Digital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitization

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcon, Erico
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/201580
Resumo: Os temas digitalização e servitização têm sido pesquisados em diversas áreas. Este trabalho foca-se em analisar como a interface entre os dois campos de pesquisa possibilita novas ofertas de valor. Neste sentido, as ofertas servitizadas podem ser impactadas pela digitalização tanto no seu desenvolvimento quanto no seu resultado final. Portanto o primeiro objetivo desta dissertação é compreender quais as barreiras percebidas para cada um dos dois momentos. Os resultados demonstram que as barreiras mais significativas se encontram no uso da digitalização para a inovação da oferta final da servitização. Assim, o segundo objetivo abordado por este estudo é o de compreender como a digitalização e a servitização compõem ofertas de valor por meio de ofertas combinadas, denominadas DPSS, e quais as capabilidades necessárias para sua entrega. Os resultados da revisão da literatura demonstram que as ofertas de DPSS se organizam em três níveis (básico, intermediário e avançado), que, por sua vez são compostas pelos fatores: modelo de negócios ofertado, risco, serviço entregue e uso dos dados. Identificou-se que conforme cresce o nível de DPSS, crescem também as capabilidades necessárias para a sua oferta. Finalmente, com base nos níveis identificados, buscou-se compreender quais os impulsionadores e as barreiras para cada nível de DPSS. Os resultados demonstram que a barreira mais dificulta a oferta de DPSS é a percepção de valor pelo cliente nos níveis mais baixos, devido ao foco da oferta em questões operacionais. Ao passo que, em níveis mais avançados, os impulsionadores se caracterizam justamente pela oferta de valor percebida pelo consumidor, uma vez que o nível avançado se caracteriza pelo foco na entrega de uma solução customizada.
id URGS_a8ae53cbdb25f2788b868445413a2985
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201580
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Marcon, EricoFrank, Alejandro Germán2019-11-12T03:46:10Z2019http://hdl.handle.net/10183/201580001097726Os temas digitalização e servitização têm sido pesquisados em diversas áreas. Este trabalho foca-se em analisar como a interface entre os dois campos de pesquisa possibilita novas ofertas de valor. Neste sentido, as ofertas servitizadas podem ser impactadas pela digitalização tanto no seu desenvolvimento quanto no seu resultado final. Portanto o primeiro objetivo desta dissertação é compreender quais as barreiras percebidas para cada um dos dois momentos. Os resultados demonstram que as barreiras mais significativas se encontram no uso da digitalização para a inovação da oferta final da servitização. Assim, o segundo objetivo abordado por este estudo é o de compreender como a digitalização e a servitização compõem ofertas de valor por meio de ofertas combinadas, denominadas DPSS, e quais as capabilidades necessárias para sua entrega. Os resultados da revisão da literatura demonstram que as ofertas de DPSS se organizam em três níveis (básico, intermediário e avançado), que, por sua vez são compostas pelos fatores: modelo de negócios ofertado, risco, serviço entregue e uso dos dados. Identificou-se que conforme cresce o nível de DPSS, crescem também as capabilidades necessárias para a sua oferta. Finalmente, com base nos níveis identificados, buscou-se compreender quais os impulsionadores e as barreiras para cada nível de DPSS. Os resultados demonstram que a barreira mais dificulta a oferta de DPSS é a percepção de valor pelo cliente nos níveis mais baixos, devido ao foco da oferta em questões operacionais. Ao passo que, em níveis mais avançados, os impulsionadores se caracterizam justamente pela oferta de valor percebida pelo consumidor, uma vez que o nível avançado se caracteriza pelo foco na entrega de uma solução customizada.The topics of digitization and servitization have been researched in several areas. In this dissertation the focus is on how the interface between the two fields of allows new value propositions. In this sense, the services offered can be impacted by the digitization both in its development and in its final result. Therefore, the first objective of this dissertation is to understand the perceived barriers in each of the two moments. The results show that the most significant barriers are found in the use of digitization for the innovation of the final offer of servitization. Thus, the second objective addressed by this study is to understand how digitization and servitization convergence, named DPSS, deliver value offers and the necessary capabilities for their delivery. The results of the literature review show that the DPSS offers are organized into three levels (basic, intermediary, and advanced), according to the business model offered, risk, service delivered