Parâmetros motor, físico e psicossocial : estudo associativo e efeito interventivo em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Mariele Santayana de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/221648
Resumo: Crianças com Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC) apresentam dificuldades motores acentuadas, os quais envolvem a aquisição e execução de habilidades motoras amplas e finas, resultando em dificuldades em atividades da vida diária, atividades escolares, de lazer e recreação, bem como a participação em atividades esportivas. Tais dificuldades comprometem a saúde da crianças, deixandoas mais suscetíveis a obesidade, percepções de competência e autoconceito fragilizados, isolamento social e engajamento em comportamentos inadequados, como perturbar colegas e professores. A heterogeneidade do transtorno e o alcance das consequências em diferentes áreas do comportamento, levam pesquisadores a entender o fenômeno de uma forma holística e não centrado somente nos déficits motores. Cairney et al. (2019) propuseram um modelo com o conceito de alfabetização física aplicado à crianças com TDC, o qual envolve examinar o fenômeno para além das questões motoras, examinando também questões relacionadas à confiança e motivação, a participação social e as relações afetivas. A interação desses conceitos, componentes da alfabetização física, e a influência de fatores individuais e contextuais, resultam na saúde física, mental e social das crianças com TDC e podem ter repercussões ao longo da vida. O objetivo do estudo foi investigar as relações entre a competência motora, o engajamento motor, os níveis de atividade física, as percepções de competência, o estado nutricional de crianças com Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC), Risco de TDC (R-TDC) e Desenvolvimento Típico (DT), bem como investigar o impacto de intervenções motoras em parâmetros físicos e sócioemocionais. Para melhor atender os objetivos, esse trabalho foi dividido em 5 artigos: o primeiro uma revisão de literatura acerca dos estudos comparativos e associativos das variáveis objetivo desse estudo em relação à TDC, R-TDC e DT; o segundo também uma revisão de literatura acerca das intervenções em crianças com TDC; o terceiro, um estudo associativo buscando compreender as variáveis que influenciam a saúde física, mental e social a partir da compreensão de um novo conceito de alfabetização física; o quarto um estudo comparativo que investigou as diferenças de crianças TDC, R-TDC e DT em relação a competência motora, percepções de competência, níveis de atividade física, engajamento em aulas de educação física e rotinas diárias, índice de massa corporal e circunferência abdominal; o quinto artigo investigando os efeitos de uma intervenção com Clima Motivacional para Maestria nas mesmas variáveis investigadas no estudo comparativo. Ao todo, participaram desse estudo 921 crianças de 3 a 10 anos residentes nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Rio Pardo e Erechim. Para categorizar as crianças em TDC, R-TDC e DT foi utilizado o Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2); a competência motora foi avaliada através do Test of Gross Motor Development – Third Edition (TGMD-3); as percepções de competência através das escalas Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children e Self-perception Profile for Children; indice de massa corporal; circunferência abdominal; pedômetros para verificar os níveis de atividade física nas aulas de educação física; instrumento observacional para investigar a qualidade do engajamento nas aulas de educação física e questionário de rotinas diárias. Para análise dos dados foram utilizadas correlação de Pearson, Regressão Linear, ANOVA One Way, Bonferroni Post Hoc Test, General Linear Model com medidas repetidas e Teste T Pareado. Os resultados mostram que: Artigo 1: há carência de estudos investigando aspectos, motores, psicológicos e físicos de crianças com TDC. No entanto, mesmo sendo escassos, os estudos reportam que as crianças com TDC apresentam menor envolvimento em atividades físicas, menores percepções de competência, maior IMC e pior competência em habilidades motoras fundamentais. Artigo 2: A maioria dos estudos investigaram os impactos interventivos em aspectos motores, com um menor número investigando o impacto no equilíbrio e nas percepções de competência, reportando impactos positivos das intervenções nesses aspectos. Artigo 3: Os resultados mostram que as crianças com TDC apresentavam, predominantemente, competência motora, percepções de competência, níveis de atividade física, engajamento