Corpo, carnaval e rua: a performance queer no Bloco da Laje e o direito à cidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mueller, Andressa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271505
Resumo: Esta pesquisa explora a relação entre identidade de gênero e o direito à cidade, concentrando-se na manifestação dessa relação através do conceito de performance durante o carnaval de rua. Busca-se entender a performance no contexto do carnaval como um ato político, evidenciado pela ocupação do espaço público e pela expressão do direito à cidade pela população LGBTQIAPN+ em Porto Alegre - RS. A relevância deste estudo é destacada pela multiplicidade de expressões estéticas e culturais contemporâneas que abordam a questão de gênero na realidade urbana. Assim, este trabalho se insere nessa discussão ao relacionar o direito à cidade com a performance de gênero no contexto do carnaval de rua. O problema central desta pesquisa é investigar se a presença dos brincantes LGBTQIAPN+ no carnaval de rua de Porto Alegre se configura como uma reivindicação do direito à cidade. Para tanto, este estudo relaciona o conceito de direito à cidade com a teoria queer, examinando os discursos políticos e estéticos presentes no carnaval de rua brasileiro. Partindo da premissa de que a estética LGBTAQIAPN+ está associada a posicionamentos político-culturais não-normativos durante o Carnaval, este estudo tem como objetivo investigar se essa reivindicação do direito à cidade acontece e como ela se manifesta nos desfiles do Bloco da Laje, um coletivo artístico atuante no carnaval de rua de Porto Alegre - RS. A pesquisa articula a teoria de Roberto DaMatta sobre o Carnaval brasileiro com a noção de direito à cidade de Henri Lefebvre, além de considerar o aspecto político da performance como um ato estético, com base na contribuição de Judith Butler na teoria queer. Este estudo, de natureza qualitativa e exploratória, foca no Bloco da Laje e suas atividades relacionadas ao cortejo do Carnaval de 2023, analisando seus discursos e performances que refletem posicionamentos político-culturais não normativos por meio de suas expressões artísticas, lúdicas e intelectuais, bem como a percepção do público em relação a essas manifestações. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e observações de campo, resultantes da experiência de observação participante da autora. As discussões apresentadas neste estudo foram desenvolvidas e aprofundadas com o apoio do grupo de pesquisa POIESE - Laboratório de Política e Estéticas Urbanas.
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spelling Mueller, AndressaReyes, Paulo Edison BeloMello, Bruno César Euphrasio de2024-02-06T04:30:46Z2023http://hdl.handle.net/10183/271505001194620Esta pesquisa explora a relação entre identidade de gênero e o direito à cidade, concentrando-se na manifestação dessa relação através do conceito de performance durante o carnaval de rua. Busca-se entender a performance no contexto do carnaval como um ato político, evidenciado pela ocupação do espaço público e pela expressão do direito à cidade pela população LGBTQIAPN+ em Porto Alegre - RS. A relevância deste estudo é destacada pela multiplicidade de expressões estéticas e culturais contemporâneas que abordam a questão de gênero na realidade urbana. Assim, este trabalho se insere nessa discussão ao relacionar o direito à cidade com a performance de gênero no contexto do carnaval de rua. O problema central desta pesquisa é investigar se a presença dos brincantes LGBTQIAPN+ no carnaval de rua de Porto Alegre se configura como uma reivindicação do direito à cidade. Para tanto, este estudo relaciona o conceito de direito à cidade com a teoria queer, examinando os discursos políticos e estéticos presentes no carnaval de rua brasileiro. Partindo da premissa de que a estética LGBTAQIAPN+ está associada a posicionamentos político-culturais não-normativos durante o Carnaval, este estudo tem como objetivo investigar se essa reivindicação do direito à cidade acontece e como ela se manifesta nos desfiles do Bloco da Laje, um coletivo artístico atuante no carnaval de rua de Porto Alegre - RS. A pesquisa articula a teoria de Roberto DaMatta sobre o Carnaval brasileiro com a noção de direito à cidade de Henri Lefebvre, além de considerar o aspecto político da performance como um ato estético, com base na contribuição de Judith Butler na teoria queer. Este estudo, de natureza qualitativa e exploratória, foca no Bloco da Laje e suas atividades relacionadas ao cortejo do Carnaval de 2023, analisando seus discursos e performances que refletem posicionamentos político-culturais não normativos por meio de suas expressões artísticas, lúdicas e intelectuais, bem como a percepção do público em relação a essas manifestações. As informações foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas e observações de campo, resultantes da experiência de observação participante da autora. As discussões apresentadas neste estudo foram desenvolvidas e aprofundadas com o apoio do grupo de pesquisa POIESE - Laboratório de Política e Estéticas Urbanas.This research explores the relationship between gender identity and the right to the city, focusing on how this relationship is manifested through the concept of performance during street carnival celebrations. It seeks to understand performance within the carnival context as a political act, demonstrated by the occupation of public space and the expression of the right to the city by the LGBTQIAPN+ population in Porto Alegre - RS. The relevance of this study is underscored by the multitude of contemporary aesthetic and cultural expressions addressing gender issues in urban reality. Thus, this work engages in this discourse by associating the right to the city with gender performance in the context of street carnival. The central aim of this research is to investigate if the presence of LGBTQIAPN+ participants in Porto Alegre's street carnival constitutes a claim to the right to the city. To achieve this, the study links the concept of the right to the city with queer theory, examining the political and aesthetic discourses present in Brazilian street carnival celebrations. Building on the premise that the LGBTAQIAPN+ aesthetic is linked to non-normative socio-cultural stances during Carnival, this study aims to investigate whether and how this claim to the right to the city occurs and manifests in the parades of 'Bloco da Laje,' an artistic collective active in Porto Alegre's street carnival. The research draws upon Roberto DaMatta's theory on Brazilian Carnival alongside Henri Lefebvre's notion of the right to the city, while considering the political aspect of performance as an aesthetic act based on Judith Butler's contributions to queer theory. This qualitative and exploratory study focuses on 'Bloco da Laje' and its activities related to the 2023 Carnival parade, analyzing their discourses and performances that reflect non normative socio-cultural stances through artistic, playful, and intellectual expressions, as well as the public's perception of these manifestations. Data were collected through semi structured interviews and field observations resulting from the author's participant observation experience. The discussions presented in this study have been developed and deepened with the support of the POIESE Research Group - Laboratory of Politics and Urban Aesthetics.application/pdfporDireito à cidadePerformance (Arte)CorpoGêneroCarnavalRight to the cityBodyGenderCarnivalCorpo, carnaval e rua: a performance queer no Bloco da Laje e o direito à cidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001194620.pdf.txt001194620.pdf.txtExtracted Texttext/plain279937http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271505/2/001194620.pdf.txt5f8020e426e6b2c1c9be67170c848513MD52ORIGINAL001194620.pdfTexto completoapplication/pdf59010068http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271505/1/001194620.pdfad7d1ebfb60d66339453ed16ef14fbedMD5110183/2715052024-03-23 04:59:54.200101oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271505Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-23T07:59:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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