and data usage. It was identified that as the level of DPSS increases, so do the capabilities required for its supply. Finally, based on the identified levels, we sought to understand the drivers and barriers for each level of DPSS. The results demonstrate that the barrier that most hinders the adoption of DPSS is the perception of value by the customer at the lower levels due to the focus of the offer on operational issues. Whereas at more advanced levels the drivers are characterized by the perceived value by the consumer, as this level is characterized by the focus on delivering a customized solution.application/pdfengDigitalizaçãoServitizaçãoDigitizationServitizationBarriersProduct-service systemsDPSSDigital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitizationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001097726.pdf.txt001097726.pdf.txtExtracted Texttext/plain247976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201580/2/001097726.pdf.txt232ba3de28b0302e6f58aa1990e9e56cMD52ORIGINAL001097726.pdfTexto completoapplication/pdf978402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201580/1/001097726.pdf0947a3bf6ab5c1ade63990906d811f30MD5110183/2015802023-03-22 03:24:39.618237oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-22T06:24:39Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Digital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitization
title Digital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitization
spellingShingle Digital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitization
Marcon, Erico
Digitalização
Servitização
Digitization
Servitization
Barriers
Product-service systems
DPSS
title_short Digital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitization
title_full Digital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitization
title_fullStr Digital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitization
title_full_unstemmed Digital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitization
title_sort Digital product-service system : a study on the intersection between digitalization and servitization
author Marcon, Erico
author_facet Marcon, Erico
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcon, Erico
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Frank, Alejandro Germán
contributor_str_mv Frank, Alejandro Germán
dc.subject.por.fl_str_mv Digitalização
Servitização
topic Digitalização
Servitização
Digitization
Servitization
Barriers
Product-service systems
DPSS
dc.subject.eng.fl_str_mv Digitization
Servitization
Barriers
Product-service systems
DPSS
description Os temas digitalização e servitização têm sido pesquisados em diversas áreas. Este trabalho foca-se em analisar como a interface entre os dois campos de pesquisa possibilita novas ofertas de valor. Neste sentido, as ofertas servitizadas podem ser impactadas pela digitalização tanto no seu desenvolvimento quanto no seu resultado final. Portanto o primeiro objetivo desta dissertação é compreender quais as barreiras percebidas para cada um dos dois momentos. Os resultados demonstram que as barreiras mais significativas se encontram no uso da digitalização para a inovação da oferta final da servitização. Assim, o segundo objetivo abordado por este estudo é o de compreender como a digitalização e a servitização compõem ofertas de valor por meio de ofertas combinadas, denominadas DPSS, e quais as capabilidades necessárias para sua entrega. Os resultados da revisão da literatura demonstram que as ofertas de DPSS se organizam em três níveis (básico, intermediário e avançado), que, por sua vez são compostas pelos fatores: modelo de negócios ofertado, risco, serviço entregue e uso dos dados. Identificou-se que conforme cresce o nível de DPSS, crescem também as capabilidades necessárias para a sua oferta. Finalmente, com base nos níveis identificados, buscou-se compreender quais os impulsionadores e as barreiras para cada nível de DPSS. Os resultados demonstram que a barreira mais dificulta a oferta de DPSS é a percepção de valor pelo cliente nos níveis mais baixos, devido ao foco da oferta em questões operacionais. Ao passo que, em níveis mais avançados, os impulsionadores se caracterizam justamente pela oferta de valor percebida pelo consumidor, uma vez que o nível avançado se caracteriza pelo foco na entrega de uma solução customizada.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-12T03:46:10Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/201580
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001097726
url http://hdl.handle.net/10183/201580
identifier_str_mv 001097726
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201580/2/001097726.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201580/1/001097726.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 232ba3de28b0302e6f58aa1990e9e56c
0947a3bf6ab5c1ade63990906d811f30
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309156425498624