em aulas de educação física, rotinas diárias, índice de massa corporal, circunferência abdominal mais comprometidos do que crianças R-TDC e DT. Artigo 4: Os resultados de saúde física mostram que o engajamento motor apropriado com sucesso (EMA-S) explicou 46%, 21% e 23% da variância dos níveis de atividade física (NAF) das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente; as habilidades motoras fundamentais de controle de objetos explicaram 24%, 21% e 15% da variância dos NAF das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente e o nível socioeconômico explicou 33% e 37% da variância dos NAF das crianças R-TDC e DT, respectivamente. Os resultados dos preditores do desfecho da saúde mental mostram que a circunferência abdominal explicou 29%, 41% e 21% da variância da autoconceito das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente. Os resultados em relação aos preditores da saúde social mostram que os comportamentos inadequados explicam 94%, 85% e 99% da variância do EMA-S de crianças TDC, RTDC e DT, respectivamente; os NAF explicaram 7% e 11% da variância do EMA-S de crianças TDC e R-TDC, respectivamente.Artigo 5: Os resultados mostram que a intervenção promoveu impactos positivos na competência motora, nas PC e nas rotinas diárias. Ainda mais as crianças do GI tornaram-se mais participativas, reduzindo os comportamentos não adequados. Concluímos que há diferentes fatores que influenciam a saúde física, mental e social da criança; que as crianças TDC frequentemente apresentam desempenhos inferiores nos aspectos estudados e que a intervenção com Clima Motivacional para Maestria é essencial para a redução das dificuldades motoras, psicológicas, físicas e de envolvimento em atividades físicas de todas as crianças, especialmente as com TDC.
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(2019) propuseram um modelo com o conceito de alfabetização física aplicado à crianças com TDC, o qual envolve examinar o fenômeno para além das questões motoras, examinando também questões relacionadas à confiança e motivação, a participação social e as relações afetivas. A interação desses conceitos, componentes da alfabetização física, e a influência de fatores individuais e contextuais, resultam na saúde física, mental e social das crianças com TDC e podem ter repercussões ao longo da vida. O objetivo do estudo foi investigar as relações entre a competência motora, o engajamento motor, os níveis de atividade física, as percepções de competência, o estado nutricional de crianças com Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC), Risco de TDC (R-TDC) e Desenvolvimento Típico (DT), bem como investigar o impacto de intervenções motoras em parâmetros físicos e sócioemocionais. Para melhor atender os objetivos, esse trabalho foi dividido em 5 artigos: o primeiro uma revisão de literatura acerca dos estudos comparativos e associativos das variáveis objetivo desse estudo em relação à TDC, R-TDC e DT; o segundo também uma revisão de literatura acerca das intervenções em crianças com TDC; o terceiro, um estudo associativo buscando compreender as variáveis que influenciam a saúde física, mental e social a partir da compreensão de um novo conceito de alfabetização física; o quarto um estudo comparativo que investigou as diferenças de crianças TDC, R-TDC e DT em relação a competência motora, percepções de competência, níveis de atividade física, engajamento em aulas de educação física e rotinas diárias, índice de massa corporal e circunferência abdominal; o quinto artigo investigando os efeitos de uma intervenção com Clima Motivacional para Maestria nas mesmas variáveis investigadas no estudo comparativo. Ao todo, participaram desse estudo 921 crianças de 3 a 10 anos residentes nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Rio Pardo e Erechim. Para categorizar as crianças em TDC, R-TDC e DT foi utilizado o Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2); a competência motora foi avaliada através do Test of Gross Motor Development – Third Edition (TGMD-3); as percepções de competência através das escalas Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children e Self-perception Profile for Children; indice de massa corporal; circunferência abdominal; pedômetros para verificar os níveis de atividade física nas aulas de educação física; instrumento observacional para investigar a qualidade do engajamento nas aulas de educação física e questionário de rotinas diárias. Para análise dos dados foram utilizadas correlação de Pearson, Regressão Linear, ANOVA One Way, Bonferroni Post Hoc Test, General Linear Model com medidas repetidas e Teste