Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Herbert, Loiva Lucia
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37375
Resumo: Esta dissertação analisa a presença das propostas de educação psicanaliticamente orientada e/ou de clínica em extensão na práxis dos egressos, co-relacionadas à vivência da articulação dos campos Psicanálise e Educação na ênfase temática Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundamenta-se na psicanálise, especialmente nos referenciais freudo-lacanianos, tendo como eixos teóricos interpretativos os temas da identificação e da transferência, além dos aspectos da manutenção de presença dos conceitos psicanalíticos nos discursos atuais e dos lugares de atuação profissional dos egressos. Tem sua metodologia inspirada na Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Toma como objeto de estudo os discursos de seis mestres titulados a partir de excertos de suas dissertações e de uma entrevista eletrônica. Os resultados apontam para a importância da proposição de educação psicanaliticamente orientada e/ou psicanálise em extensão junto às suas práticas docentes e outras áreas profissionais. Também, indicam que a vivência da orientação teórica psicanalítica no curso de pós-graduação em educação desenvolve importantes possibilidades de interlocução entre a psicanálise e a educação, promovendo a concepção de outros modos de relação na educação que visam aos sujeitos aprendentes/ensinantes, para além de formações protocolares e currículos engessados em especificidades disciplinares. Além disso, contribui para a evidência que a ética psicanalítica pode oferecer aos docentes e às equipes escolares, importantes subsídios para o atendimento do que atualmente se apresenta como deficitário na escola.
id URGS_a7bd7c44b9f8a1a1b4b155d668314c94
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37375
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Herbert, Loiva LuciaFolberg, Maria Nestrovsky2012-03-07T01:21:10Z2010http://hdl.handle.net/10183/37375000820638Esta dissertação analisa a presença das propostas de educação psicanaliticamente orientada e/ou de clínica em extensão na práxis dos egressos, co-relacionadas à vivência da articulação dos campos Psicanálise e Educação na ênfase temática Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundamenta-se na psicanálise, especialmente nos referenciais freudo-lacanianos, tendo como eixos teóricos interpretativos os temas da identificação e da transferência, além dos aspectos da manutenção de presença dos conceitos psicanalíticos nos discursos atuais e dos lugares de atuação profissional dos egressos. Tem sua metodologia inspirada na Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Toma como objeto de estudo os discursos de seis mestres titulados a partir de excertos de suas dissertações e de uma entrevista eletrônica. Os resultados apontam para a importância da proposição de educação psicanaliticamente orientada e/ou psicanálise em extensão junto às suas práticas docentes e outras áreas profissionais. Também, indicam que a vivência da orientação teórica psicanalítica no curso de pós-graduação em educação desenvolve importantes possibilidades de interlocução entre a psicanálise e a educação, promovendo a concepção de outros modos de relação na educação que visam aos sujeitos aprendentes/ensinantes, para além de formações protocolares e currículos engessados em especificidades disciplinares. Além disso, contribui para a evidência que a ética psicanalítica pode oferecer aos docentes e às equipes escolares, importantes subsídios para o atendimento do que atualmente se apresenta como deficitário na escola.The present work analyses the presence of psychologically oriented education proposals and/or clinic extension in praxis of graduated students in relation to their experience in the articulation fields of Psychoanalysis and Education emphasizing ―Personality, Culture, Psychoanalysis and Education‖, developed by the Pos Graduation Education Program of the Federal University of Rio Grande do Sul Sate. It is based on the psycoanalysis, specially Freudian-Lacanian references, taking in consideration the axis of theoric interpretation of identifycation and transference subjects, besides the maintainance of the aspects of psycoanalytic concepts being present in actual speeches and places where the graduates act professionaly. The methodology was inspired by the ―Textual Speech Analysis‖ by Roque Moraes and Maria do Carmo Galiazzi. It takes as object of study, the speech of six chosen masters. Some fragments of their dissertations were used toghether with an enterview by electronic mail. The results point out the importance of the psycologicaly oriented education preposition and/or psycoanalysis extension together with education practices and other professional areas. It also sugests that the experience of psycoanalitical theoric orientation in the course of pos graduation