Otimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cyntia Mendes de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/173296
Resumo: Os estudos desenvolvidos nesta dissertação estão inseridos no campo da Psicologia Positiva, definida como o estudo científico de características positivas. O objetivo geral desta dissertação, composta por um artigo teórico e um empírico, foi adaptar um instrumento de avaliação do otimismo em crianças no formato papel-e-lápis para o formato informatizado. O primeiro artigo se trata de uma revisão de literatura, que teve como objetivo identificar de forma sistemática os instrumentos de avaliação do otimismo na infância. Como resultados, identificou-se 11 instrumentos, incluindo escalas, questionários e entrevista. Dentre esses, quatro escalas possuem estudos de validação para o Brasil e apenas um instrumento encontrado foi construído a partir de uma amostra de crianças brasileiras. Essa lacuna indica que essa área ainda tem muito a se desenvolver no país. O segundo estudo teve como objetivo adaptar o instrumento Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças para uma versão de uso em tablet, nomeada TAPOC-i (Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças informatizada), e buscar evidências de validade desta versão. Participaram 238 crianças, 105 de Teresina - Piauí e 133 de Porto Alegre – Rio Grande do Sul (RS) (57,9% meninas), de quatro a 10 anos de idade. A dimensionalidade do instrumento foi mantida na versão informatizada. A TAPOC-i apresentou propriedades psicométricas adequadas, o que fornece indicadores de validade do instrumento. O uso de um aplicativo nesta pesquisa possibilitou uma diminuição no tempo de aplicação do instrumento, além de ter se mostrado uma ferramenta lúdica e atrativa na avaliação de crianças.
id URGS_a1b9e6964512854b5b81e86fbf88d72f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173296
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Cyntia Mendes deGiacomoni, Claudia Hofheinz2018-03-13T02:26:07Z2017http://hdl.handle.net/10183/173296001058696Os estudos desenvolvidos nesta dissertação estão inseridos no campo da Psicologia Positiva, definida como o estudo científico de características positivas. O objetivo geral desta dissertação, composta por um artigo teórico e um empírico, foi adaptar um instrumento de avaliação do otimismo em crianças no formato papel-e-lápis para o formato informatizado. O primeiro artigo se trata de uma revisão de literatura, que teve como objetivo identificar de forma sistemática os instrumentos de avaliação do otimismo na infância. Como resultados, identificou-se 11 instrumentos, incluindo escalas, questionários e entrevista. Dentre esses, quatro escalas possuem estudos de validação para o Brasil e apenas um instrumento encontrado foi construído a partir de uma amostra de crianças brasileiras. Essa lacuna indica que essa área ainda tem muito a se desenvolver no país. O segundo estudo teve como objetivo adaptar o instrumento Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças para uma versão de uso em tablet, nomeada TAPOC-i (Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças informatizada), e buscar evidências de validade desta versão. Participaram 238 crianças, 105 de Teresina - Piauí e 133 de Porto Alegre – Rio Grande do Sul (RS) (57,9% meninas), de quatro a 10 anos de idade. A dimensionalidade do instrumento foi mantida na versão informatizada. A TAPOC-i apresentou propriedades psicométricas adequadas, o que fornece indicadores de validade do instrumento. O uso de um aplicativo nesta pesquisa possibilitou uma diminuição no tempo de aplicação do instrumento, além de ter se mostrado uma ferramenta lúdica e atrativa na avaliação de crianças.The studies developed in this dissertation are inserted in the field of Positive Psychology, defined as the scientific study of positive characteristics. The aim of this dissertation, composed by a theoretical paper and one empirical, it was to adapt an optimism assessment instrument in children in paper-and-pencil format into computerized one. The first study was about a literature review that has aimed to identify in a systematic form the optimism assessment instruments in childhood. As results, 11 instruments were identified, including scales, questionnaires and interviews. Among these, four scales have validation studies for Brazil and only one instrument was found based on a sample of Brazilian children. This gap indicates that this area still has much to develop in the country. The second one aimed to adapt the instrument Optimism Predictor Task in Children (TAPOC) into a version to be used in tablet, the TAPOC-I (Computerized Optimism Predictor Task in Children), and to seek validity evidence of this version. 