Na batalha de ideias : objetivos, meios e ações da Atlas Network no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araldi, Lucas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/220472
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar a atuação da organização estadunidense Atlas Network no Brasil em uma perspectiva neogramsciana, sobretudo a partir dos conceitos intelectual orgânico e hegemonia, buscando identificar objetivos, estratégia e conexões estabelecidas pela rede no País. Trabalha-se com a premissa de que a Atlas atua para aglutinar determinadas frações de elites, representadas nos think tanks, em nível nacional e transnacional, por meio de financiamento, formação e cooptação de think tanks, que atuam como aparelhos hegemônicos, por meio de intelectuais orgânicos. A pesquisa foi construída com base na análise documental de materiais diversos envolvendo a Atlas e think tanks, bem como por entrevistas com dirigentes desses institutos. Como resultado, foi possível identificar que a Atlas atua na formação de intelectuais orgânicos, na cooptação de think tanks, no financiamento de projetos desenvolvidos por esses atores e na aglutinação deles em sua rede neoliberal. Por meio dessa estratégia, a Atlas estabelece conexões com think tanks no Brasil e disputa a hegemonia ideológica, afirmando o neoliberalismo no âmbito do Estado e da sociedade civil. Neste contexto, foi possível observar que a aglutinação de frações de elites ocorre pela socialização de dirigentes de think tanks em eventos ou cursos regulares, de cunho transnacional, pelo intercâmbio de dirigentes e pela direção intelectual fornecida pela Atlas nestes espaços de socialização, buscando criar unidade em torno da batalha de ideias.
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