Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade : um estudo de prevalência, comorbidade, factores associados e critérios diagnósticos em crianças das escolas primárias da cidade de Nampula

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Autor(a) principal: Daniel, Helena Mutede Cutótua
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271325
Resumo: O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por níveis de desatenção e hiperatividade/impulsividade prejudiciais e inadequados para a idade, que se manifestam precocemente na infância e podem persistir na idade adulta, influenciando o funcionamento pessoal, social ou acadêmico/profissional. Diversos estudos têm avaliado a prevalência do TDAH entre crianças e adolescentes em diferentes países, incluindo o Brasil. Há vários países africanos, como Moçambique, onde não existem dados epidemiológicos sobre o TDAH. A relevância clínica do estudo do TDAH em crianças do continente africano reside na possível associação deste transtorno com um pior funcionamento adaptativo e social, refletido tanto por taxas mais elevadas de abuso/dependência de drogas como de insucesso e suspensões escolares, determinando o abandono escolar. Assim, os nossos objetivos foram: a) estudar a taxa de prevalência do TDAH; b) a frequência de comorbidade com Transtornos Disruptivos do Comportamento; c) principais desfechos negativos associados ao transtorno; d) desempenho de um instrumento de rastreio para diagnóstico do transtorno; e) qual o número de sintomas de TDAH pelo DSM-5 que melhor se associa à prejuizo numa amostra de crianças e adolescentes de escolas primárias de Nampula, Moçambique. Avaliou-se a prevalência do TDAH a partir de uma população estimada em cerca de 43.000 alunos matriculados no ensino primário em 106 escolas da cidade de Nampula. Foi selecionada uma amostra aleatória de 748 alunos para o rastreio de TDAH. A escala SNAP-IV foi aplicada tanto aos pais como aos professores. Todos os alunos com resultados positivos (n = 76) e um subconjunto de indivíduos com resultados negativos (n = 76) foram submetidos a uma avaliação clínica psiquiátrica. A seguir, avaliamos o desempenho diagnóstico do instrumento utilizado para o rastreio do TDAH através de entrevistas psiquiátricas estruturadas. Por fim, examinamos o critério A (número de sintomas) da DSM-5 em relação a prejuízo funcional. A prevalência de TDAH foi estimada em 13,4% (IC 95%: 11,5%—19,2%) e 30,6% dos indivíduos com TDAH apresentavam transtorno disruptivo do comportamento comórbido. A prematuridade e a presença de uma condição médica do bebé à nascença foram associadas ao TDAH ( p< .001). Os alunos com TDAH (n=36) apresentaram taxas significativamente mais elevadas de consumo de substâncias (álcool, marijuana) (p< .001) e de repetências escolares do que os controlos (n=96; p < .001). A comorbidade entre TDAH e Transtorno Disruptivo aumentou a chance de uso de substâncias (p < .001). A análise dos sintomas individuais de TDAH na fase de rastreio mostrou uma baixa concordância entre pais e professores. O desempenho do instrumento para rastreio do diagnóstico do TDAH foi fraco, independentemente do ponto de corte escolhido. Utilizando os dados da avaliação clínica, nenhum outro ponto de corte para o número de sintomas de desatenção e de hiperatividade/impulsividade funcionou melhor do que o ponto de corte de 6 sintomas sugerido pelo DSM-5 para a desatenção e para a hiperatividade/impulsividade (AUC = 0,75; IC95% = 0,67 - 0,84). Os nossos resultados demonstraram que o TDAH é um transtorno mental prevalente em Moçambique e está associado a perfis de comorbilidade, fatores predisponentes e resultados negativos semelhantes aos de outras culturas. Além disso, eles sublinham a adequação do ponto de corte do DSM-5 para o número de sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade do TDAH (critério A) em uma cultura africana e, também indicam que se deve ter cuidado ao utilizar instrumentos de rastreio baseados apenas nos relatos dos pais ou dos professores sobre os sintomas para prever o diagnóstico categórico da TDAH.