238 children participated, 105 from Teresina – Piauí and 133 from Porto Alegre – Rio Grande do Sul (RS) (57,9% girls), from four to ten years old. The dimensionality of the instrument and its psychometric characteristics was maintained in the computerized version. TAPOC-i presented TAPOC-i presented adequate psychometric properties, which provide indicators of instrument validity. The use of an application in this research allowed a reduction in the time of the instrument management, besides being a playful and attractive tool in the evaluation of children.application/pdfporCriançaOtimismoAvaliação psicológicaAdaptaçãoOptimismTAPOCPositive psychologyComputerized assessmentChildrenOtimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001058696.pdf.txt001058696.pdf.txtExtracted Texttext/plain190635http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173296/2/001058696.pdf.txtd00e09d0716a90a4a8b5197fa9208d27MD52ORIGINAL001058696.pdf001058696.pdfTexto completoapplication/pdf1764406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173296/1/001058696.pdf407a35d4c71197bd6cb97ccbb9d03272MD5110183/1732962023-02-19 04:24:00.568502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/173296Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-02-19T06:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Otimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)
title Otimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)
spellingShingle Otimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)
Oliveira, Cyntia Mendes de
Criança
Otimismo
Avaliação psicológica
Adaptação
Optimism
TAPOC
Positive psychology
Computerized assessment
Children
title_short Otimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)
title_full Otimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)
title_fullStr Otimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)
title_full_unstemmed Otimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)
title_sort Otimismo infantil : instrumentos de avaliação e informatização das tarefas preditoras de otimismo em crianças (TAPOC)
author Oliveira, Cyntia Mendes de
author_facet Oliveira, Cyntia Mendes de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Cyntia Mendes de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Giacomoni, Claudia Hofheinz
contributor_str_mv Giacomoni, Claudia Hofheinz
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Otimismo
Avaliação psicológica
Adaptação
topic Criança
Otimismo
Avaliação psicológica
Adaptação
Optimism
TAPOC
Positive psychology
Computerized assessment
Children
dc.subject.eng.fl_str_mv Optimism
TAPOC
Positive psychology
Computerized assessment
Children
description Os estudos desenvolvidos nesta dissertação estão inseridos no campo da Psicologia Positiva, definida como o estudo científico de características positivas. O objetivo geral desta dissertação, composta por um artigo teórico e um empírico, foi adaptar um instrumento de avaliação do otimismo em crianças no formato papel-e-lápis para o formato informatizado. O primeiro artigo se trata de uma revisão de literatura, que teve como objetivo identificar de forma sistemática os instrumentos de avaliação do otimismo na infância. Como resultados, identificou-se 11 instrumentos, incluindo escalas, questionários e entrevista. Dentre esses, quatro escalas possuem estudos de validação para o Brasil e apenas um instrumento encontrado foi construído a partir de uma amostra de crianças brasileiras. Essa lacuna indica que essa área ainda tem muito a se desenvolver no país. O segundo estudo teve como objetivo adaptar o instrumento Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças para uma versão de uso em tablet, nomeada TAPOC-i (Tarefas Preditoras de Otimismo em Crianças informatizada), e buscar evidências de validade desta versão. Participaram 238 crianças, 105 de Teresina - Piauí e 133 de Porto Alegre – Rio Grande do Sul (RS) (57,9% meninas), de quatro a 10 anos de idade. A dimensionalidade do instrumento foi mantida na versão informatizada. A TAPOC-i apresentou propriedades psicométricas adequadas, o que fornece indicadores de validade do instrumento. O uso de um aplicativo nesta pesquisa possibilitou uma diminuição no tempo de aplicação do instrumento, além de ter se mostrado uma ferramenta lúdica e atrativa na avaliação de crianças.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-03-13T02:26:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/173296
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001058696
url http://hdl.handle.net/10183/173296
identifier_str_mv 001058696
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173296/2/001058696.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/173296/1/001058696.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d00e09d0716a90a4a8b5197fa9208d27
407a35d4c71197bd6cb97ccbb9d03272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085434848444416