Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/175304 |
Resumo: | Este trabalho analisa se o estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia pode servir como facilitador para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por alunos do Ensino Médio. Para tal, buscou-se uma metodologia e a criação de um material didático interdisciplinar, que estimule o aluno a uma aprendizagem significativa e à compreensão dos fenômenos e conceitos físicos, mediante o entendimento da interpretação dada pelos sentidos. A teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud embasam a fundamentação teórica deste trabalho. Este projeto foi implementado na forma de uma oficina extraclasse, no 3° trimestre de 2015, oferecida para os alunos das turmas de terceiro ano de um colégio da rede privada de ensino de Porto Alegre, RS. As atividades criadas tinham como ponto de partida situações-problema introduzidas através de questionamentos que conduziam a discussões com uma abordagem interdisciplinar. Com o objetivo de averiguar a interiorização dos aspectos e conceitos físicos e biológicos debatidos nas atividades da oficina foram usados dois instrumentos - um teste de conhecimentos e a construção de um mapa conceitual. Os resultados da implementação dessa proposta didática levam a crer que a inclusão de uma abordagem interdisciplinar pode propiciar uma aprendizagem com significado. |
id |
URGS_a5a43e47b6df647ec6342db9f354c058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175304 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bocchi, José Antonio Afonso da CostaRibeiro-Teixeira, Rejane Maria2018-05-04T02:25:31Z2017http://hdl.handle.net/10183/175304001065258Este trabalho analisa se o estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia pode servir como facilitador para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por alunos do Ensino Médio. Para tal, buscou-se uma metodologia e a criação de um material didático interdisciplinar, que estimule o aluno a uma aprendizagem significativa e à compreensão dos fenômenos e conceitos físicos, mediante o entendimento da interpretação dada pelos sentidos. A teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud embasam a fundamentação teórica deste trabalho. Este projeto foi implementado na forma de uma oficina extraclasse, no 3° trimestre de 2015, oferecida para os alunos das turmas de terceiro ano de um colégio da rede privada de ensino de Porto Alegre, RS. As atividades criadas tinham como ponto de partida situações-problema introduzidas através de questionamentos que conduziam a discussões com uma abordagem interdisciplinar. Com o objetivo de averiguar a interiorização dos aspectos e conceitos físicos e biológicos debatidos nas atividades da oficina foram usados dois instrumentos - um teste de conhecimentos e a construção de um mapa conceitual. Os resultados da implementação dessa proposta didática levam a crer que a inclusão de uma abordagem interdisciplinar pode propiciar uma aprendizagem com significado.This work analyses if the establishment of a interdisciplinary relation between Physics and Biology could serve as a facilitator for meaningful learning of Physics concepts by High School students. For this objective, it has been considered a methodology and the creation of multidisciplinary didactic material which could stimulate the student to meaningful learning and to the comprehension of Physics phenomena and concepts through the understanding of the interpretations given by the senses. The theory of the meaningful learning by David Ausubel and the theory of the conceptual fields by Gérard Vergnaud based the theoretical construct of this work. This project has been applied in the form of an extra class workshop, in the third trimester of 2015, offered to the High School third year student groups of a Porto Alegre’ private school. The activities created had as a starting point situations introduced through questions which conducted to discussions with an interdisciplinary approach. With the objective of assessing the interiorization of Physics and Biologic aspects and concepts debated in the workshop activities it has been utilized two instruments – a knowledge test and the construction of a conceptual map. The results of the proposed didactic application let believe that the inclusion of an interdisciplinary approach could promote meaningful knowledge.application/pdfporEnsino de físicaBiologiaInterdisciplinaridadeAprendizagem significativaPhysics teachingInterdisciplinarityBiological conceptsHuman sensesMeaningful learningConceptual fieldsInterdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de FísicaPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001065258.pdf001065258.pdfTexto completoapplication/pdf7070725http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175304/1/001065258.pdf3fa5dbde3313caca13ca73f4f95e1b60MD51TEXT001065258.pdf.txt001065258.pdf.txtExtracted Texttext/plain99608http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175304/2/001065258.pdf.txtbc3fbaa9559b4e1a053bbedd2fec8352MD5210183/1753042018-05-05 03:16:13.083397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/175304Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-05-05T06:16:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos |
title |
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos Bocchi, José Antonio Afonso da Costa Ensino de física Biologia Interdisciplinaridade Aprendizagem significativa Physics teaching Interdisciplinarity Biological concepts Human senses Meaningful learning Conceptual fields |
title_short |
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos |
title_full |
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos |
title_sort |
Interdisciplinaridade entre física e biologia promovendo a compreensão de conceitos físicos |
author |
Bocchi, José Antonio Afonso da Costa |
author_facet |
Bocchi, José Antonio Afonso da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bocchi, José Antonio Afonso da Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria |
contributor_str_mv |
Ribeiro-Teixeira, Rejane Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de física Biologia Interdisciplinaridade Aprendizagem significativa |
topic |
Ensino de física Biologia Interdisciplinaridade Aprendizagem significativa Physics teaching Interdisciplinarity Biological concepts Human senses Meaningful learning Conceptual fields |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Physics teaching Interdisciplinarity Biological concepts Human senses Meaningful learning Conceptual fields |
description |
Este trabalho analisa se o estabelecimento de uma relação de interdisciplinaridade entre a Física e a Biologia pode servir como facilitador para a aprendizagem significativa de conceitos físicos por alunos do Ensino Médio. Para tal, buscou-se uma metodologia e a criação de um material didático interdisciplinar, que estimule o aluno a uma aprendizagem significativa e à compreensão dos fenômenos e conceitos físicos, mediante o entendimento da interpretação dada pelos sentidos. A teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel e a teoria dos campos conceituais de Gérard Vergnaud embasam a fundamentação teórica deste trabalho. Este projeto foi implementado na forma de uma oficina extraclasse, no 3° trimestre de 2015, oferecida para os alunos das turmas de terceiro ano de um colégio da rede privada de ensino de Porto Alegre, RS. As atividades criadas tinham como ponto de partida situações-problema introduzidas através de questionamentos que conduziam a discussões com uma abordagem interdisciplinar. Com o objetivo de averiguar a interiorização dos aspectos e conceitos físicos e biológicos debatidos nas atividades da oficina foram usados dois instrumentos - um teste de conhecimentos e a construção de um mapa conceitual. Os resultados da implementação dessa proposta didática levam a crer que a inclusão de uma abordagem interdisciplinar pode propiciar uma aprendizagem com significado. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-05-04T02:25:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/175304 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001065258 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/175304 |
identifier_str_mv |
001065258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175304/1/001065258.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/175304/2/001065258.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3fa5dbde3313caca13ca73f4f95e1b60 bc3fbaa9559b4e1a053bbedd2fec8352 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085438948376576 |