Hortas escolares como instrumento de aprendizagem e de promoção da alimentação saudável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Caio Tibério Dornelles da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/217795
Resumo: Uma longa atuação profissional e preocupação com questões como Insegurança Alimentar, desnutrição e obesidade em crianças e adolescentes, alimentação saudável e Hortas Escolares foram algumas das pautas que impulsionaram a elaboração deste estudo. A pesquisa tem início com uma investigação exploratória e descritiva, de teses e dissertações publicadas no período de 1987-2017 sobre o tema “Horta Escolar”. Foram encontrados e analisados 60 trabalhos dos quais buscou identificar-se o ano de sua apresentação/defesa; quais as instituições de ensino superior pertenciam os(as) pesquisadores(as); em que áreas do conhecimento estes estudos estavam sendo desenvolvidos e; a que regiões geográficas pertenciam as instituições de ensino superior as quais estavam ligados estes(as) pesquisadores(as) estavam localizados(as). Os resultados desta investigação revelaram que o tema fora objeto de estudo por pesquisadores(as) das mais diversas áreas de conhecimento, das 5 regiões brasileiras e com diferentes temas associados. Os resultados desta investigação tornaram- se um artigo que foi apresentado no XII Encontro Nacional em Educação em Ciências (Enpec). Portanto, nesta primeira etapa de avaliação, vimos a importância e a forma de abordar o tema, devido que não havíamos encontrado nenhuma pesquisa de tese nesta direção no Brasil. Na sequência, foi escrito um segundo artigo1 para apresentar o projeto “Implantação e condução de hortas técnico-pedagógicas para escolas dos estados do Maranhão e do Piauí” (segundo o PNAD/2014 são os estados com os mais altos índices de insegurança alimentar, sendo, respectivamente, 60,9% e 55;6%). Com a Embrapa Hortaliças realizamos uma grande parceria técnica, devido a seu conhecimento e destaque internacional. A estratégia de estruturação objetivava a implantação, através de uma metodologia científica, de hortas em instituições de ensino público que atendam crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos, com vistas a contribuir no processo de uma pedagogia voltada à construção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Logo depois de definidas as 4 instituições de ensino que fariam parte da etapa de implantação do projeto, observamos que foi necessário, para que tudo possa ocorrer, desenvolver uma pesquisa com os gestores da escola. Entendemos por obviedade e por literatura a necessidade de realizar essa pesquisa com os professores porque, sem seu compromisso, dificilmente iríamos à frente, sendo necessário analisar suas opiniões, suas dificuldades, suas críticas. Então, foi desenvolvida pesquisa do tipo aplicada, de caráter descritivo e de natureza quanti-qualitativa, empregando-se a técnica de levantamento de dados, os quais foram depreendidos a partir de respostas a um questionário respondido por 47 de um total de 123 docentes das escolas participantes do trabalho, sendo 2 rurais e 2 urbanas, circunscritas no município de São Luís no Estado do Maranhão (Unidade de Educação Básica Governador Jackson Kepler Lago -área urbana-; Unidade de Educação Básica Major Augusto Mochel -área rural-) e no município de José de Freitas no Estado do Piauí (Escola Municipal Tia Amélia -área urbana-; Escola Municipal José Pacífico de Souza -área rural-). Esta pesquisa gerou, pela sua importância, um novo artigo2 com a finalidade de apresentar os impactos prospectados pelos próprios docentes quanto à implantação e utilização de uma Horta Escolar na sua escola, como instrumento pedagógico para qualificação de uma educação alimentar e nutricional de seus educandos. Identifica-se que 100% dos entrevistados demonstraram interesse na implantação das Hortas Escolares, pois enxergam nela um instrumento promotor da alimentação saudável, bem como uma multifacetada ferramenta de construção do saber e de socialização entre os membros da comunidade escolar e da comunidade local, mas também elencaram algumas dificuldades que fazem com que “programas de hortas escolares" não tenham longevidade. Apesar de ambos os estados, escolas e beneficiários terem características bastante semelhantes, os docentes que participaram da pesquisa, em alguns aspectos, apresentam opiniões diferentes.
