A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organicom (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é estimular a discussão sobre o papel da ética na comunicação organizacional como mecanismo para conjugar a construção de discursos e o uso do termo “sustentabilidade”. Esta palavra tem sido aplicada de forma indiscriminada por algumas organizações para seduzir e causar impacto. A concepção de ética se ajustou à contemporaneidade; o mundo dos negócios hoje acata a “ética do meio-termo” – preconizada por Gilles Lipovetsky –, que propõe o afastamento dos radicalismos e se torna compatível com a ideia de sustentabilidade produzida em diferentes modalizações discursivas. |
id |
USP-72_8b03b00479c04da87acdabcc4af05032 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/139189 |
network_acronym_str |
USP-72 |
network_name_str |
Organicom (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizaçõesThe ethics as supporting factor for sustainability discourse of organizationsLa ética como factor de soporte para el discurso de la sostenibilidad en las organizacionesComunicación organizacional. Ética. Sostenibilidad. Discurso organizacional.Comunicação organizacional. Ética. Sustentabilidade. Discurso organizacional.Organizational communication. Ethics. Sustainability. Organizational discourse.O objetivo deste artigo é estimular a discussão sobre o papel da ética na comunicação organizacional como mecanismo para conjugar a construção de discursos e o uso do termo “sustentabilidade”. Esta palavra tem sido aplicada de forma indiscriminada por algumas organizações para seduzir e causar impacto. A concepção de ética se ajustou à contemporaneidade; o mundo dos negócios hoje acata a “ética do meio-termo” – preconizada por Gilles Lipovetsky –, que propõe o afastamento dos radicalismos e se torna compatível com a ideia de sustentabilidade produzida em diferentes modalizações discursivas. The aim of this article is to stimulate the discussion of the role ethics plays in organizational communication as a means of reconciling the production of discourses and the use of the term ‘sustainability’. This word has been indiscriminately used by some organizations to seduce and cause impact. The concept of ethics has been adapted to contemporaneity; the business world currently accepts ‘midway ethics’ as professed by Gilles Lipovetsky, which proposes keeping distance from extremes, and becomes compatible with the idea of sustainability made in different discursive modalizations.El objetivo de este artículo es estimular el debate sobre el rol de la ética en la comunicación de las organizaciones como mecanismo para conjugar la construcción de discursos y la utilización del término “sostenibilidad”. Esta palabra ha sido aplicada de forma indiscriminada por algunas organizaciones para seducir y causar impacto. La concepción de ética se ha ajustado a la contemporaneidad; el mundo de los negocios hoy practica la “ética del término-medio”, preconizada por Gilles Lipovetsky, que propone un aislamiento de los radicalismos y se vuelve compatible con la idea de sostenibilidad producida en distintas modalidades discursivas.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2013-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/13918910.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139189Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 27-382238-25931807-1236reponame:Organicom (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189/134531Copyright (c) 2017 Organicominfo:eu-repo/semantics/openAccessMaio, Ana Maria Dantas deSilva, Marcelo da2017-11-08T12:40:31Zoai:revistas.usp.br:article/139189Revistahttps://www.revistas.usp.br/organicomPUBhttps://www.revistas.usp.br/organicom/oairevistaorganicom@usp.br2238-25931807-1236opendoar:2023-01-13T10:35:33.843373Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações The ethics as supporting factor for sustainability discourse of organizations La ética como factor de soporte para el discurso de la sostenibilidad en las organizaciones |
title |
A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações |
spellingShingle |
A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações Maio, Ana Maria Dantas de Comunicación organizacional. Ética. Sostenibilidad. Discurso organizacional. Comunicação organizacional. Ética. Sustentabilidade. Discurso organizacional. Organizational communication. Ethics. Sustainability. Organizational discourse. |
title_short |
A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações |
title_full |
A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações |
title_fullStr |
A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações |
title_full_unstemmed |
A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações |
title_sort |
A ética como fator de suporte ao discurso da sustentabilidade nas organizações |
author |
Maio, Ana Maria Dantas de |
author_facet |
Maio, Ana Maria Dantas de Silva, Marcelo da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Marcelo da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maio, Ana Maria Dantas de Silva, Marcelo da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicación organizacional. Ética. Sostenibilidad. Discurso organizacional. Comunicação organizacional. Ética. Sustentabilidade. Discurso organizacional. Organizational communication. Ethics. Sustainability. Organizational discourse. |
topic |
Comunicación organizacional. Ética. Sostenibilidad. Discurso organizacional. Comunicação organizacional. Ética. Sustentabilidade. Discurso organizacional. Organizational communication. Ethics. Sustainability. Organizational discourse. |
description |
O objetivo deste artigo é estimular a discussão sobre o papel da ética na comunicação organizacional como mecanismo para conjugar a construção de discursos e o uso do termo “sustentabilidade”. Esta palavra tem sido aplicada de forma indiscriminada por algumas organizações para seduzir e causar impacto. A concepção de ética se ajustou à contemporaneidade; o mundo dos negócios hoje acata a “ética do meio-termo” – preconizada por Gilles Lipovetsky –, que propõe o afastamento dos radicalismos e se torna compatível com a ideia de sustentabilidade produzida em diferentes modalizações discursivas. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139189 |
url |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2238-2593.organicom.2013.139189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139189/134531 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Organicom |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organicom; v. 10 n. 19 (2013): Comunicação Interna, Processos e as Interações nas Organizações; 27-38 2238-2593 1807-1236 reponame:Organicom (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Organicom (Online) |
collection |
Organicom (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organicom (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaorganicom@usp.br |
_version_ |
1797047109719949312 |