Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/49671
Resumo: Os problemas logísticos estão se apoiando de forma bastante expressiva na pesquisa operacional a fim de obter uma maior eficiência em suas operações. Dentre os vários problemas relacionados à designação de veículos em um sistema logístico, o de escalonamento de veículos com múltiplas garagens, MDVSP (Multiple Depot Vehicle Scheduling Problem), vem sendo abordado em diversas pesquisas. O MDVSP pressupõe a existência de garagens que interferem no planejamento das sequências com as quais as viagens devem ser executadas. Frequentemente, métodos exatos não podem resolver as grandes instâncias encontradas na prática e, para poder levá-las em consideração, várias abordagens heurísticas estão sendo desenvolvidas. O principal objetivo deste trabalho, portanto, foi solucionar o MDVSP através de uma heurística utilizando o método de busca-tabu. A principal motivação para a realização deste trabalho surgiu a partir da indicação de que apenas recentemente o uso de meta-heurísticas está sendo aplicado ao MDVSP (Pepin et al. 2008) e das limitações elencadas no estudo de Rohde (2008), o qual utilizou o algoritmo branch-and-bound em uma das etapas da heurística apresentada para resolver o problema, o que fez aumentar o tempo de resolução do problema. O método de pesquisa para solução deste problema foi baseado em adaptações das tradicionais técnicas de pesquisa operacional, e propiciou a resolução do MDVSP apresentando resultados bastante competitivos quanto ao custo da função objetivo, número de veículos utilizados e tempo computacional necessário.
id URGS_a7df7d96e2d72f05fd4495b6e6b6bc92
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49671
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Casalinho, Gilmar D'Agostini OliveiraBorenstein, Denis2012-06-14T01:34:39Z2012http://hdl.handle.net/10183/49671000837719Os problemas logísticos estão se apoiando de forma bastante expressiva na pesquisa operacional a fim de obter uma maior eficiência em suas operações. Dentre os vários problemas relacionados à designação de veículos em um sistema logístico, o de escalonamento de veículos com múltiplas garagens, MDVSP (Multiple Depot Vehicle Scheduling Problem), vem sendo abordado em diversas pesquisas. O MDVSP pressupõe a existência de garagens que interferem no planejamento das sequências com as quais as viagens devem ser executadas. Frequentemente, métodos exatos não podem resolver as grandes instâncias encontradas na prática e, para poder levá-las em consideração, várias abordagens heurísticas estão sendo desenvolvidas. O principal objetivo deste trabalho, portanto, foi solucionar o MDVSP através de uma heurística utilizando o método de busca-tabu. A principal motivação para a realização deste trabalho surgiu a partir da indicação de que apenas recentemente o uso de meta-heurísticas está sendo aplicado ao MDVSP (Pepin et al. 2008) e das limitações elencadas no estudo de Rohde (2008), o qual utilizou o algoritmo branch-and-bound em uma das etapas da heurística apresentada para resolver o problema, o que fez aumentar o tempo de resolução do problema. O método de pesquisa para solução deste problema foi baseado em adaptações das tradicionais técnicas de pesquisa operacional, e propiciou a resolução do MDVSP apresentando resultados bastante competitivos quanto ao custo da função objetivo, número de veículos utilizados e tempo computacional necessário.Currently the logistical problems are relying quite significantly on Operational Research in order to achieve greater efficiency in their operations. Among the various problems related to the vehicles scheduling in a logistics system, the Multiple Depot Vehicle Scheduling Problem (MDVSP) has been addressed in several studies. The MDVSP presupposes the existence of depots that affect the planning of sequences to which travel must be performed. Often, exact methods cannot solve large instances encountered in practice and in order to take them into account, several heuristic approaches are being developed. The aim of this study was thus to solve the MDVSP using a meta-heuristic based on tabu-search method. The main motivation for this work came from the indication that only recently the use of meta-heuristics is being applied to MDVSP context (Pepin et al. 2008) and, also, the limitations listed by Rohde (2008) in his study, which used the branch-and-bound in one of the steps of the heuristic presented to solve the problem, which has increased the time resolution. The research method for solving this problem was based on adaptations of traditional techniques of