T Pareado. Os resultados mostram que: Artigo 1: há carência de estudos investigando aspectos, motores, psicológicos e físicos de crianças com TDC. No entanto, mesmo sendo escassos, os estudos reportam que as crianças com TDC apresentam menor envolvimento em atividades físicas, menores percepções de competência, maior IMC e pior competência em habilidades motoras fundamentais. Artigo 2: A maioria dos estudos investigaram os impactos interventivos em aspectos motores, com um menor número investigando o impacto no equilíbrio e nas percepções de competência, reportando impactos positivos das intervenções nesses aspectos. Artigo 3: Os resultados mostram que as crianças com TDC apresentavam, predominantemente, competência motora, percepções de competência, níveis de atividade física, engajamento em aulas de educação física, rotinas diárias, índice de massa corporal, circunferência abdominal mais comprometidos do que crianças R-TDC e DT. Artigo 4: Os resultados de saúde física mostram que o engajamento motor apropriado com sucesso (EMA-S) explicou 46%, 21% e 23% da variância dos níveis de atividade física (NAF) das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente; as habilidades motoras fundamentais de controle de objetos explicaram 24%, 21% e 15% da variância dos NAF das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente e o nível socioeconômico explicou 33% e 37% da variância dos NAF das crianças R-TDC e DT, respectivamente. Os resultados dos preditores do desfecho da saúde mental mostram que a circunferência abdominal explicou 29%, 41% e 21% da variância da autoconceito das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente. Os resultados em relação aos preditores da saúde social mostram que os comportamentos inadequados explicam 94%, 85% e 99% da variância do EMA-S de crianças TDC, RTDC e DT, respectivamente; os NAF explicaram 7% e 11% da variância do EMA-S de crianças TDC e R-TDC, respectivamente.Artigo 5: Os resultados mostram que a intervenção promoveu impactos positivos na competência motora, nas PC e nas rotinas diárias. Ainda mais as crianças do GI tornaram-se mais participativas, reduzindo os comportamentos não adequados. Concluímos que há diferentes fatores que influenciam a saúde física, mental e social da criança; que as crianças TDC frequentemente apresentam desempenhos inferiores nos aspectos estudados e que a intervenção com Clima Motivacional para Maestria é essencial para a redução das dificuldades motoras, psicológicas, físicas e de envolvimento em atividades físicas de todas as crianças, especialmente as com TDC.Children with Developmental Coordination Disorder (DCD) have severe motor difficulties, which involve the acquisition and execution of broad and fine motor skills, resulting in difficulties in activities of daily living, school activities, leisure and recreation, as well as participation in sports activities. Such difficulties compromise the health of children, making them more susceptible to obesity, weakened perceptions of competence and self-concept, social isolation and engaging in inappropriate behaviors such as disturbing peers and teachers. The heterogeneity of the disorder and the extent of the consequences in different areas of behavior lead researchers to understand the phenomenon in a holistic way and not only focusing on motor deficits. Cairney et al. (2019) proposed a model with the concept of physical literacy applied to children with DCD, which involves examining the phenomenon beyond motor issues, as well as issues related to trust and motivation, social participation and affective relationships. The interaction of these concepts, components of physical literacy, and the influence of individual and contextual factors, result in the physical, mental and social health of children with DCD and may have lifelong repercussions. The aim of the study was to investigate the relationships between motor competence, motor engagement, physical activity levels, competency perceptions, nutritional status of children with Developmental Coordination Disorder (DCD), Risk of DCD (R-DCD) and Typical Development (TD), as well as investigate the impact of motor interventions on physical and socio-emotional parameters. To better meet the objectives, this work was divided into 5 articles: the first one a literature review about the comparative and associative studies of the objective variables of this study in relation to DCD, R-DCD and TD; the second also a literature review about interventions in children with DCD; the third, an associative study seeking to understand the variables that influence physical, mental and social