Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/37375 |
Resumo: | Esta dissertação analisa a presença das propostas de educação psicanaliticamente orientada e/ou de clínica em extensão na práxis dos egressos, co-relacionadas à vivência da articulação dos campos Psicanálise e Educação na ênfase temática Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundamenta-se na psicanálise, especialmente nos referenciais freudo-lacanianos, tendo como eixos teóricos interpretativos os temas da identificação e da transferência, além dos aspectos da manutenção de presença dos conceitos psicanalíticos nos discursos atuais e dos lugares de atuação profissional dos egressos. Tem sua metodologia inspirada na Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Toma como objeto de estudo os discursos de seis mestres titulados a partir de excertos de suas dissertações e de uma entrevista eletrônica. Os resultados apontam para a importância da proposição de educação psicanaliticamente orientada e/ou psicanálise em extensão junto às suas práticas docentes e outras áreas profissionais. Também, indicam que a vivência da orientação teórica psicanalítica no curso de pós-graduação em educação desenvolve importantes possibilidades de interlocução entre a psicanálise e a educação, promovendo a concepção de outros modos de relação na educação que visam aos sujeitos aprendentes/ensinantes, para além de formações protocolares e currículos engessados em especificidades disciplinares. Além disso, contribui para a evidência que a ética psicanalítica pode oferecer aos docentes e às equipes escolares, importantes subsídios para o atendimento do que atualmente se apresenta como deficitário na escola. |
id |
URGS_a7bd7c44b9f8a1a1b4b155d668314c94 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37375 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Herbert, Loiva LuciaFolberg, Maria Nestrovsky2012-03-07T01:21:10Z2010http://hdl.handle.net/10183/37375000820638Esta dissertação analisa a presença das propostas de educação psicanaliticamente orientada e/ou de clínica em extensão na práxis dos egressos, co-relacionadas à vivência da articulação dos campos Psicanálise e Educação na ênfase temática Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundamenta-se na psicanálise, especialmente nos referenciais freudo-lacanianos, tendo como eixos teóricos interpretativos os temas da identificação e da transferência, além dos aspectos da manutenção de presença dos conceitos psicanalíticos nos discursos atuais e dos lugares de atuação profissional dos egressos. Tem sua metodologia inspirada na Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Toma como objeto de estudo os discursos de seis mestres titulados a partir de excertos de suas dissertações e de uma entrevista eletrônica. Os resultados apontam para a importância da proposição de educação psicanaliticamente orientada e/ou psicanálise em extensão junto às suas práticas docentes e outras áreas profissionais. Também, indicam que a vivência da orientação teórica psicanalítica no curso de pós-graduação em educação desenvolve importantes possibilidades de interlocução entre a psicanálise e a educação, promovendo a concepção de outros modos de relação na educação que visam aos sujeitos aprendentes/ensinantes, para além de formações protocolares e currículos engessados em especificidades disciplinares. Além disso, contribui para a evidência que a ética psicanalítica pode oferecer aos docentes e às equipes escolares, importantes subsídios para o atendimento do que atualmente se apresenta como deficitário na escola.The present work analyses the presence of psychologically oriented education proposals and/or clinic extension in praxis of graduated students in relation to their experience in the articulation fields of Psychoanalysis and Education emphasizing ―Personality, Culture, Psychoanalysis and Education‖, developed by the Pos Graduation Education Program of the Federal University of Rio Grande do Sul Sate. It is based on the psycoanalysis, specially Freudian-Lacanian references, taking in consideration the axis of theoric interpretation of identifycation and transference subjects, besides the maintainance of the aspects of psycoanalytic concepts being present in actual speeches and places where the graduates act professionaly. The methodology was inspired by the ―Textual Speech Analysis‖ by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. It takes as object of study, the speech of six chosen masters. Some fragments of their dissertations were used toghether with an enterview by electronic mail. The results point out the importance of the psycologicaly oriented education preposition and/or psycoanalysis extension together with education practices and other professional areas. It also sugests that the experience of psycoanalitical theoric orientation in the course of pos graduation in education develop important