Operational Research, and provided resolutions presenting very competitive results for the MDVSP such as the cost of the objective function, number of vehicles used and computational time.application/pdfporPesquisa operacionalEscalonamento de veículosLogísticaOperational researchVehicle schedulingTabu-searchProposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagensinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000837719.pdf000837719.pdfTexto completoapplication/pdf2086872http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/1/000837719.pdfa355fdcc684b2efd66eb405dd5702e9aMD51TEXT000837719.pdf.txt000837719.pdf.txtExtracted Texttext/plain139368http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/2/000837719.pdf.txtd8425d27d3ca4d5babfd2dc4979c457fMD52THUMBNAIL000837719.pdf.jpg000837719.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/3/000837719.pdf.jpgbc8ce0e101227d67644825180d1a9a62MD5310183/496712018-10-09 09:09:29.918oai:www.lume.ufrgs.br:10183/49671Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:09:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens
title Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens
spellingShingle Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens
Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira
Pesquisa operacional
Escalonamento de veículos
Logística
Operational research
Vehicle scheduling
Tabu-search
title_short Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens
title_full Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens
title_fullStr Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens
title_full_unstemmed Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens
title_sort Proposição de uma heurística utilizando Buscatabu para a resolução do problema de escalonamento de veículos com múltiplas garagens
author Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira
author_facet Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casalinho, Gilmar D'Agostini Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Borenstein, Denis
contributor_str_mv Borenstein, Denis
dc.subject.por.fl_str_mv Pesquisa operacional
Escalonamento de veículos
Logística
topic Pesquisa operacional
Escalonamento de veículos
Logística
Operational research
Vehicle scheduling
Tabu-search
dc.subject.eng.fl_str_mv Operational research
Vehicle scheduling
Tabu-search
description Os problemas logísticos estão se apoiando de forma bastante expressiva na pesquisa operacional a fim de obter uma maior eficiência em suas operações. Dentre os vários problemas relacionados à designação de veículos em um sistema logístico, o de escalonamento de veículos com múltiplas garagens, MDVSP (Multiple Depot Vehicle Scheduling Problem), vem sendo abordado em diversas pesquisas. O MDVSP pressupõe a existência de garagens que interferem no planejamento das sequências com as quais as viagens devem ser executadas. Frequentemente, métodos exatos não podem resolver as grandes instâncias encontradas na prática e, para poder levá-las em consideração, várias abordagens heurísticas estão sendo desenvolvidas. O principal objetivo deste trabalho, portanto, foi solucionar o MDVSP através de uma heurística utilizando o método de busca-tabu. A principal motivação para a realização deste trabalho surgiu a partir da indicação de que apenas recentemente o uso de meta-heurísticas está sendo aplicado ao MDVSP (Pepin et al. 2008) e das limitações elencadas no estudo de Rohde (2008), o qual utilizou o algoritmo branch-and-bound em uma das etapas da heurística apresentada para resolver o problema, o que fez aumentar o tempo de resolução do problema. O método de pesquisa para solução deste problema foi baseado em adaptações das tradicionais técnicas de pesquisa operacional, e propiciou a resolução do MDVSP apresentando resultados bastante competitivos quanto ao custo da função objetivo, número de veículos utilizados e tempo computacional necessário.
publishDate 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2012-06-14T01:34:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/49671
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000837719
url http://hdl.handle.net/10183/49671
identifier_str_mv 000837719
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/1/000837719.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/2/000837719.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/49671/3/000837719.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a355fdcc684b2efd66eb405dd5702e9a
d8425d27d3ca4d5babfd2dc4979c457f
bc8ce0e101227d67644825180d1a9a62
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309017799557120