Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Monica Duso de
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/6574
Resumo: Esta pesquisa está marcada pela fala dos surdos e comentários que faço sobre as mesmas, trazendo as representações que fazem sobre as Fronteiras da escola especial. Foi realizada na cidade de Caxias do Sul, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helen Keller, trazendo depoimentos de surdos do Ensino Médio, Ensino Fundamental e instrutores surdos que trabalham na escola. A partir destes depoimentos, faço uma incursão teórica dentro da referida instituição, trazendo o cotidiano da mesma, a partir de como os alunos se vêem representados dentro dela e como esta faz a representação dos surdos e da surdez. Não trata-se de uma releitura de falas, mas sim uma imersão nestas Fronteiras, que ficam veladas nas ações que são vivenciadas pelos surdos. Assim, através destas narrativas, trago reflexões acerca da educação de surdos, e as marcas do Pós-colonialismo, imersos nas falas de quem participa de um processo, sem muito interagir ou participar das decisões ouvintistas que ainda permeiam um trabalho educacional.
id URGS_a92652eda852f2fad368ca5a50d3fa18
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6574
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Oliveira, Monica Duso deSkliar, Carlos Bernardo2007-06-06T18:57:42Z2002http://hdl.handle.net/10183/6574000531947Esta pesquisa está marcada pela fala dos surdos e comentários que faço sobre as mesmas, trazendo as representações que fazem sobre as Fronteiras da escola especial. Foi realizada na cidade de Caxias do Sul, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helen Keller, trazendo depoimentos de surdos do Ensino Médio, Ensino Fundamental e instrutores surdos que trabalham na escola. A partir destes depoimentos, faço uma incursão teórica dentro da referida instituição, trazendo o cotidiano da mesma, a partir de como os alunos se vêem representados dentro dela e como esta faz a representação dos surdos e da surdez. Não trata-se de uma releitura de falas, mas sim uma imersão nestas Fronteiras, que ficam veladas nas ações que são vivenciadas pelos surdos. Assim, através destas narrativas, trago reflexões acerca da educação de surdos, e as marcas do Pós-colonialismo, imersos nas falas de quem participa de um processo, sem muito interagir ou participar das decisões ouvintistas que ainda permeiam um trabalho educacional.application/pdfporEscola Municipal de Ensino Fundamental Helen KellerEducaçãoDeficiente da audiçãoRepresentaçãoAnálise do discursoEstudos culturaisAlteridadeLíngua Brasileira de Sinais (LIBRAS)Caxias do Sul (RS)Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escolainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000531947.pdf000531947.pdfTexto completoapplication/pdf1141475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6574/1/000531947.pdfdace043bcc69205943fb1794796aa6aeMD51TEXT000531947.pdf.txt000531947.pdf.txtExtracted Texttext/plain163124http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6574/2/000531947.pdf.txtb677903f2db28becbdf0ce9705d9faacMD52THUMBNAIL000531947.pdf.jpg000531947.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1024http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6574/3/000531947.pdf.jpg198c1a4a34e9183a5edb0547a412676bMD5310183/65742023-06-25 03:45:48.06154oai:www.lume.ufrgs.br:10183/6574Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-06-25T06:45:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escola
title Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escola
spellingShingle Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escola
Oliveira, Monica Duso de
Escola Municipal de Ensino Fundamental Helen Keller
Educação
Deficiente da audição
Representação
Análise do discurso
Estudos culturais
Alteridade
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Caxias do Sul (RS)
title_short Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escola
title_full Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escola
title_fullStr Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escola
title_full_unstemmed Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escola
title_sort Os olhares dos surdos : traduzindo as fronteiras da escola
author Oliveira, Monica Duso de
author_facet Oliveira, Monica Duso de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Monica Duso de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Skliar, Carlos Bernardo
contributor_str_mv Skliar, Carlos Bernardo
dc.subject.por.fl_str_mv Escola Municipal de Ensino Fundamental Helen Keller
Educação
Deficiente da audição
Representação
Análise do discurso
Estudos culturais
Alteridade
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Caxias do Sul (RS)
topic Escola Municipal de Ensino Fundamental Helen Keller
Educação
Deficiente da audição
Representação
Análise do discurso
Estudos culturais
Alteridade
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)
Caxias do Sul (RS)
description Esta pesquisa está marcada pela fala dos surdos e comentários que faço sobre as mesmas, trazendo as representações que fazem sobre as Fronteiras da escola especial. Foi realizada na cidade de Caxias do Sul, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Helen Keller, trazendo depoimentos de surdos do Ensino Médio, Ensino Fundamental e instrutores surdos que trabalham na escola. A partir destes depoimentos, faço uma incursão teórica dentro da referida instituição, trazendo o cotidiano da mesma, a partir de como os alunos se vêem representados dentro dela e como esta faz a representação dos surdos e da surdez. Não trata-se de uma releitura de falas, mas sim uma imersão nestas Fronteiras, que ficam veladas nas ações que são vivenciadas pelos surdos. Assim, através destas narrativas, trago reflexões acerca da educação de surdos, e as marcas do Pós-colonialismo, imersos nas falas de quem participa de um processo, sem muito interagir ou participar das decisões ouvintistas que ainda permeiam um trabalho educacional.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T18:57:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/6574
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000531947
url http://hdl.handle.net/10183/6574
identifier_str_mv 000531947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6574/1/000531947.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6574/2/000531947.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/6574/3/000531947.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dace043bcc69205943fb1794796aa6ae
b677903f2db28becbdf0ce9705d9faac
198c1a4a34e9183a5edb0547a412676b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085066820288512