Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Michelle Coitinho de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/223033
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir como as migrações internacionais são abordadas nos livros didáticos do 8º ano do Ensino Fundamental, bem como refletir sobre a importância dos livros didáticos para o ensino e apresentar as principais perspectivas teóricas que estudam o tema das migrações. Refletimos sobre a importância de trabalhar esse tema na Geografia Escolar, buscando conectar as aulas com a realidade vivida e buscando combater a desinformação, que é a origem da xenofobia. Para a realização desta pesquisa foram selecionados três livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Conclui-se que livros didáticos não apresentam um padrão na abordagem do tema, sendo que ficou evidente os que seguem uma abordagem mais reflexiva e qualitativa enquanto apenas um que segue uma abordagem objetiva e quantitativa.
id UFRGS-2_a3c59d6ead5d28aeecc085ac78e175d6
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223033
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Oliveira, Michelle Coitinho deDorfman, Adriana2021-06-30T04:23:57Z2021http://hdl.handle.net/10183/223033001127493O presente trabalho tem como objetivo discutir como as migrações internacionais são abordadas nos livros didáticos do 8º ano do Ensino Fundamental, bem como refletir sobre a importância dos livros didáticos para o ensino e apresentar as principais perspectivas teóricas que estudam o tema das migrações. Refletimos sobre a importância de trabalhar esse tema na Geografia Escolar, buscando conectar as aulas com a realidade vivida e buscando combater a desinformação, que é a origem da xenofobia. Para a realização desta pesquisa foram selecionados três livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Conclui-se que livros didáticos não apresentam um padrão na abordagem do tema, sendo que ficou evidente os que seguem uma abordagem mais reflexiva e qualitativa enquanto apenas um que segue uma abordagem objetiva e quantitativa.El presente trabajo tiene como objetivo discutir cómo se abordan las migraciones internacionales en los libros de texto del octavo año de la escuela primaria, así como reflexionar sobre la importancia de los libros de texto para la enseñanza y presentar las principales perspectivas teóricas que estudian el tema de la migración. Reflexionamos sobre la importancia de trabajar este tema en Geografía Escolar, buscando conectar las clases con la realidad vivida y buscando combatir la desinformación, que es el origen de la xenofobia. Para realizar esta investigación se seleccionaron tres libros de texto aprobados por el Programa Nacional de Libros de Texto 2020. Concluimos que los libros de texto no tienen un estándar en el abordaje del tema, y se evidenció quienes siguen un enfoque más reflexivo y cualitativo mientras que solo uno que sigue un enfoque objetivo y cuantitativo.application/pdfporGeografia escolarEnsino de geografiaLivro didáticoMigraçãoEnsañanza de GeografiaMigracionesLibros de textoMigrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de GeociênciasPorto Alegre, BR-RS2021Geografia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001127493.pdf.txt001127493.pdf.txtExtracted Texttext/plain72131http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223033/2/001127493.pdf.txt1b65caf84933f6b7bf2b8f9a80d197d8MD52ORIGINAL001127493.pdfTexto completoapplication/pdf1797662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223033/1/001127493.pdf935af71f074786cd75c03d59f9fb942cMD5110183/2230332021-07-09 04:35:48.400861oai:www.lume.ufrgs.br:10183/223033Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-07-09T07:35:48Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental
title Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental
spellingShingle Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental
Oliveira, Michelle Coitinho de
Geografia escolar
Ensino de geografia
Livro didático
Migração
Ensañanza de Geografia
Migraciones
Libros de texto
title_short Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental
title_full Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental
title_fullStr Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental
title_sort Migrações internacionais e Geografia : uma análise de livros didáticos do ensino fundamental
author Oliveira, Michelle Coitinho de
author_facet Oliveira, Michelle Coitinho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Michelle Coitinho de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Dorfman, Adriana
contributor_str_mv Dorfman, Adriana
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia escolar
Ensino de geografia
Livro didático
Migração
topic Geografia escolar
Ensino de geografia
Livro didático
Migração
Ensañanza de Geografia
Migraciones
Libros de texto
dc.subject.spa.fl_str_mv Ensañanza de Geografia
Migraciones
Libros de texto
description O presente trabalho tem como objetivo discutir como as migrações internacionais são abordadas nos livros didáticos do 8º ano do Ensino Fundamental, bem como refletir sobre a importância dos livros didáticos para o ensino e apresentar as principais perspectivas teóricas que estudam o tema das migrações. Refletimos sobre a importância de trabalhar esse tema na Geografia Escolar, buscando conectar as aulas com a realidade vivida e buscando combater a desinformação, que é a origem da xenofobia. Para a realização desta pesquisa foram selecionados três livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2020. Conclui-se que livros didáticos não apresentam um padrão na abordagem do tema, sendo que ficou evidente os que seguem uma abordagem mais reflexiva e qualitativa enquanto apenas um que segue uma abordagem objetiva e quantitativa.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-30T04:23:57Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/223033
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001127493
url http://hdl.handle.net/10183/223033
identifier_str_mv 001127493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223033/2/001127493.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/223033/1/001127493.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1b65caf84933f6b7bf2b8f9a80d197d8
935af71f074786cd75c03d59f9fb942c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224608595050496