Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/118821 |
Resumo: | O transporte de grãos é de importância para a economia da Argentina. Atualmente, 84% dos grãos produzidos pelo país são transportados em rodovias, afetando sua competitividade devido a sua grande influencia nos custos.Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a tomada de decisão de modo e destino dos consolidadores de grãos do Sul da Província de Buenos Aires. A partir de uma pesquisa de preferência declarada, conclui-se que a escolha de modo e destino é feita em conjunto. As variáveis relevantes para a escolha foram o preço FreeAlongsideShip no porto, o custo, a distância e a frequência do serviço. Os resultados estão em consonância com o encontrado na literatura, onde se destaca a modelagem conjunta e comportamental de diferentes etapas dos modelos de transporte e a inclusão de variáveis logísticas. Além disso, foram estimadas as elasticidades de cada alternativa e estudadas as curvas de iso-utilidade. Finalmente, foi realizada uma simulação de políticas de preço para a ferrovia, estudando a sua fatia de mercado, sua potencial arrecadação e o gasto total em transporte. |
id |
URGS_aa0a47198131a2a75bca826d8ebbadcc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118821 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Tapia, Rodrigo JavierSenna, Luiz Afonso dos Santos2015-07-09T02:00:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/118821000966947O transporte de grãos é de importância para a economia da Argentina. Atualmente, 84% dos grãos produzidos pelo país são transportados em rodovias, afetando sua competitividade devido a sua grande influencia nos custos.Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a tomada de decisão de modo e destino dos consolidadores de grãos do Sul da Província de Buenos Aires. A partir de uma pesquisa de preferência declarada, conclui-se que a escolha de modo e destino é feita em conjunto. As variáveis relevantes para a escolha foram o preço FreeAlongsideShip no porto, o custo, a distância e a frequência do serviço. Os resultados estão em consonância com o encontrado na literatura, onde se destaca a modelagem conjunta e comportamental de diferentes etapas dos modelos de transporte e a inclusão de variáveis logísticas. Além disso, foram estimadas as elasticidades de cada alternativa e estudadas as curvas de iso-utilidade. Finalmente, foi realizada uma simulação de políticas de preço para a ferrovia, estudando a sua fatia de mercado, sua potencial arrecadação e o gasto total em transporte.Agricultural trade is of great importance for Argentina. Nowadays, most of the crops transported by truck, affecting its competitivity because of its influence in direct costs. This study aims to analyze the choice process of the grain consolidatorsfromthe south of Buenos Aires province. From a stated preference survey, we conclude that the choice of mode and destination is made simultaneously. The relevant variables for the selection were the Free Alongside Ship price at the port, freight cost, distance and frequency. The results were consistent with those found in the literature, where behavioural joint modeling of different steps of transport models and the inclusion of logistics variables stand out. Moreover, price elasticities were estimated and iso-utility curves were studied. Finally, train price policies simulations were made observing market shares, expected incomes and total expenditures in transportation.application/pdfporTransporte de cargaTransporte de grãosTomada de decisãoBuenos Aires (Argentina)Freight modellingBehaivoural modelsJoint modellingGrain transportTomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Airesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966947.pdf000966947.pdfTexto completoapplication/pdf2060017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/1/000966947.pdf416872e5b78c27df68611651b377fd21MD51TEXT000966947.pdf.txt000966947.pdf.txtExtracted Texttext/plain139366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/2/000966947.pdf.txt1d942af2d423bf875a39e4ca7f63cd0fMD52THUMBNAIL000966947.pdf.jpg000966947.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/3/000966947.pdf.jpgeb037f31df634b00bbceb45a853ae675MD5310183/1188212018-10-22 09:12:59.529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:12:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires |
title |
Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires |
spellingShingle |
Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires Tapia, Rodrigo Javier Transporte de carga Transporte de grãos Tomada de decisão Buenos Aires (Argentina) Freight modelling Behaivoural models Joint modelling Grain transport |
title_short |
Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires |
title_full |
Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires |
title_fullStr |
Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires |
title_full_unstemmed |
Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires |
title_sort |
Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires |
author |
Tapia, Rodrigo Javier |
author_facet |
Tapia, Rodrigo Javier |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tapia, Rodrigo Javier |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Senna, Luiz Afonso dos Santos |
contributor_str_mv |
Senna, Luiz Afonso dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transporte de carga Transporte de grãos Tomada de decisão Buenos Aires (Argentina) |
topic |
Transporte de carga Transporte de grãos Tomada de decisão Buenos Aires (Argentina) Freight modelling Behaivoural models Joint modelling Grain transport |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Freight modelling Behaivoural models Joint modelling Grain transport |
description |
O transporte de grãos é de importância para a economia da Argentina. Atualmente, 84% dos grãos produzidos pelo país são transportados em rodovias, afetando sua competitividade devido a sua grande influencia nos custos.Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a tomada de decisão de modo e destino dos consolidadores de grãos do Sul da Província de Buenos Aires. A partir de uma pesquisa de preferência declarada, conclui-se que a escolha de modo e destino é feita em conjunto. As variáveis relevantes para a escolha foram o preço FreeAlongsideShip no porto, o custo, a distância e a frequência do serviço. Os resultados estão em consonância com o encontrado na literatura, onde se destaca a modelagem conjunta e comportamental de diferentes etapas dos modelos de transporte e a inclusão de variáveis logísticas. Além disso, foram estimadas as elasticidades de cada alternativa e estudadas as curvas de iso-utilidade. Finalmente, foi realizada uma simulação de políticas de preço para a ferrovia, estudando a sua fatia de mercado, sua potencial arrecadação e o gasto total em transporte. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-07-09T02:00:55Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/118821 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000966947 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/118821 |
identifier_str_mv |
000966947 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/1/000966947.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/2/000966947.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/3/000966947.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
416872e5b78c27df68611651b377fd21 1d942af2d423bf875a39e4ca7f63cd0f eb037f31df634b00bbceb45a853ae675 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736913660313600 |