A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maio, Ana Maria Dantas de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silva, Marcelo da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organicom (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189
Resumo: O objetivo deste artigo é estimular a discussão sobre o papel da ética na comunicação organizacional como mecanismo para conjugar a construção de discursos e o uso do termo “sustentabilidade”. Esta palavra tem sido aplicada de forma indiscriminada por algumas organizações para seduzir e causar impacto. A concepção de ética se ajustou à contemporaneidade; o mundo dos negócios hoje acata a “ética do meio-termo” – preconizada por Gilles Lipovetsky –, que propõe o afastamento dos radicalismos e se torna compatível com a ideia de sustentabilidade produzida em diferentes modalizações discursivas. 
id USP-72_8b03b00479c04da87acdabcc4af05032
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/139189
network_acronym_str USP-72
network_name_str Organicom (Online)
repository_id_str
spelling A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizaçõesThe ethics as supporting factor for sustainability discourse of organizationsLa ética como factor de soporte para el discurso de la sostenibilidad en las organizacionesComunicación organizacional. Ética. Sostenibilidad. Discurso organizacional.Comunicação organizacional. Ética. Sustentabilidade. Discurso organizacional.Organizational communication. Ethics. Sustainability. Organizational discourse.O objetivo deste artigo é estimular a discussão sobre o papel da ética na comunicação organizacional como mecanismo para conjugar a construção de discursos e o uso do termo “sustentabilidade”. Esta palavra tem sido aplicada de forma indiscriminada por algumas organizações para seduzir e causar impacto. A concepção de ética se ajustou à contemporaneidade; o mundo dos negócios hoje acata a “ética do meio-termo” – preconizada por Gilles Lipovetsky –, que propõe o afastamento dos radicalismos e se torna compatível com a ideia de sustentabilidade produzida em diferentes modalizações discursivas. The aim of this article is to stimulate the discussion of the role ethics plays in organizational communication as a means of reconciling the production of discourses and the use of the term ‘sustainability’. This word has been indiscriminately used by some organizations to seduce and cause impact. The concept of ethics has been adapted to contemporaneity; the business world currently accepts ‘midway ethics’ as professed by Gilles Lipovetsky, which proposes keeping distance from extremes, and becomes compatible with the idea of sustainability made in different discursive modalizations.El objetivo de este artículo es estimular el debate sobre el rol de la ética en la comunicación de las organizaciones como mecanismo para conjugar la construcción de discursos y la utilización del término “sostenibilidad”. Esta palabra ha sido aplicada de forma indiscriminada por algunas organizaciones para seducir y causar impacto. La concepción de ética se ha ajustado a la contemporaneidad; el mundo de los negocios hoy practica la “ética del término-medio”, preconizada por Gilles Lipovetsky, que propone un aislamiento de los radicalismos y se vuelve compatible con la idea de sostenibilidad producida en distintas modalidades discursivas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13918910.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139189Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 27-382238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189/134531Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessMaio, Ana Maria Dantas deSilva, Marcelo da2017-11-08T12:40:31Zoai:revistas.usp.br:article/139189Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:33.843373Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações
The ethics as supporting factor for sustainability discourse of organizations
La ética como factor de soporte para el discurso de la sostenibilidad en las organizaciones
title A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações
spellingShingle A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações
Maio, Ana Maria Dantas de
Comunicación organizacional. Ética. Sostenibilidad. Discurso organizacional.
Comunicação organizacional. Ética. Sustentabilidade. Discurso organizacional.
Organizational communication. Ethics. Sustainability. Organizational discourse.
title_short A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações
title_full A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações
title_fullStr A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações
title_full_unstemmed A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações
title_sort A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações
author Maio, Ana Maria Dantas de
author_facet Maio, Ana Maria Dantas de
Silva, Marcelo da
author_role author
author2 Silva, Marcelo da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maio, Ana Maria Dantas de
Silva, Marcelo da
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicación organizacional. Ética. Sostenibilidad. Discurso organizacional.
Comunicação organizacional. Ética. Sustentabilidade. Discurso organizacional.
Organizational communication. Ethics. Sustainability. Organizational discourse.
topic Comunicación organizacional. Ética. Sostenibilidad. Discurso organizacional.
Comunicação organizacional. Ética. Sustentabilidade. Discurso organizacional.
Organizational communication. Ethics. Sustainability. Organizational discourse.
description O objetivo deste artigo é estimular a discussão sobre o papel da ética na comunicação organizacional como mecanismo para conjugar a construção de discursos e o uso do termo “sustentabilidade”. Esta palavra tem sido aplicada de forma indiscriminada por algumas organizações para seduzir e causar impacto. A concepção de ética se ajustou à contemporaneidade; o mundo dos negócios hoje acata a “ética do meio-termo” – preconizada por Gilles Lipovetsky –, que propõe o afastamento dos radicalismos e se torna compatível com a ideia de sustentabilidade produzida em diferentes modalizações discursivas. 
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139189
url https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189
identifier_str_mv 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189/134531
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Organicom
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 27-38
2238-2593
1807-1236
reponame:Organicom (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Organicom (Online)
collection Organicom (Online)
repository.name.fl_str_mv Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv revistaorganicom@usp.br
_version_ 1797047109719949312