Musicalidade na performance com a flauta doce
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/15663 |
Resumo: | A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de dezessete sujeitos, com idades entre nove e treze anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio em Porto Alegre, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apóia-se na concepção de musicalidade como uma característica humana, constituída pela capacidade de geração de sentido musical através de uma performance expressiva. A metodologia de pesquisa possui abordagem qualitativa, com a realização de um estudo de caso em grupo por meio de observações de aulas e apresentações coletivas de flauta doce. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas como procedimento complementar. A coleta de dados aconteceu entre setembro de 2007 e agosto de 2008, totalizando 16 encontros, registrados em diário de campo e em arquivos de áudio. A observação dos indicadores sonoridade, fraseado, fluência na execução instrumental e interação musical otimizou a análise e interpretação dos resultados. O desenvolvimento da musicalidade dos sujeitos caracterizou-se por ser um processo dinâmico de aquisição gradativa de conhecimentos e habilidades musicais que promovem, a cada avanço, uma totalidade nova do saber-fazer que favorece a expressividade na performance. Os resultados demonstraram que o repertório, a prática e estudo, o contexto sociocultural, o acesso à técnica, criação e leitura musical e a ocorrência de apresentações musicais são fatores que influenciam o desenvolvimento da musicalidade. |
id |
URGS_a3804ca8831bf2e0c4a9eace3928a93c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15663 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cuervo, Luciane da CostaMaffioletti, Leda de Albuquerque2009-04-29T04:12:39Z2009http://hdl.handle.net/10183/15663000687332A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de dezessete sujeitos, com idades entre nove e treze anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio em Porto Alegre, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apóia-se na concepção de musicalidade como uma característica humana, constituída pela capacidade de geração de sentido musical através de uma performance expressiva. A metodologia de pesquisa possui abordagem qualitativa, com a realização de um estudo de caso em grupo por meio de observações de aulas e apresentações coletivas de flauta doce. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas como procedimento complementar. A coleta de dados aconteceu entre setembro de 2007 e agosto de 2008, totalizando 16 encontros, registrados em diário de campo e em arquivos de áudio. A observação dos indicadores sonoridade, fraseado, fluência na execução instrumental e interação musical otimizou a análise e interpretação dos resultados. O desenvolvimento da musicalidade dos sujeitos caracterizou-se por ser um processo dinâmico de aquisição gradativa de conhecimentos e habilidades musicais que promovem, a cada avanço, uma totalidade nova do saber-fazer que favorece a expressividade na performance. Os resultados demonstraram que o repertório, a prática e estudo, o contexto sociocultural, o acesso à técnica, criação e leitura musical e a ocorrência de apresentações musicais são fatores que influenciam o desenvolvimento da musicalidade.The present research traces the recorder learning process in a group of seventeen people, between the ages of nine and thirteen, which participate in an extension program held by a public school in Porto Alegre city. This research aims to understand how musicality is developed, based on the concept that this is a human characteristic, constituted by the capacity of creating musical meaning through expressive performance. The methodology applied has a qualitative approach. A group case study was made through class observation and collective recorder presentations. Semi-structured interviews were conducted as a complementary procedure. Data collection occurred between September 2007 and August 2008 by a total of 16 meetings registered in a field diary and in audio files. The observation of indicators such as sonority, musical phrasing, instrumental fluency and musical interaction optimized the analysis and interpretation of the results. The development of musicality in these seventeen people was characterized by the dynamic process of gradual acquisition of musical knowledge and ability, which promotes, at every progress, a new know-how wholeness that favors performance expressivity. The results demonstrated that: repertoire; practice and study; sociocultural context; access to technique, composition, improvisation, and musical reading; and the occurrence of musical presentations are factors that influence musicality development.application/pdfporMúsica : EnsinoFlauta doceEducação musicalMusicalidadePerformanceMusicTeachingRecorderMusicalityPerformanceMusical educationMusicalidade na performance com a flauta doceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000687332.pdf.txt000687332.pdf.txtExtracted Texttext/plain299513http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15663/2/000687332.pdf.txt79392d84df4f788de07cf1133f683a9bMD52ORIGINAL000687332.pdf000687332.pdfTexto completoapplication/pdf2595675http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15663/1/000687332.pdfb56ec488c4a9b83ab0cf6d9ab08ac84cMD51THUMBNAIL000687332.pdf.jpg000687332.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg997http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15663/3/000687332.pdf.jpg24178a1483d9ba554fe2f3c803f45e43MD5310183/156632018-10-05 08:16:53.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/15663Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:16:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Musicalidade na performance com a flauta doce |
title |
Musicalidade na performance com a flauta doce |
spellingShingle |
Musicalidade na performance com a flauta doce Cuervo, Luciane da Costa Música : Ensino Flauta doce Educação musical Musicalidade Performance Music Teaching Recorder Musicality Performance Musical education |
title_short |
Musicalidade na performance com a flauta doce |
title_full |
Musicalidade na performance com a flauta doce |
title_fullStr |
Musicalidade na performance com a flauta doce |
title_full_unstemmed |
Musicalidade na performance com a flauta doce |
title_sort |
Musicalidade na performance com a flauta doce |
author |
Cuervo, Luciane da Costa |
author_facet |
Cuervo, Luciane da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cuervo, Luciane da Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
contributor_str_mv |
Maffioletti, Leda de Albuquerque |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música : Ensino Flauta doce Educação musical Musicalidade Performance |
topic |
Música : Ensino Flauta doce Educação musical Musicalidade Performance Music Teaching Recorder Musicality Performance Musical education |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Music Teaching Recorder Musicality Performance Musical education |
description |
A presente pesquisa acompanha o processo de aprendizagem da flauta doce de um grupo de dezessete sujeitos, com idades entre nove e treze anos, que participa de um projeto de extensão oferecido por uma escola pública de Ensino Fundamental e Médio em Porto Alegre, buscando compreender como se dá o desenvolvimento da musicalidade. Apóia-se na concepção de musicalidade como uma característica humana, constituída pela capacidade de geração de sentido musical através de uma performance expressiva. A metodologia de pesquisa possui abordagem qualitativa, com a realização de um estudo de caso em grupo por meio de observações de aulas e apresentações coletivas de flauta doce. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas como procedimento complementar. A coleta de dados aconteceu entre setembro de 2007 e agosto de 2008, totalizando 16 encontros, registrados em diário de campo e em arquivos de áudio. A observação dos indicadores sonoridade, fraseado, fluência na execução instrumental e interação musical otimizou a análise e interpretação dos resultados. O desenvolvimento da musicalidade dos sujeitos caracterizou-se por ser um processo dinâmico de aquisição gradativa de conhecimentos e habilidades musicais que promovem, a cada avanço, uma totalidade nova do saber-fazer que favorece a expressividade na performance. Os resultados demonstraram que o repertório, a prática e estudo, o contexto sociocultural, o acesso à técnica, criação e leitura musical e a ocorrência de apresentações musicais são fatores que influenciam o desenvolvimento da musicalidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2009-04-29T04:12:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/15663 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000687332 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/15663 |
identifier_str_mv |
000687332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15663/2/000687332.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15663/1/000687332.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/15663/3/000687332.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
79392d84df4f788de07cf1133f683a9b b56ec488c4a9b83ab0cf6d9ab08ac84c 24178a1483d9ba554fe2f3c803f45e43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085143620091904 |