Cartografias dos movimentos sociais nos livros didáticos de Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lessa, Davi Teles Dietrich
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234404
Resumo: Esta dissertação é desenvolvida no contexto da valorização das lutas que espaço- temporalmente são garantidoras dos direitos humanos e que, no atual período, vêm sendo duramente atacadas pelo neoliberalismo, neofascismo e seus representantes na sociedade. O estudo apresenta reflexões que possam contribuir para a teoria e a prática do Ensino de Geografia pelas imagens de corpos em luta. Como objetivo central, destaco: analisar as fotografias dos movimentos sociais em protestos no Brasil que ilustram as páginas das coleções de Geografia para o Ensino Fundamental (Anos Finais) do Plano Nacional do Livro Didático 2020-22. Como objetivos específicos: (a) identificar as fotografias dos Movimentos Sociais na condição de protestos no Brasil que estão inscritas nos livros didáticos de Geografia; (b) relacionar visualidades sobre os Movimentos Sociais por meio das fotografias de protestos e (c) propor colagens a partir das fotografias dos Movimentos Sociais brasileiros presentes nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. Diante do exposto, as bases teórico-experienciais são fundamentadas na moldura dos estudos culturais pelas autoras e autores Ivaine Maria Tonini, Miguel Arroyo, Renato Emerson dos Santos, Wenscelao Oliveira Jr, Marlucy Paraíso e Aldo Oliveira. A investigação foi realizada com o método cartográfico e as técnicas de colagem e deslocamento imagéticos. Como resultados principais, evidencio: (a) a descrição dos elementos conjunturais que tensionam os Movimentos Sociais na resistência e na defesa de direitos; (b) a apresentação de estudos sobre os Movimentos Sociais na Geografia brasileira e constituição desse fenômeno espacial em conceito geográfico e curricular; c) as alterações em curso nos livros didáticos relacionados ao atual projeto político do país; (d) as imagens como mobilizadoras de discursos na Educação; (e) as montagens digitais que produzem narrativas e possibilidades de trabalhos docentes; (f) a identificação e a caracterização fotográficas dos Movimentos Sociais em protestos presentes nos livros didáticos de Geografia. Proponho, ao agrupar as fotos dos segmentos sociais em luta, evidenciar um ensino geográfico reivindicatório. Com o foco nos corpos em movimento e suas pautas retratadas nos livros didáticos, trabalho com a ótica de múltiplos atravessamentos que ocorrem quando um coletivo se mobiliza em situações ativas e reativas, afirmativas e opressivas, progressistas e reacionárias. Um movimento de ida e volta, olhando para si, para o lado e para o todo ao mesmo tempo.
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Como objetivos específicos: (a) identificar as fotografias dos Movimentos Sociais na condição de protestos no Brasil que estão inscritas nos livros didáticos de Geografia; (b) relacionar visualidades sobre os Movimentos Sociais por meio das fotografias de protestos e (c) propor colagens a partir das fotografias dos Movimentos Sociais brasileiros presentes nos livros didáticos de Geografia dos anos finais do ensino fundamental. Diante do exposto, as bases teórico-experienciais são fundamentadas na moldura dos estudos culturais pelas autoras e autores Ivaine Maria Tonini, Miguel Arroyo, Renato Emerson dos Santos, Wenscelao Oliveira Jr, Marlucy Paraíso e Aldo Oliveira. A investigação foi realizada com o método cartográfico e as técnicas de colagem e deslocamento imagéticos. Como resultados principais, evidencio: (a) a descrição dos elementos conjunturais que tensionam os Movimentos Sociais na resistência e na defesa de direitos; (b) a apresentação de estudos sobre os Movimentos Sociais na Geografia brasileira e constituição desse fenômeno espacial em conceito geográfico e curricular; c) as alterações em curso nos livros didáticos relacionados ao atual projeto político do país; (d) as imagens como mobilizadoras de discursos na Educação; (e) as montagens digitais que produzem narrativas e possibilidades de trabalhos docentes; (f) a identificação e a caracterização fotográficas dos Movimentos Sociais em protestos