in education develop important possibilities of interlocation between psycoanalise and education, promoting the idea of other methods of relation in education having in view the subjects students/teachers, in addition to trining protocol and canned curricula in specific disciplines. It also contributes to the evidence that the psychoanalytie ethics can offer teachers and school staff, important contributions to the care of that now presents itself as a deficit in the school.application/pdfporPsicanáliseExtensãoClínica ampliadaPsychoanalysisEducationPsychoanalytically oriented educationPsychoanalysis extensionPsicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000820638.pdf.txt000820638.pdf.txtExtracted Texttext/plain248559http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/2/000820638.pdf.txt4fe9fd1422c322e66f82384bbf5fd454MD52ORIGINAL000820638.pdf000820638.pdfTexto completoapplication/pdf1039489http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/1/000820638.pdf5329b33aedfc8ed5fd426dbd39a4dfeeMD51THUMBNAIL000820638.pdf.jpg000820638.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/3/000820638.pdf.jpg27f8133800cc32f1312156aab30dfd4cMD5310183/373752018-10-10 07:58:13.003oai:www.lume.ufrgs.br:10183/37375Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:58:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis
title Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis
spellingShingle Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis
Herbert, Loiva Lucia
Psicanálise
Extensão
Clínica ampliada
Psychoanalysis
Education
Psychoanalytically oriented education
Psychoanalysis extension
title_short Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis
title_full Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis
title_fullStr Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis
title_full_unstemmed Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis
title_sort Psicanálise e educação : da extensão acadêmica à práxis
author Herbert, Loiva Lucia
author_facet Herbert, Loiva Lucia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Herbert, Loiva Lucia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Folberg, Maria Nestrovsky
contributor_str_mv Folberg, Maria Nestrovsky
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Extensão
Clínica ampliada
topic Psicanálise
Extensão
Clínica ampliada
Psychoanalysis
Education
Psychoanalytically oriented education
Psychoanalysis extension
dc.subject.eng.fl_str_mv Psychoanalysis
Education
Psychoanalytically oriented education
Psychoanalysis extension
description Esta dissertação analisa a presença das propostas de educação psicanaliticamente orientada e/ou de clínica em extensão na práxis dos egressos, co-relacionadas à vivência da articulação dos campos Psicanálise e Educação na ênfase temática Personalidade, Cultura, Psicanálise e Educação desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fundamenta-se na psicanálise, especialmente nos referenciais freudo-lacanianos, tendo como eixos teóricos interpretativos os temas da identificação e da transferência, além dos aspectos da manutenção de presença dos conceitos psicanalíticos nos discursos atuais e dos lugares de atuação profissional dos egressos. Tem sua metodologia inspirada na Análise Textual Discursiva de Roque Moraes e Maria do Carmo Galiazzi. Toma como objeto de estudo os discursos de seis mestres titulados a partir de excertos de suas dissertações e de uma entrevista eletrônica. Os resultados apontam para a importância da proposição de educação psicanaliticamente orientada e/ou psicanálise em extensão junto às suas práticas docentes e outras áreas profissionais. Também, indicam que a vivência da orientação teórica psicanalítica no curso de pós-graduação em educação desenvolve importantes possibilidades de interlocução entre a psicanálise e a educação, promovendo a concepção de outros modos de relação na educação que visam aos sujeitos aprendentes/ensinantes, para além de formações protocolares e currículos engessados em especificidades disciplinares. Além disso, contribui para a evidência que a ética psicanalítica pode oferecer aos docentes e às equipes escolares, importantes subsídios para o atendimento do que atualmente se apresenta como deficitário na escola.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-03-07T01:21:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/37375
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000820638
url http://hdl.handle.net/10183/37375
identifier_str_mv 000820638
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/2/000820638.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/1/000820638.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/37375/3/000820638.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 4fe9fd1422c322e66f82384bbf5fd454
5329b33aedfc8ed5fd426dbd39a4dfee
27f8133800cc32f1312156aab30dfd4c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085221117198336