possibilities of interlocation between psycoanalise and education, promoting the idea of other methods of relation in education having in view the subjects students/teachers, in addition to trining protocol and canned curricula in specific disciplines. It also contributes to the evidence that the psychoanalytie ethics can offer teachers and school staff, important contributions to the care of that now presents itself as a deficit in the school.application/pdfporPsicanáliseExtensãoClínica ampliadaPsychoanalysisEducationPsychoanalytically oriented educationPsychoanalysis extensionPsicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000820638.pdf.txt000820638.pdf.txtExtracted Texttext/plain248559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/2/000820638.pdf.txt4fe9fd1422c322e66f82384bbf5fd454MD52ORIGINAL000820638.pdf000820638.pdfTexto completoapplication/pdf1039489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/1/000820638.pdf5329b33aedfc8ed5fd426dbd39a4dfeeMD51THUMBNAIL000820638.pdf.jpg000820638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/3/000820638.pdf.jpg27f8133800cc32f1312156aab30dfd4cMD5310183/373752018-10-10 07:58:13.003oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:58:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis |
title |
Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis |
spellingShingle |
Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis Herbert, Loiva Lucia Psicanálise Extensão Clínica ampliada Psychoanalysis Education Psychoanalytically oriented education Psychoanalysis extension |
title_short |
Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis |
title_full |
Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis |
title_fullStr |
Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis |
title_full_unstemmed |
Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis |
title_sort |
Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis |
author |
Herbert, Loiva Lucia |
author_facet |
Herbert, Loiva Lucia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herbert, Loiva Lucia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Folberg, Maria Nestrovsky |
contributor_str_mv |
Folberg, Maria Nestrovsky |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicanálise Extensão Clínica ampliada |
topic |
Psicanálise Extensão Clínica ampliada Psychoanalysis Education Psychoanalytically oriented education Psychoanalysis extension |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Psychoanalysis Education Psychoanalytically oriented education Psychoanalysis extension |
description |
Esta dissertação analisa a presença das propostas de educação psicanaliticamente orientada e/ou de clínica em extensão na práxis dos egressos, co-relacionadas à vivência da articulação dos campos Psicanálise e Educação na ênfase temática Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundamenta-se na psicanálise, especialmente nos referenciais freudo-lacanianos, tendo como eixos teóricos interpretativos os temas da identificação e da transferência, além dos aspectos da manutenção de presença dos conceitos psicanalíticos nos discursos atuais e dos lugares de atuação profissional dos egressos. Tem sua metodologia inspirada na Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Toma como objeto de estudo os discursos de seis mestres titulados a partir de excertos de suas dissertações e de uma entrevista eletrônica. Os resultados apontam para a importância da proposição de educação psicanaliticamente orientada e/ou psicanálise em extensão junto às suas práticas docentes e outras áreas profissionais. Também, indicam que a vivência da orientação teórica psicanalítica no curso de pós-graduação em educação desenvolve importantes possibilidades de interlocução entre a psicanálise e a educação, promovendo a concepção de outros modos de relação na educação que visam aos sujeitos aprendentes/ensinantes, para além de formações protocolares e currículos engessados em especificidades disciplinares. Além disso, contribui para a evidência que a ética psicanalítica pode oferecer aos docentes e às equipes escolares, importantes subsídios para o atendimento do que atualmente se apresenta como deficitário na escola. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-03-07T01:21:10Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/37375 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000820638 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/37375 |
identifier_str_mv |
000820638 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/2/000820638.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/1/000820638.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/3/000820638.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4fe9fd1422c322e66f82384bbf5fd454 5329b33aedfc8ed5fd426dbd39a4dfee 27f8133800cc32f1312156aab30dfd4c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085221117198336 |