presentes nos livros didáticos de Geografia. Proponho, ao agrupar as fotos dos segmentos sociais em luta, evidenciar um ensino geográfico reivindicatório. Com o foco nos corpos em movimento e suas pautas retratadas nos livros didáticos, trabalho com a ótica de múltiplos atravessamentos que ocorrem quando um coletivo se mobiliza em situações ativas e reativas, afirmativas e opressivas, progressistas e reacionárias. Um movimento de ida e volta, olhando para si, para o lado e para o todo ao mesmo tempo.Esta disertación se desarrolla en el contexto de la valoración de las luchas que espaciotemporalmente son garantizadoras de los derechos humanos y que, en este momento, han sido duramente atacadas por el neoliberalismo, el neofascismo y sus representantes en la sociedad. El estudio presenta reflexiones que puedan contribuir a la teoría y a la práctica de la Enseñanza de la Geografía a través de imágenes de cuerpos en lucha. Como objetivo principal, destaco: analizar las fotografías de los movimientos sociales en protestas en Brasil que ilustran las páginas de las colecciones de Geografía para la Educación Primaria (Años Finales) del Plan Nacional del Libro de Texto 2020-22. Como objetivos específicos: (a) identificar las fotografías de los Movimientos Sociales en situación de protestas en Brasil que están registradas en los libros de textos de Geografía; (b) relacionar visualidades acerca de los Movimientos Sociales a través de fotografías de protestas y (c) proponer collages a partir de las fotografías de los Movimientos Sociales brasileños presentes en los libros de texto de Geografía de los años finales de la Educación Primaria. En vista de lo expuesto, las bases teórico-experienciales se fundamentan en los moldes de los estudios culturales por los autores Ivaine Maria Tonini, Miguel Arroyo, Renato Emerson dos Santos, Wenscelao Oliveira Jr, Marlucy Paraíso y Aldo Oliveira. La investigación ha sido realizada con el método cartográfico y las técnicas de collage y desplazamiento de imágenes. Como principales resultados, subrayo: (a) la descripción de los elementos coyunturales que acentúan los Movimientos Sociales en la resistencia y en la defensa de los derechos; (b) la presentación de estudios sobre los Movimientos Sociales en la Geografía brasileña y la constitución de ese fenómeno espacial en concepto geográfico y curricular; los cambios en curso en los libros de texto relacionados al actual proyecto político del país; (d) las imágenes como movilizadoras de discursos en la Educación; (e) los montajes digitales que producen narrativas y posibilidades de trabajos docentes; (f) la identificación y la caracterización fotográficas de los Movimientos Sociales en protestas presentes en los libros de texto de Geografía. Propongo, al agrupar las fotos de los segmentos sociales en lucha, poner en evidencia una enseñanza geográfica reivindicativa. Con el énfasis en los cuerpos en movimiento y sus patrones retratados en los libros de texto, trabajo con la perspectiva de múltiples cruces que ocurren cuando un colectivo se moviliza en situaciones activas y reactivas, afirmativas y opresivas, progresistas y reaccionarias. Un movimiento hacia adelante y hacia atrás, mirando a sí mismo, hacia el lado y al todo al mismo tiempo.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaLivros didaticosMovimentos sociaisMovimientos socialesCartografíasFotografíasImágenesLibros de textos de GeografíaCartografias dos movimentos sociais nos livros didáticos de Geografiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em GeografiaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001136218.pdf.txt001136218.pdf.txtExtracted Texttext/plain301913http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234404/2/001136218.pdf.txt18220c4765ccc9164d923d71c6fa6058MD52ORIGINAL001136218.pdfTexto completoapplication/pdf4438280http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234404/1/001136218.pdf43665be4704b606b64c0dc09e2646414MD5110183/2344042022-02-22 04:51:29.112836oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234404Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T07:51:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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