Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/49671 |
Resumo: | Os problemas logísticos estão se apoiando de forma bastante expressiva na pesquisa operacional a fim de obter uma maior eficiência em suas operações. Dentre os vários problemas relacionados à designação de veículos em um sistema logístico, o de escalonamento de veículos com múltiplas garagens, MDVSP (Multiple Depot Vehicle Scheduling Problem), vem sendo abordado em diversas pesquisas. O MDVSP pressupõe a existência de garagens que interferem no planejamento das sequências com as quais as viagens devem ser executadas. Frequentemente, métodos exatos não podem resolver as grandes instâncias encontradas na prática e, para poder levá-las em consideração, várias abordagens heurísticas estão sendo desenvolvidas. O principal objetivo deste trabalho, portanto, foi solucionar o MDVSP através de uma heurística utilizando o método de busca-tabu. A principal motivação para a realização deste trabalho surgiu a partir da indicação de que apenas recentemente o uso de meta-heurísticas está sendo aplicado ao MDVSP (Pepin et al. 2008) e das limitações elencadas no estudo de Rohde (2008), o qual utilizou o algoritmo branch-and-bound em uma das etapas da heurística apresentada para resolver o problema, o que fez aumentar o tempo de resolução do problema. O método de pesquisa para solução deste problema foi baseado em adaptações das tradicionais técnicas de pesquisa operacional, e propiciou a resolução do MDVSP apresentando resultados bastante competitivos quanto ao custo da função objetivo, número de veículos utilizados e tempo computacional necessário. |
id |
URGS_a7df7d96e2d72f05fd4495b6e6b6bc92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49671 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Casalinho, Gilmar D'Agostini OliveiraBorenstein, Denis2012-06-14T01:34:39Z2012http://hdl.handle.net/10183/49671000837719Os problemas logísticos estão se apoiando de forma bastante expressiva na pesquisa operacional a fim de obter uma maior eficiência em suas operações. Dentre os vários problemas relacionados à designação de veículos em um sistema logístico, o de escalonamento de veículos com múltiplas garagens, MDVSP (Multiple Depot Vehicle Scheduling Problem), vem sendo abordado em diversas pesquisas. O MDVSP pressupõe a existência de garagens que interferem no planejamento das sequências com as quais as viagens devem ser executadas. Frequentemente, métodos exatos não podem resolver as grandes instâncias encontradas na prática e, para poder levá-las em consideração, várias abordagens heurísticas estão sendo desenvolvidas. O principal objetivo deste trabalho, portanto, foi solucionar o MDVSP através de uma heurística utilizando o método de busca-tabu. A principal motivação para a realização deste trabalho surgiu a partir da indicação de que apenas recentemente o uso de meta-heurísticas está sendo aplicado ao MDVSP (Pepin et al. 2008) e das limitações elencadas no estudo de Rohde (2008), o qual utilizou o algoritmo branch-and-bound em uma das etapas da heurística apresentada para resolver o problema, o que fez aumentar o tempo de resolução do problema. O método de pesquisa para solução deste problema foi baseado em adaptações das tradicionais técnicas de pesquisa operacional, e propiciou a resolução do MDVSP apresentando resultados bastante competitivos quanto ao custo da função objetivo, número de veículos utilizados e tempo computacional necessário.Currently the logistical problems are relying quite significantly on Operational Research in order to achieve greater efficiency in their operations. Among the various problems related to the vehicles scheduling in a logistics system, the Multiple Depot Vehicle Scheduling Problem (MDVSP) has been addressed in several studies. The MDVSP presupposes the existence of depots that affect the planning of sequences to which travel must be performed. Often, exact methods cannot solve large instances encountered in practice and in order to take them into account, several heuristic approaches are being developed. The aim of this study was thus to solve the MDVSP using a meta-heuristic based on tabu-search method. The main motivation for this work came from the indication that only recently the use of meta-heuristics is being applied to MDVSP context (Pepin et al. 2008) and, also, the limitations listed by Rohde (2008) in his study, which used the branch-and-bound in one of the steps of the heuristic presented to solve the problem, which has increased the time resolution. The research method for solving this problem was based on adaptations of traditional techniques of Operational Research, and provided resolutions presenting very competitive results for the MDVSP such as the cost of the objective function, number of vehicles used and computational time.application/pdfporPesquisa operacionalEscalonamento de veículosLogísticaOperational researchVehicle schedulingTabu-searchProposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000837719.pdf000837719.pdfTexto completoapplication/pdf2086872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/1/000837719.pdfa355fdcc684b2efd66eb405dd5702e9aMD51TEXT000837719.pdf.txt000837719.pdf.txtExtracted Texttext/plain139368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/2/000837719.pdf.txtd8425d27d3ca4d5babfd2dc4979c457fMD52THUMBNAIL000837719.pdf.jpg000837719.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/3/000837719.pdf.jpgbc8ce0e101227d67644825180d1a9a62MD5310183/496712018-10-09 09:09:29.918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:09:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens |
title |
Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens |
spellingShingle |
Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira Pesquisa operacional Escalonamento de veículos Logística Operational research Vehicle scheduling Tabu-search |
title_short |
Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens |
title_full |
Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens |
title_fullStr |
Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens |
title_full_unstemmed |
Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens |
title_sort |
Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens |
author |
Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira |
author_facet |
Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Borenstein, Denis |
contributor_str_mv |
Borenstein, Denis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pesquisa operacional Escalonamento de veículos Logística |
topic |
Pesquisa operacional Escalonamento de veículos Logística Operational research Vehicle scheduling Tabu-search |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Operational research Vehicle scheduling Tabu-search |
description |
Os problemas logísticos estão se apoiando de forma bastante expressiva na pesquisa operacional a fim de obter uma maior eficiência em suas operações. Dentre os vários problemas relacionados à designação de veículos em um sistema logístico, o de escalonamento de veículos com múltiplas garagens, MDVSP (Multiple Depot Vehicle Scheduling Problem), vem sendo abordado em diversas pesquisas. O MDVSP pressupõe a existência de garagens que interferem no planejamento das sequências com as quais as viagens devem ser executadas. Frequentemente, métodos exatos não podem resolver as grandes instâncias encontradas na prática e, para poder levá-las em consideração, várias abordagens heurísticas estão sendo desenvolvidas. O principal objetivo deste trabalho, portanto, foi solucionar o MDVSP através de uma heurística utilizando o método de busca-tabu. A principal motivação para a realização deste trabalho surgiu a partir da indicação de que apenas recentemente o uso de meta-heurísticas está sendo aplicado ao MDVSP (Pepin et al. 2008) e das limitações elencadas no estudo de Rohde (2008), o qual utilizou o algoritmo branch-and-bound em uma das etapas da heurística apresentada para resolver o problema, o que fez aumentar o tempo de resolução do problema. O método de pesquisa para solução deste problema foi baseado em adaptações das tradicionais técnicas de pesquisa operacional, e propiciou a resolução do MDVSP apresentando resultados bastante competitivos quanto ao custo da função objetivo, número de veículos utilizados e tempo computacional necessário. |
publishDate |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2012-06-14T01:34:39Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/49671 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000837719 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/49671 |
identifier_str_mv |
000837719 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/1/000837719.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/2/000837719.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/3/000837719.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a355fdcc684b2efd66eb405dd5702e9a d8425d27d3ca4d5babfd2dc4979c457f bc8ce0e101227d67644825180d1a9a62 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085229419823104 |