Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moraes, Zeny Oliveira de
Data de Publicação: 1977
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/182097
Resumo: O propósito maior deste estudo experimental foi examinar as influências de um Programa de Alfabetização Musical (P. A.M.}, com folclore local, sobre a alfabetização do idioma.Com esse objetivo, partiu-se da aplicação de um Programa de Alfabe ' - tização Musical duplo, com canções e rimas folclóricas em alunos da la. série do 19 grau do meio rural. A investigação foi realizada no segundo semestre de 1976, numa escola do meio rural de Viamão. A pesquisa testou dois grupos experimentais, num total de quarenta sujeitos dentro da faixa etária de 7 a 8 anos. O Grupo Experimental Rural (G.E.n.) trabalhou com folclore musical coletado no interior de Viamão. O Grupo Experimental Urbano (G.E.U.} com folclore do centro de Porto Alegre. A análise dos resultados dos dois programas musicais levou a conclusão de que houve diferença estatisticamente insignificante na alfabetização do idioma. Pa~ece, entretanto, que um Programa de Alfabetização Musical pode se tornar um fator importante para aprimorar - a ha bilidade da leitura e escrita do idioma nas crianças do meio rural.
id URGS_a23c8ed00f681344f90f39d66858b988
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182097
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Moraes, Zeny Oliveira deChesterfield, Ray Arthur2018-09-18T02:30:04Z1977http://hdl.handle.net/10183/182097000161339O propósito maior deste estudo experimental foi examinar as influências de um Programa de Alfabetização Musical (P. A.M.}, com folclore local, sobre a alfabetização do idioma.Com esse objetivo, partiu-se da aplicação de um Programa de Alfabe ' - tização Musical duplo, com canções e rimas folclóricas em alunos da la. série do 19 grau do meio rural. A investigação foi realizada no segundo semestre de 1976, numa escola do meio rural de Viamão. A pesquisa testou dois grupos experimentais, num total de quarenta sujeitos dentro da faixa etária de 7 a 8 anos. O Grupo Experimental Rural (G.E.n.) trabalhou com folclore musical coletado no interior de Viamão. O Grupo Experimental Urbano (G.E.U.} com folclore do centro de Porto Alegre. A análise dos resultados dos dois programas musicais levou a conclusão de que houve diferença estatisticamente insignificante na alfabetização do idioma. Pa~ece, entretanto, que um Programa de Alfabetização Musical pode se tornar um fator importante para aprimorar - a ha bilidade da leitura e escrita do idioma nas crianças do meio rural.The main purpose of the research project (experiment) was the discovery of the influence of regional folklore on a program of musical initiation vis-à-vis a regular program of reading and writirig for first graders. A double program of musical iniciation based on folk songs and rhymes was deve - loped, among first graders of a rural school. The experiment took place in the second semester of 1976, in a rural school in Viamão. There were two experimental groups with forty subjects between seven and eight years old. The Rural Experimental (G. E.R.) group worked with folk songs collected in Viamão itself. The Urban Experimental (G.E.U.) group worked with nacional folk songs collected here in Porto Alegre. The analysis of the two musical programs showed an insignificant statistical difference between the musical program themselves. But there was a significant gain in reading ability of the rural experimental group when compared to the Control (G.C.) group. It seems, therefore, that program of music may be an important factor in improving the reading ability of rural children.application/pdfporFolcloreMúsica popularEducação musicalAlfabetizaçãoInfluências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idiomainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1977mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000161339.pdfTexto completoapplication/pdf32042455http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182097/1/000161339.pdf1b41fef43b29854cd31cc20bcefb2214MD51TEXT000161339.pdf.txt000161339.pdf.txtExtracted Texttext/plain122797http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182097/2/000161339.pdf.txt7727d754fe6e01718bda063207b64b9bMD52THUMBNAIL000161339.pdf.jpg000161339.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1300http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182097/3/000161339.pdf.jpg27ac57363201c7b3ca6016c1dc66659dMD5310183/1820972018-10-05 07:52:14.523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/182097Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T10:52:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma
title Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma
spellingShingle Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma
Moraes, Zeny Oliveira de
Folclore
Música popular
Educação musical
Alfabetização
title_short Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma
title_full Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma
title_fullStr Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma
title_full_unstemmed Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma
title_sort Influências do folclore local, em um programa de alfabetização musical, sobre a alfabetização do idioma
author Moraes, Zeny Oliveira de
author_facet Moraes, Zeny Oliveira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moraes, Zeny Oliveira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Chesterfield, Ray Arthur
contributor_str_mv Chesterfield, Ray Arthur
dc.subject.por.fl_str_mv Folclore
Música popular
Educação musical
Alfabetização
topic Folclore
Música popular
Educação musical
Alfabetização
description O propósito maior deste estudo experimental foi examinar as influências de um Programa de Alfabetização Musical (P. A.M.}, com folclore local, sobre a alfabetização do idioma.Com esse objetivo, partiu-se da aplicação de um Programa de Alfabe ' - tização Musical duplo, com canções e rimas folclóricas em alunos da la. série do 19 grau do meio rural. A investigação foi realizada no segundo semestre de 1976, numa escola do meio rural de Viamão. A pesquisa testou dois grupos experimentais, num total de quarenta sujeitos dentro da faixa etária de 7 a 8 anos. O Grupo Experimental Rural (G.E.n.) trabalhou com folclore musical coletado no interior de Viamão. O Grupo Experimental Urbano (G.E.U.} com folclore do centro de Porto Alegre. A análise dos resultados dos dois programas musicais levou a conclusão de que houve diferença estatisticamente insignificante na alfabetização do idioma. Pa~ece, entretanto, que um Programa de Alfabetização Musical pode se tornar um fator importante para aprimorar - a ha bilidade da leitura e escrita do idioma nas crianças do meio rural.
publishDate 1977
dc.date.issued.fl_str_mv 1977
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-18T02:30:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/182097
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000161339
url http://hdl.handle.net/10183/182097
identifier_str_mv 000161339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182097/1/000161339.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182097/2/000161339.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/182097/3/000161339.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b41fef43b29854cd31cc20bcefb2214
7727d754fe6e01718bda063207b64b9b
27ac57363201c7b3ca6016c1dc66659d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085454452621312