health from the understanding of a new concept of physical literacy; the fourth was a comparative study that investigated the differences in DCD, R-DCD and TD children regarding motor competence, perceptions of competence, physical activity levels, engagement in physical education classes and daily routines, body mass index and waist circumference; the fifth article investigating the effects of an Intervention with Mastery Motivational Climate on the same variables investigated in the comparative study. In all, 921 children aged 3 to 10 years living in the cities of Porto Alegre and the Metropolitan Region, Rio Pardo and Erechim participated in this study. To categorize children into DCD, R-DCD and DT we used the Movement Assessment Battery for Children - Second Edition (MABC-2); motor competence was assessed through the Test of Gross Motor Development - Third Edition (TGMD-3); the perceptions of competence across the scales Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children and Self-perception Profile for Children; body mass index; waist circumference; pedometers to check physical activity levels in physical education classes; observational instrument to investigate the quality of engagement in physical education classes and daily routine questionnaire. Pearson correlation, Linear Regression, One Way ANOVA, Bonferroni Post Hoc Test, General Linear Model with repeated measures and Paired T Test were used for data analysis. The results show that: Article 1: there is a lack of studies investigating aspects, motor, psychological and physical of children with DCD. However, even though scarce, studies report that children with DCD have less involvement in physical activities, lower perceptions of competence, higher BMI and worse competence in fundamental motor skills. Article 2: Most studies have investigated interventional impacts on motor aspects, with fewer investigating the impact on balance and perceptions of competence, reporting positive impacts of interventions on these aspects. Article 3: The results show that children with DCD had predominantly motor competence, perceptions of competence, physical activity levels, engagement in physical education classes, daily routines, body mass index, waist circumference more compromised than children. R-DCD and TD. Article 4: Physical health results show that successful appropriate motor engagement (AME-S) explained 46%, 21%, and 23% of the variance in physical activity levels (PAL) of DCD, R-DCD, and TD children, respectively; the fundamental motor skills of object control explained 24%, 21% and 15% of the PAL variance of the DCD, R-DCD and TD children, respectively, and the socioeconomic level explained 33% and 37% of the PAL variance of the R-DCD and DT, respectively. The results of the predictors of mental health outcome show that waist circumference explained 29%, 41% and 21% of the self-concept variance of the DCD, R-DCD, and TD children, respectively. Results in relation to predictors of social health show that inappropriate behaviors explain 94%, 85% and 99% of the variance of the AME-S of children with DCD, R-DCD and TD, respectively; the PAL explained 7% and 11% of the variance of the AME-S of children DCD and R-DCD, respectively. Article 5: The results show that the intervention had positive impacts on motor competence, CP and daily routines. Even more the children of GI became more participative, reducing the inappropriate behaviors. We conclude that there are different factors that influence the physical, mental and social health of the child; that children with DCD often perform poorly in the aspects studied and that the Intervention with Motivational Climate for Mastery is essential for reducing the motor, psychological, physical and involvement in physical activities of all children, especially those with DCD.application/pdfporDesenvolvimento motorCriançasAtividade físicaEstado nutricionalDevelopmental coordination disorderMotor interventionPhysical activity levelPerceived competenceParâmetros motor, físico e psicossocial : estudo associativo e efeito interventivo em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001125064.pdf.txt001125064.pdf.txtExtracted Texttext/plain46442http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221648/2/001125064.pdf.txtdc64d38353b47cc4d6010cef8bbfa763MD52ORIGINAL001125064.pdfTexto completoapplication/pdf538432http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/221648/1/001125064.pdfc40516a375daf89218be7479e725322fMD5110183/2216482023-11-05 