Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bocchi, José Antonio Afonso da Costa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/175304
Resumo: Este trabalho analisa se o estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia pode servir como facilitador para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por alunos do Ensino Médio. Para tal, buscou-se uma metodologia e a criação de um material didático interdisciplinar, que estimule o aluno a uma aprendizagem significativa e à compreensão dos fenômenos e conceitos físicos, mediante o entendimento da interpretação dada pelos sentidos. A teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud embasam a fundamentação teórica deste trabalho. Este projeto foi implementado na forma de uma oficina extraclasse, no 3° trimestre de 2015, oferecida para os alunos das turmas de terceiro ano de um colégio da rede privada de ensino de Porto Alegre, RS. As atividades criadas tinham como ponto de partida situações-problema introduzidas através de questionamentos que conduziam a discussões com uma abordagem interdisciplinar. Com o objetivo de averiguar a interiorização dos aspectos e conceitos físicos e biológicos debatidos nas atividades da oficina foram usados dois instrumentos - um teste de conhecimentos e a construção de um mapa conceitual. Os resultados da implementação dessa proposta didática levam a crer que a inclusão de uma abordagem interdisciplinar pode propiciar uma aprendizagem com significado.
id URGS_a5a43e47b6df647ec6342db9f354c058
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175304
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bocchi, José Antonio Afonso da CostaRibeiro-Teixeira, Rejane Maria2018-05-04T02:25:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/175304001065258Este trabalho analisa se o estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia pode servir como facilitador para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por alunos do Ensino Médio. Para tal, buscou-se uma metodologia e a criação de um material didático interdisciplinar, que estimule o aluno a uma aprendizagem significativa e à compreensão dos fenômenos e conceitos físicos, mediante o entendimento da interpretação dada pelos sentidos. A teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud embasam a fundamentação teórica deste trabalho. Este projeto foi implementado na forma de uma oficina extraclasse, no 3° trimestre de 2015, oferecida para os alunos das turmas de terceiro ano de um colégio da rede privada de ensino de Porto Alegre, RS. As atividades criadas tinham como ponto de partida situações-problema introduzidas através de questionamentos que conduziam a discussões com uma abordagem interdisciplinar. Com o objetivo de averiguar a interiorização dos aspectos e conceitos físicos e biológicos debatidos nas atividades da oficina foram usados dois instrumentos - um teste de conhecimentos e a construção de um mapa conceitual. Os resultados da implementação dessa proposta didática levam a crer que a inclusão de uma abordagem interdisciplinar pode propiciar uma aprendizagem com significado.This work analyses if the establishment of a interdisciplinary relation between Physics and Biology could serve as a facilitator for meaningful learning of Physics concepts by High School students. For this objective, it has been considered a methodology and the creation of multidisciplinary didactic material which could stimulate the student to meaningful learning and to the comprehension of Physics phenomena and concepts through the understanding of the interpretations given by the senses. The theory of the meaningful learning by David Ausubel and the theory of the conceptual fields by Gérard Vergnaud based the theoretical construct of this work. This project has been applied in the form of an extra class workshop, in the third trimester of 2015, offered to the High School third year student groups of a Porto Alegre’ private school. The activities created had as a starting point situations introduced through questions which conducted to discussions with an interdisciplinary approach. With the objective of assessing the interiorization of Physics and Biologic aspects and concepts debated in the workshop activities it has been utilized two instruments – a knowledge test and the construction of a conceptual map. The results of the proposed didactic application let believe that the inclusion of an interdisciplinary approach could promote meaningful knowledge.application/pdfporEnsino de físicaBiologiaInterdisciplinaridadeAprendizagem significativaPhysics teachingInterdisciplinarityBiological conceptsHuman sensesMeaningful learningConceptual fieldsInterdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001065258.pdf001065258.pdfTexto completoapplication/pdf7070725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175304/1/001065258.pdf3fa5dbde3313caca13ca73f4f95e1b60MD51TEXT001065258.pdf.txt001065258.pdf.txtExtracted Texttext/plain99608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175304/2/001065258.pdf.txtbc3fbaa9559b4e1a053bbedd2fec8352MD5210183/1753042018-05-05 03:16:13.083397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-05-05T06:16:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
title Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
spellingShingle Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
Bocchi, José Antonio Afonso da Costa
Ensino de física
Biologia
Interdisciplinaridade
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Interdisciplinarity
Biological concepts
Human senses
Meaningful learning
Conceptual fields
title_short Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
title_full Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
title_fullStr Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
title_sort Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
author Bocchi, José Antonio Afonso da Costa
author_facet Bocchi, José Antonio Afonso da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bocchi, José Antonio Afonso da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
contributor_str_mv Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de física
Biologia
Interdisciplinaridade
Aprendizagem significativa
topic Ensino de física
Biologia
Interdisciplinaridade
Aprendizagem significativa
Physics teaching
Interdisciplinarity
Biological concepts
Human senses
Meaningful learning
Conceptual fields
dc.subject.eng.fl_str_mv Physics teaching
Interdisciplinarity
Biological concepts
Human senses
Meaningful learning
Conceptual fields
description Este trabalho analisa se o estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia pode servir como facilitador para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por alunos do Ensino Médio. Para tal, buscou-se uma metodologia e a criação de um material didático interdisciplinar, que estimule o aluno a uma aprendizagem significativa e à compreensão dos fenômenos e conceitos físicos, mediante o entendimento da interpretação dada pelos sentidos. A teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud embasam a fundamentação teórica deste trabalho. Este projeto foi implementado na forma de uma oficina extraclasse, no 3° trimestre de 2015, oferecida para os alunos das turmas de terceiro ano de um colégio da rede privada de ensino de Porto Alegre, RS. As atividades criadas tinham como ponto de partida situações-problema introduzidas através de questionamentos que conduziam a discussões com uma abordagem interdisciplinar. Com o objetivo de averiguar a interiorização dos aspectos e conceitos físicos e biológicos debatidos nas atividades da oficina foram usados dois instrumentos - um teste de conhecimentos e a construção de um mapa conceitual. Os resultados da implementação dessa proposta didática levam a crer que a inclusão de uma abordagem interdisciplinar pode propiciar uma aprendizagem com significado.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-05-04T02:25:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/175304
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001065258
url http://hdl.handle.net/10183/175304
identifier_str_mv 001065258
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175304/1/001065258.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175304/2/001065258.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3fa5dbde3313caca13ca73f4f95e1b60
bc3fbaa9559b4e1a053bbedd2fec8352
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085438948376576