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A relevância clínica do estudo do TDAH em crianças do continente africano reside na possível associação deste transtorno com um pior funcionamento adaptativo e social, refletido tanto por taxas mais elevadas de abuso/dependência de drogas como de insucesso e suspensões escolares, determinando o abandono escolar. Assim, os nossos objetivos foram: a) estudar a taxa de prevalência do TDAH; b) a frequência de comorbidade com Transtornos Disruptivos do Comportamento; c) principais desfechos negativos associados ao transtorno; d) desempenho de um instrumento de rastreio para diagnóstico do transtorno; e) qual o número de sintomas de TDAH pelo DSM-5 que melhor se associa à prejuizo numa amostra de crianças e adolescentes de escolas primárias de Nampula, Moçambique. Avaliou-se a prevalência do TDAH a partir de uma população estimada em cerca de 43.000 alunos matriculados no ensino primário em 106 escolas da cidade de Nampula. Foi selecionada uma amostra aleatória de 748 alunos para o rastreio de TDAH. A escala SNAP-IV foi aplicada tanto aos pais como aos professores. Todos os alunos com resultados positivos (n = 76) e um subconjunto de indivíduos com resultados negativos (n = 76) foram submetidos a uma avaliação clínica psiquiátrica. A seguir, avaliamos o desempenho diagnóstico do instrumento utilizado para o rastreio do TDAH através de entrevistas psiquiátricas estruturadas. Por fim, examinamos o critério A (número de sintomas) da DSM-5 em relação a prejuízo funcional. A prevalência de TDAH foi estimada em 13,4% (IC 95%: 11,5%—19,2%) e 30,6% dos indivíduos com TDAH apresentavam transtorno disruptivo do comportamento comórbido. A prematuridade e a presença de uma condição médica do bebé à nascença foram associadas ao TDAH ( p< .001). Os alunos com TDAH (n=36) apresentaram taxas significativamente mais elevadas de consumo de substâncias (álcool, marijuana) (p< .001) e de repetências escolares do que os controlos (n=96; p < .001). A comorbidade entre TDAH e Transtorno Disruptivo aumentou a chance de uso de substâncias (p < .001). A análise dos sintomas individuais de TDAH na fase de rastreio mostrou uma baixa concordância entre pais e professores. O desempenho do instrumento para rastreio do diagnóstico do TDAH foi fraco, independentemente do ponto de corte escolhido. Utilizando os dados da avaliação clínica, nenhum outro ponto de corte para o número de sintomas de desatenção e de hiperatividade/impulsividade funcionou melhor do que o ponto de corte de 6 sintomas sugerido pelo DSM-5 para a desatenção e para a hiperatividade/impulsividade (AUC = 0,75; IC95% = 0,67 - 0,84). Os nossos resultados demonstraram que o TDAH é um transtorno mental prevalente em Moçambique e está associado a perfis de comorbilidade, fatores predisponentes e resultados negativos semelhantes aos de outras culturas. Além disso, eles sublinham a adequação do ponto de corte do DSM-5 para o número de sintomas de desatenção e hiperatividade/impulsividade do TDAH (critério A) em uma cultura africana e, também indicam que se deve ter cuidado ao utilizar instrumentos de rastreio baseados apenas nos relatos dos pais ou dos professores sobre os sintomas para prever o diagnóstico categórico da TDAH.Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurodevelopmental disorder characterized by impairing and age-inappropriate levels of inattention and hyperactivity/impulsivity, manifesting early in childhood, persisting into adulthood, and interfering with personal, social, or academic/professional functioning. Various studies have assessed the prevalence of ADHD among children and adolescents in different countries, including Brazil. There are several African countries, such as Mozambique, where there is no epidemiological data on ADHD. The clinical relevance of studying ADHD in children in the African continent lies in the possible association of this disorder with poorer adaptive and social functioning, reflected in higher rates of both drug abuse/dependence and school failure and suspensions, leading to school dropout. Thus, our objectives were: a) to study the prevalence rate of ADHD; b) the frequency of comorbid Disruptive Behavior Disorders; c) the main negative outcomes associated with the disorder; d) the performance of a screening instrument for diagnosing ADHD; e) which number of ADHD symptoms according to DSM-5 were best associated with impairment in a sample of children and adolescents from primary schools in Nampula, Mozambique. The prevalence of ADHD was assessed from an estimated population of around 43,000 pupils enrolled in 106 primary schools in the city of Nampula. A random sample of 748 pupils was selected for ADHD screening. The SNAP-IV scale was applied to both parents and teachers. All positive screening students (n = 76) and a subset of screening negative individuals (n = 76) underwent a clinical psychiatric assessment. Next, we evaluated the diagnostic performance of the ADHD screening instrument against a clinical psychiatric assessment using a structured interview. Finally, we examined DSM-5 criterion A (number of symptoms) in relation to functional impairment. The prevalence of ADHD was estimated at 13.4% (95% CI: 11.5%-19.2%) and 30.6% of individuals with ADHD had a comorbid disruptive disorder. Prematurity and the presence of a medical condition in the baby at birth were associated with ADHD (p< .001). Students with ADHD (n=36) had significantly higher rates of substance use (alcohol, marijuana) (p< .001) and school repetition than controls (p < .001). Comorbidity between ADHD and disruptive disorder increased the chance of substance use (p < .001). Parents and teachers showed a low agreement on individual ADHD symptoms using data from the screening phase. The screening instrument's performance in diagnosing ADHD was poor, regardless of the cut-off point chosen. Using the data from the clinical assessment, no other cut-off points for the number of symptoms of inattention and hyperactivity/impulsivity worked better than the cut-off point of 6 symptoms suggested by the DSM-5 for inattention and hyperactivity/impulsivity (AUC = 0.75; 95%CI = 0.67 - 0.84). Our results demonstrate that ADHD is a prevalent mental disorder in Mozambique, and it is associated with a comorbidity profile with Disruptive Behavior Disorders, predisposing factors, and negative outcomes like those in other cultures. In addition, they emphasize the appropriateness of the DSM-5 cut-off point for the number of ADHD symptoms of inattention and hyperactivity/impulsivity (criterion A) in an African culture and also indicate that caution should be exercised when using screening instruments based solely on parents' or teachers' reports of symptoms to predict ADHD categorical diagnosis.application/pdfporTranstorno do déficit de atenção com hiperatividadePrevalênciaCriançaComorbidadeFatores de riscoDiagnósticoEpidemiologiaMoçambiqueAttention deficit/hyperactivity disorderPrevalenceScreeningEpidemiologyMozambiqueTranstorno de déficit de atenção/hiperatividade : um estudo de prevalência, comorbidade, factores associados e critérios diagnósticos em crianças das escolas primárias da cidade de Nampulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do ComportamentoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194547.pdf.txt001194547.pdf.txtExtracted Texttext/plain101643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271325/2/001194547.pdf.txt8f9590066318613bc67a892204575838MD52ORIGINAL001194547.pdfTexto parcialapplication/pdf1303946http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271325/1/001194547.pdf0f515d842fe4770f40ac356013fc4954MD5110183/2713252024-02-07 06:01:36.419702oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271325Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T08:01:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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