertação parte do eixo criatividade, centra-se no processo criativo e divide-se em três etapas. A primeira descreve uma experiência docente realizada na década de 90, relativa à criatividade gráfico/plástica de alunas de um curso para formação de professores do Ensino Fundamental, cuja abordagem apoiou-se nos estudos de J. P. Guilford e nos fatores por ele nomeados como Pensamento Divergente, quais sejam: fluência, flexibilidade e originalidade. Constitui-se na narrativa de uma trajetória pedagógica. A segunda etapa, traça uma revisão da literatura sobre o tema e verifica o direcionamento dado ao processo criativo nas abordagens de ensino da arte explicitadas pelos teóricos do final do século, especialmente os estudos do espanhol Fernando Hernández. A terceira etapa retoma os dois primeiros momentos e verifica mudanças e permanências suscitadas pela pesquisa. É uma investigação de natureza qualitativa, abordagem descritiva com análise documental de caráter interpretativo. Os resultados da pesquisa apontam para a pertinência de estudos sobre a criatividade, tendo em vista os equívocos e lacunas existentes e convidam à construção de um outro olhar sobre o tema, que leve em conta a pedagogia crítica e a perspectiva sócio-cultural, na tentativa de construir conhecimento através de fazeres artísticos emancipatórios, distanciados de atitudes de improvisação e de culto ao personalismo. A concepção contemporânea de educação exige uma outra concepção de criatividade, vista como um valor social. |
publishDate |
2002 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2002 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-04T04:00:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/257707 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000353053 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/257707 |
identifier_str_mv |
000353053 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257707/2/000353053.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/257707/1/000353053.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e368899a3d997090d7a2d215f87b4a40 d20e5e57ee20a7f81439b7e78a106e93 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816737072741875712 |