04:24:17.798023oai:www.lume.ufrgs.br:10183/221648Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-11-05T06:24:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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(2019) propuseram um modelo com o conceito de alfabetização física aplicado à crianças com TDC, o qual envolve examinar o fenômeno para além das questões motoras, examinando também questões relacionadas à confiança e motivação, a participação social e as relações afetivas. A interação desses conceitos, componentes da alfabetização física, e a influência de fatores individuais e contextuais, resultam na saúde física, mental e social das crianças com TDC e podem ter repercussões ao longo da vida. O objetivo do estudo foi investigar as relações entre a competência motora, o engajamento motor, os níveis de atividade física, as percepções de competência, o estado nutricional de crianças com Transtorno de Desenvolvimento da Coordenação (TDC), Risco de TDC (R-TDC) e Desenvolvimento Típico (DT), bem como investigar o impacto de intervenções motoras em parâmetros físicos e sócioemocionais. Para melhor atender os objetivos, esse trabalho foi dividido em 5 artigos: o primeiro uma revisão de literatura acerca dos estudos comparativos e associativos das variáveis objetivo desse estudo em relação à TDC, R-TDC e DT; o segundo também uma revisão de literatura acerca das intervenções em crianças com TDC; o terceiro, um estudo associativo buscando compreender as variáveis que influenciam a saúde física, mental e social a partir da compreensão de um novo conceito de alfabetização física; o quarto um estudo comparativo que investigou as diferenças de crianças TDC, R-TDC e DT em relação a competência motora, percepções de competência, níveis de atividade física, engajamento em aulas de educação física e rotinas diárias, índice de massa corporal e circunferência abdominal; o quinto artigo investigando os efeitos de uma intervenção com Clima Motivacional para Maestria nas mesmas variáveis investigadas no estudo comparativo. Ao todo, participaram desse estudo 921 crianças de 3 a 10 anos residentes nas cidades de Porto Alegre e Região Metropolitana, Rio Pardo e Erechim. Para categorizar as crianças em TDC, R-TDC e DT foi utilizado o Movement Assessment Battery for Children – Second Edition (MABC-2); a competência motora foi avaliada através do Test of Gross Motor Development – Third Edition (TGMD-3); as percepções de competência através das escalas Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance for Young Children e Self-perception Profile for Children; indice de massa corporal; circunferência abdominal; pedômetros para verificar os níveis de atividade física nas aulas de educação física; instrumento observacional para investigar a qualidade do engajamento nas aulas de educação física e questionário de rotinas diárias. Para análise dos dados foram utilizadas correlação de Pearson, Regressão Linear, ANOVA One Way, Bonferroni Post Hoc Test, General Linear Model com medidas repetidas e Teste T Pareado. Os resultados mostram que: Artigo 1: há carência de estudos investigando aspectos, motores, psicológicos e físicos de crianças com TDC. No entanto, mesmo sendo escassos, os estudos reportam que as crianças com TDC apresentam menor envolvimento em atividades físicas, menores percepções de competência, maior IMC e pior competência em habilidades motoras fundamentais. Artigo 2: A maioria dos estudos investigaram os impactos interventivos em aspectos motores, com um menor número investigando o impacto no equilíbrio e nas percepções de competência, reportando impactos positivos das intervenções nesses aspectos. Artigo 3: Os resultados mostram que as crianças com TDC apresentavam, predominantemente, competência motora, percepções de competência, níveis de atividade física, engajamento em aulas de educação física, rotinas diárias, índice de massa corporal, circunferência abdominal mais comprometidos do que crianças R-TDC e DT. Artigo 4: Os resultados de saúde física mostram que o engajamento motor apropriado com sucesso (EMA-S) explicou 46%, 21% e 23% da variância dos níveis de atividade física (NAF) das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente; as habilidades motoras fundamentais de controle de objetos explicaram 24%, 21% e 15% da variância dos NAF das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente e o nível socioeconômico explicou 33% e 37% da variância dos NAF das crianças R-TDC e DT, respectivamente. Os resultados dos preditores do desfecho da saúde mental mostram que a circunferência abdominal explicou 29%, 41% e 21% da variância da autoconceito das crianças TDC, R-TDC e DT, respectivamente. 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