Sleep quality, learner-internal variables and foreign language enjoyment in brazilian preadolescents and adolescents
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242275 |
Resumo: | O presente estudo investigou a relação entre qualidade de sono, variáveis internas do aprendiz (idade, sexo, proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção de proficiência em comparação aos colegas) e Foreign Language Enjoyment (FLE), de 122 alunos, pré-adolescentes e adolescentes, que estudam Inglês como língua adicional em uma escola privada no sul do Brasil. Os participantes responderam um formulário online contendo a Adolescent Sleep-Wake Scale (LEBOURGEOIS et al., 2005), um questionário de contexto de linguagem, e a Foreign Language Enjoyment Scale (DEWAELE; MACINTYRE, 2014). A análise de dados não revelou associação entre qualidade de sono e FLE, mas mostrou que pré-adolescentes e adolescentes demonstraram níveis similares de qualidade de sono. Participantes pré-adolescentes do sexo feminino pontuaram mais na escala FLE, resultado similar a estudos anteriores (DEWAELE; MACINTYRE, 2014; DEWAELE et al., 2016), no entanto, a diferença diminuiu quando se analisou o grupo de adolescentes. Proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção em comparação aos colegas também foram associadas a níveis mais altos de FLE. O presente estudo é uma tentativa de enfatizar a importância de investigar como outras variáveis, como qualidade de sono, idade, sexo, proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção de proficiência interagem com FLE. |
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Dutra, Rafael LeoteFinger, Ingrid2022-07-12T04:50:18Z2022http://hdl.handle.net/10183/242275001144500O presente estudo investigou a relação entre qualidade de sono, variáveis internas do aprendiz (idade, sexo, proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção de proficiência em comparação aos colegas) e Foreign Language Enjoyment (FLE), de 122 alunos, pré-adolescentes e adolescentes, que estudam Inglês como língua adicional em uma escola privada no sul do Brasil. Os participantes responderam um formulário online contendo a Adolescent Sleep-Wake Scale (LEBOURGEOIS et al., 2005), um questionário de contexto de linguagem, e a Foreign Language Enjoyment Scale (DEWAELE; MACINTYRE, 2014). A análise de dados não revelou associação entre qualidade de sono e FLE, mas mostrou que pré-adolescentes e adolescentes demonstraram níveis similares de qualidade de sono. Participantes pré-adolescentes do sexo feminino pontuaram mais na escala FLE, resultado similar a estudos anteriores (DEWAELE; MACINTYRE, 2014; DEWAELE et al., 2016), no entanto, a diferença diminuiu quando se analisou o grupo de adolescentes. Proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção em comparação aos colegas também foram associadas a níveis mais altos de FLE. O presente estudo é uma tentativa de enfatizar a importância de investigar como outras variáveis, como qualidade de sono, idade, sexo, proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção de proficiência interagem com FLE.The present study investigated the relationship between sleep quality, learner-internal variables (age, sex, proficiency, frequency of English use, and relative standing), and Foreign Language Enjoyment (FLE) in 122 students, preadolescents and adolescents, who study English as an Additional Language (EAL) at a private school in the south of Brazil. Participants answered an online form containing the Adolescent Sleep-Wake Scale (LEBOURGEOIS et al., 2005), a language background questionnaire, and the Foreign Language Enjoyment Scale (DEWAELE; MACINTYRE, 2014). The analysis did not reveal an association between sleep quality and FLE, but it showed that preadolescents and adolescents scored similar levels of Sleep Quality. In addition, female pre-adolescent participants scored higher on FLE, similarly to previous studies (DEWAELE; MACINTYRE, 2014; DEWAELE et al., 2016). However, the difference decreases when the analysis focused on adolescents. Proficiency, frequency of English use and relative standing among peers were also associated with FLE scores. The present research is an attempt to highlight the importance of investigating how other variables, such as sleep quality, age, sex, proficiency, frequency of English use and relative standing interact with FLE.application/pdfengAquisição de segunda línguaSonoAprendizagemAdolescentesPsicolinguísticaSleep QualityLearner-Internal VariablesForeign Language EnjoymentAdolescentsSleep quality, learner-internal variables and foreign language enjoyment in brazilian preadolescents and adolescentsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144500.pdf.txt001144500.pdf.txtExtracted Texttext/plain145247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242275/2/001144500.pdf.txtd5afe0ebfc73376a250670635ecf1c21MD52ORIGINAL001144500.pdfTexto completo (inglês)application/pdf847957http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242275/1/001144500.pdf17658b95ae0442dfc3c543b61350a988MD5110183/2422752022-07-13 04:53:51.272939oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242275Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-13T07:53:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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O presente estudo investigou a relação entre qualidade de sono, variáveis internas do aprendiz (idade, sexo, proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção de proficiência em comparação aos colegas) e Foreign Language Enjoyment (FLE), de 122 alunos, pré-adolescentes e adolescentes, que estudam Inglês como língua adicional em uma escola privada no sul do Brasil. Os participantes responderam um formulário online contendo a Adolescent Sleep-Wake Scale (LEBOURGEOIS et al., 2005), um questionário de contexto de linguagem, e a Foreign Language Enjoyment Scale (DEWAELE; MACINTYRE, 2014). A análise de dados não revelou associação entre qualidade de sono e FLE, mas mostrou que pré-adolescentes e adolescentes demonstraram níveis similares de qualidade de sono. Participantes pré-adolescentes do sexo feminino pontuaram mais na escala FLE, resultado similar a estudos anteriores (DEWAELE; MACINTYRE, 2014; DEWAELE et al., 2016), no entanto, a diferença diminuiu quando se analisou o grupo de adolescentes. Proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção em comparação aos colegas também foram associadas a níveis mais altos de FLE. O presente estudo é uma tentativa de enfatizar a importância de investigar como outras variáveis, como qualidade de sono, idade, sexo, proficiência, frequência de uso do inglês e autopercepção de proficiência interagem com FLE. |
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