Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fuchs, Eduardo Ismael
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/156799
Resumo: Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que abordou um tópico de Física Moderna e Contemporânea, a Teoria da Relatividade Restrita, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em uma escola particular situada no município de Arroio do Meio, RS, em uma turma de terceira série do nível médio regular, sob o referencial teórico da teoria cognitiva de Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e sob o referencial epistemológico de Thomas Samuel Kuhn (1922-1996). Descreve-se o planejamento das aulas, a implementação da proposta e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula na modalidade de um curso extraclasse. A forma como o módulo foi pensado e o nível de profundidade que foi possível alcançar aparecem ao longo do texto, que também oferece uma revisão da literatura em que a relevância da inclusão da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio é discutida. Os resultados indicam que é possível trabalhar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino regular, que os alunos apreciaram e mostraram disposição para aprender assuntos atuais e que o esforço para introduzir pequenas atualizações curriculares é válido e precisa ser incentivado como uma das possíveis alternativas para se alcançar a melhoria de qualidade de ensino na Educação Básica. Ao final, um produto educacional em formato de texto de apoio, orientação e motivação aos professores de Física é apresentado.
id URGS_a36d86b5ae91c34cd75bc8c16d3ae473
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156799
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fuchs, Eduardo IsmaelHadjimichef, DimiterMassoni, Neusa Teresinha2017-04-18T02:26:17Z2016http://hdl.handle.net/10183/156799001015889Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que abordou um tópico de Física Moderna e Contemporânea, a Teoria da Relatividade Restrita, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em uma escola particular situada no município de Arroio do Meio, RS, em uma turma de terceira série do nível médio regular, sob o referencial teórico da teoria cognitiva de Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e sob o referencial epistemológico de Thomas Samuel Kuhn (1922-1996). Descreve-se o planejamento das aulas, a implementação da proposta e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula na modalidade de um curso extraclasse. A forma como o módulo foi pensado e o nível de profundidade que foi possível alcançar aparecem ao longo do texto, que também oferece uma revisão da literatura em que a relevância da inclusão da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio é discutida. Os resultados indicam que é possível trabalhar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino regular, que os alunos apreciaram e mostraram disposição para aprender assuntos atuais e que o esforço para introduzir pequenas atualizações curriculares é válido e precisa ser incentivado como uma das possíveis alternativas para se alcançar a melhoria de qualidade de ensino na Educação Básica. Ao final, um produto educacional em formato de texto de apoio, orientação e motivação aos professores de Física é apresentado.This work is the narrative of a didactic experience of application of a module that addressed a topic of Modern and Contemporary Physics, the Special Theory of Relativity, in High School. The proposal was applied in a private school located in the county of Arroio do Meio, RS, for one group of third grade of regular secondary level, under the theoretical framework of cognitive theory of Jean William Fritz Piaget (1896-1980) and under the epistemological framework of Thomas Samuel Kuhn (1922-1996). It describes the planning of classes, the implementation of the proposal and the results obtained from its application in the classroom in the form of an extracurricular course. The way the module has been designed and the level of depth that was achieved is discussed throughout the text, which also provide a review of the literature in which importance of inclusion of Modern and Contemporary Physics in High School curriculum is discussed. The results indicate that it is possible teach subjects of Modern and Contemporary Physics in regular education. The results also indicated that students enjoyed and showed willingness to learn current issues and the effort to introduce small curriculum updates is valid and needs to be encouraged as one of the possible alternatives to achieve the improvement of teaching quality in basic education. At the end, an educational product in form of text, guidance and motivation to physics teachers is presented.application/pdfporEnsino e aprendizagemEpistemologiaEnsino de física : Ensino médioRelatividade especialHigh schoolCurriculum updateSpecial theory of relativityTeoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2016mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001015889.pdf001015889.pdfTexto completoapplication/pdf20478760http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/1/001015889.pdfd38fab49130e15fa063a666fc7941ef8MD51TEXT001015889.pdf.txt001015889.pdf.txtExtracted Texttext/plain702410http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/2/001015889.pdf.txtb9a8104f124211317b9f98acb15b5662MD52THUMBNAIL001015889.pdf.jpg001015889.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg938http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/3/001015889.pdf.jpg0e69aee11f7fb95c7fa620992b11a7b7MD5310183/1567992018-10-25 09:54:18.631oai:www.lume.ufrgs.br:10183/156799Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:54:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
title Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
spellingShingle Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
Fuchs, Eduardo Ismael
Ensino e aprendizagem
Epistemologia
Ensino de física : Ensino médio
Relatividade especial
High school
Curriculum update
Special theory of relativity
title_short Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
title_full Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
title_fullStr Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
title_full_unstemmed Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
title_sort Teoria da relatividade restrita : uma introdução histórico-epistemológica e conceitual voltada ao ensino médio
author Fuchs, Eduardo Ismael
author_facet Fuchs, Eduardo Ismael
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fuchs, Eduardo Ismael
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hadjimichef, Dimiter
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Massoni, Neusa Teresinha
contributor_str_mv Hadjimichef, Dimiter
Massoni, Neusa Teresinha
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino e aprendizagem
Epistemologia
Ensino de física : Ensino médio
Relatividade especial
topic Ensino e aprendizagem
Epistemologia
Ensino de física : Ensino médio
Relatividade especial
High school
Curriculum update
Special theory of relativity
dc.subject.eng.fl_str_mv High school
Curriculum update
Special theory of relativity
description Este trabalho é a narrativa de uma experiência didática de aplicação de um módulo que abordou um tópico de Física Moderna e Contemporânea, a Teoria da Relatividade Restrita, no Ensino Médio. A proposta foi aplicada em uma escola particular situada no município de Arroio do Meio, RS, em uma turma de terceira série do nível médio regular, sob o referencial teórico da teoria cognitiva de Jean William Fritz Piaget (1896-1980) e sob o referencial epistemológico de Thomas Samuel Kuhn (1922-1996). Descreve-se o planejamento das aulas, a implementação da proposta e os resultados obtidos com sua aplicação em sala de aula na modalidade de um curso extraclasse. A forma como o módulo foi pensado e o nível de profundidade que foi possível alcançar aparecem ao longo do texto, que também oferece uma revisão da literatura em que a relevância da inclusão da Física Moderna e Contemporânea no currículo do Ensino Médio é discutida. Os resultados indicam que é possível trabalhar tópicos de Física Moderna e Contemporânea no ensino regular, que os alunos apreciaram e mostraram disposição para aprender assuntos atuais e que o esforço para introduzir pequenas atualizações curriculares é válido e precisa ser incentivado como uma das possíveis alternativas para se alcançar a melhoria de qualidade de ensino na Educação Básica. Ao final, um produto educacional em formato de texto de apoio, orientação e motivação aos professores de Física é apresentado.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-04-18T02:26:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/156799
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001015889
url http://hdl.handle.net/10183/156799
identifier_str_mv 001015889
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/1/001015889.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/2/001015889.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/156799/3/001015889.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv d38fab49130e15fa063a666fc7941ef8
b9a8104f124211317b9f98acb15b5662
0e69aee11f7fb95c7fa620992b11a7b7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309102908276736