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spelling Rocha, Caio Tibério Dornelles daSouza, Diogo Onofre Gomes deCalabró, Luciana2021-02-06T04:19:48Z2020http://hdl.handle.net/10183/217795001122358Uma longa atuação profissional e preocupação com questões como Insegurança Alimentar, desnutrição e obesidade em crianças e adolescentes, alimentação saudável e Hortas Escolares foram algumas das pautas que impulsionaram a elaboração deste estudo. A pesquisa tem início com uma investigação exploratória e descritiva, de teses e dissertações publicadas no período de 1987-2017 sobre o tema “Horta Escolar”. Foram encontrados e analisados 60 trabalhos dos quais buscou identificar-se o ano de sua apresentação/defesa; quais as instituições de ensino superior pertenciam os(as) pesquisadores(as); em que áreas do conhecimento estes estudos estavam sendo desenvolvidos e; a que regiões geográficas pertenciam as instituições de ensino superior as quais estavam ligados estes(as) pesquisadores(as) estavam localizados(as). Os resultados desta investigação revelaram que o tema fora objeto de estudo por pesquisadores(as) das mais diversas áreas de conhecimento, das 5 regiões brasileiras e com diferentes temas associados. Os resultados desta investigação tornaram- se um artigo que foi apresentado no XII Encontro Nacional em Educação em Ciências (Enpec). Portanto, nesta primeira etapa de avaliação, vimos a importância e a forma de abordar o tema, devido que não havíamos encontrado nenhuma pesquisa de tese nesta direção no Brasil. Na sequência, foi escrito um segundo artigo1 para apresentar o projeto “Implantação e condução de hortas técnico-pedagógicas para escolas dos estados do Maranhão e do Piauí” (segundo o PNAD/2014 são os estados com os mais altos índices de insegurança alimentar, sendo, respectivamente, 60,9% e 55;6%). Com a Embrapa Hortaliças realizamos uma grande parceria técnica, devido a seu conhecimento e destaque internacional. A estratégia de estruturação objetivava a implantação, através de uma metodologia científica, de hortas em instituições de ensino público que atendam crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 14 anos, com vistas a contribuir no processo de uma pedagogia voltada à construção de hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis. Logo depois de definidas as 4 instituições de ensino que fariam parte da etapa de implantação do projeto, observamos que foi necessário, para que tudo possa ocorrer, desenvolver uma pesquisa com os gestores da escola. Entendemos por obviedade e por literatura a necessidade de realizar essa pesquisa com os professores porque, sem seu compromisso, dificilmente iríamos à frente, sendo necessário analisar suas opiniões, suas dificuldades, suas críticas. Então, foi desenvolvida pesquisa do tipo aplicada, de caráter descritivo e de natureza quanti-qualitativa, empregando-se a técnica de levantamento de dados, os quais foram depreendidos a partir de respostas a um questionário respondido por 47 de um total de 123 docentes das escolas participantes do trabalho, sendo 2 rurais e 2 urbanas, circunscritas no município de São Luís no Estado do Maranhão (Unidade de Educação Básica Governador Jackson Kepler Lago -área urbana-; Unidade de Educação Básica Major Augusto Mochel -área rural-) e no município de José de Freitas no Estado do Piauí (Escola Municipal Tia Amélia -área urbana-; Escola Municipal José Pacífico de Souza -área rural-). Esta pesquisa gerou, pela sua importância, um novo artigo2 com a finalidade de apresentar os impactos prospectados pelos próprios docentes quanto à implantação e utilização de uma Horta Escolar na sua escola, como instrumento pedagógico para qualificação de uma educação alimentar e nutricional de seus educandos. Identifica-se que 100% dos entrevistados demonstraram interesse na implantação das Hortas Escolares, pois enxergam nela um instrumento promotor da alimentação saudável, bem como uma multifacetada ferramenta de construção do saber e de socialização entre os membros da comunidade escolar e da comunidade local, mas também elencaram algumas dificuldades que fazem com que “programas de hortas escolares" não tenham longevidade. Apesar de ambos os estados, escolas e beneficiários terem características bastante semelhantes, os docentes que participaram da pesquisa, em alguns aspectos, apresentam opiniões diferentes.A long professional performance and concern with issues such as Food Insecurity, malnutrition and obesity in children and adolescents, healthy eating and School Gardens were some of the guidelines that drove the preparation of this study. The research begins with an exploratory and descriptive investigation of theses and dissertations published in the period 1987-2017 on the theme "School Gardens". Sixty works were found and analyzed, of which the year of their presentation/defense was identified; which institutions of higher education belonged to the researchers; in which areas of knowledge these studies were being developed; and to which geographic regions the institutions of higher education to which these researchers were connected were located. The results of this investigation revealed that the subject had been studied by researchers from the most diverse areas of knowledge, from the 5 Brazilian regions and with different associated themes. The results of this investigation became an article that had been presented at the XII National Meeting on Science Education (Enpec). In the sequence, a second article3 was written to present the project "Implementation and conduction of technical-pedagogical gardens for schools in the states of Maranhão and Piauí" (according to PNAD/2014 are the states with the highest levels of food insecurity, being respectively 60.9% and 55.6%). The project was elaborated in partnership with Embrapa Hortaliças (technical responsible for its implantation) and the proposal of implantation of this project is about a strategy of structuring "models" of vegetable gardens in public education institutions that attend children and teenagers in the age group of 6 to 14 years old, with the aim of contributing to the process of a pedagogy turned to the construction of healthy and sustainable alimentary habits. Soon after defining the 4 educational institutions that would be part of the project's implementation stage, a descriptive and quanti-qualitative type of applied research was developed, using the technique of data collection, which were inferred from the answers to a questionnaire answered by 47 of a total of 123 teachers from the schools participating in the work, two of whom were rural and two were urban, circumscribed in the municipality of São Luís in the State of Maranhão and in the municipality of José de Freitas in the State of Piauí. This research generated a new article2 that aims to present the impacts prospected by the teachers themselves regarding the implementation and use of a School Garden in their school, as a pedagogical tool for the qualification of a food and nutritional education of their students. It is identified that 100% of the interviewees showed interest in the implementation of the School Gardens, because they see it as a rich tool for promoting healthy eating, as well as a multifaceted tool for building knowledge and socialization among members of the school community and the local community, but also listed some difficulties that make "school garden programs" have no longevity. Although both states, schools and beneficiaries have quite similar characteristics, the teachers who participated in the research, in some aspects, present different opinions.application/pdfporEducação alimentar e nutricionalDieta saudávelHorta escolarPolíticas públicas : BrasilSchool gardenFood and nutrition securityHealthy eatingFood and nutrition educationHuman right to adequate foodHortas escolares como instrumento de aprendizagem e de promoção da alimentação saudávelinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122358.pdf.txt001122358.pdf.txtExtracted Texttext/plain408697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217795/2/001122358.pdf.txt4792c1e675e8efb22812fe6abcb3ffaaMD52ORIGINAL001122358.pdfTexto completoapplication/pdf11296059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/217795/1/001122358.pdff59231c03beca4783a4980b917350787MD5110183/2177952021-05-07 05:12:36.06358oai:www.lume.ufrgs.br:10183/217795Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T08:12:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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