Evasão de ex-bolsistas do Programa de Demanda Social da Capes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/229380 |
Resumo: | O Programa de Demanda Social da Capes é o maior e mais antigo programa de bolsas de mestrado e doutorado stricto sensu do país. Aqui, pretende-se aprimorar sua gestão pela identificação do perfil (2010-2018) e dos principais motivos de não titulação de bolsistas (2009-2020). Como referencial histórico, é considerada a trajetória perante a Capes e a pós-graduação brasileira, por meio de leis, portarias, decretos e outras legislações pertinentes. Como referencial teórico, tem-se como expoente a Teoria da Evasão Individual de Instituições de Educação Superior e o Modelo Longitudinal da Evasão Institucional (TINTO, 1993). A metodologia é de natureza quantitativa e qualitativa, de objetivo descritivo e explicativo, e método baseado na Análise Textual Discursiva (ATD). Além de revisão documental e bibliográfica, construiu-se lista de ex-bolsistas por meio de um minucioso processo de extração, cruzamento e tratamento de informações, nas bases de bolsistas e discentes da Capes. Outro procedimento correspondeu à análise de processos abertos, na Capes, chegando à conclusão de que não há uma razão principal para a evasão, mas um entrelaçamento entre os seguintes fatores: Pandemia; Insatisfação (com o(a) orientador(a), com a instituição e/ou curso, e com os(as) professores(as) e/ou colegas de curso); Finanças e Profissão (incompatibilidade financeira/profissional com o curso, valor da bolsa de estudo e dificuldade financeira); Indivíduo e família (questões pessoais, e questões familiares e religiosas); Desempenho/abandono; Saúde (própria e de familiar); e Adaptação (deslocamento, compreensão e/ou posicionamento, e prazos). Por fim, foram pinceladas possíveis alternativas para minimizar a evasão na pós-graduação. |
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Paiva, Patrícia ReisSouza, Diogo Onofre Gomes deSousa, Nair Heloisa Bicalho de2021-09-02T04:22:56Z2021http://hdl.handle.net/10183/229380001130872O Programa de Demanda Social da Capes é o maior e mais antigo programa de bolsas de mestrado e doutorado stricto sensu do país. Aqui, pretende-se aprimorar sua gestão pela identificação do perfil (2010-2018) e dos principais motivos de não titulação de bolsistas (2009-2020). Como referencial histórico, é considerada a trajetória perante a Capes e a pós-graduação brasileira, por meio de leis, portarias, decretos e outras legislações pertinentes. Como referencial teórico, tem-se como expoente a Teoria da Evasão Individual de Instituições de Educação Superior e o Modelo Longitudinal da Evasão Institucional (TINTO, 1993). A metodologia é de natureza quantitativa e qualitativa, de objetivo descritivo e explicativo, e método baseado na Análise Textual Discursiva (ATD). Além de revisão documental e bibliográfica, construiu-se lista de ex-bolsistas por meio de um minucioso processo de extração, cruzamento e tratamento de informações, nas bases de bolsistas e discentes da Capes. Outro procedimento correspondeu à análise de processos abertos, na Capes, chegando à conclusão de que não há uma razão principal para a evasão, mas um entrelaçamento entre os seguintes fatores: Pandemia; Insatisfação (com o(a) orientador(a), com a instituição e/ou curso, e com os(as) professores(as) e/ou colegas de curso); Finanças e Profissão (incompatibilidade financeira/profissional com o curso, valor da bolsa de estudo e dificuldade financeira); Indivíduo e família (questões pessoais, e questões familiares e religiosas); Desempenho/abandono; Saúde (própria e de familiar); e Adaptação (deslocamento, compreensão e/ou posicionamento, e prazos). Por fim, foram pinceladas possíveis alternativas para minimizar a evasão na pós-graduação.The "Demanda Social" Program from Capes is the biggest and the oldest grant program related to master and doctorate degrees in Brazil. Here, it is intended to improve its management by identifying the dropout profile of students who received scholarship support and did not graduate (2010-2018) and its main reasons (2009-2020). As historical reference, it is considered this program path towards Capes and Brazilian graduation, regarding related legislations. As theoretical reference has the Theory of Individual Departure from Institutions of Higher Education and the Longitudinal Model of Institutional Departure as exponents (TINTO, 1993). The methodology is quantitative and qualitative, the focus is descriptive and explanatory, and the method is based on the Discursive Textual Analysis (DTA). Besides the documental and bibliographic reviews, it was built a list of scholarship holders by a detailed process of taking, mixing, and treating data from Capes' scholarship and graduate student basis. Another procedure was analyzing folders, in Capes, drawing a conclusion that there wasn't a unique reason for dropout, but a network among these factors: Pandemic, Dissatisfactions (with advisors, university/faculties, and professor/course colleagues), Finances and Professions (incompatibility between finances/professions and faculty, scholarship amount, and financial difficulty), Individual and Family (personal topics, and family/religious topics), Performance/leaving college, Health (their own's or their family's), and Adaptation (transport journey, comprehension/position, and deadlines). Lastly, there were outlined possible alternatives to reduce graduation dropout.application/pdfporEducação de pós-graduaçãoEvasão escolarBolsas de estudoPolíticas públicasScholarship holderDropoutGraduationEvasão de ex-bolsistas do Programa de Demanda Social da Capesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001130872.pdf.txt001130872.pdf.txtExtracted Texttext/plain411980http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229380/2/001130872.pdf.txtf4711411eb7380e973ab7c13b49ed81aMD52ORIGINAL001130872.pdfTexto completoapplication/pdf12668390http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/229380/1/001130872.pdf17ab4b8d814f04cf9d82dd98d9c6c345MD5110183/2293802023-09-03 03:41:54.365759oai:www.lume.ufrgs.br:10183/229380Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-09-03T06:41:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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