Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tapia, Rodrigo Javier
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/118821
Resumo: O transporte de grãos é de importância para a economia da Argentina. Atualmente, 84% dos grãos produzidos pelo país são transportados em rodovias, afetando sua competitividade devido a sua grande influencia nos custos.Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a tomada de decisão de modo e destino dos consolidadores de grãos do Sul da Província de Buenos Aires. A partir de uma pesquisa de preferência declarada, conclui-se que a escolha de modo e destino é feita em conjunto. As variáveis relevantes para a escolha foram o preço FreeAlongsideShip no porto, o custo, a distância e a frequência do serviço. Os resultados estão em consonância com o encontrado na literatura, onde se destaca a modelagem conjunta e comportamental de diferentes etapas dos modelos de transporte e a inclusão de variáveis logísticas. Além disso, foram estimadas as elasticidades de cada alternativa e estudadas as curvas de iso-utilidade. Finalmente, foi realizada uma simulação de políticas de preço para a ferrovia, estudando a sua fatia de mercado, sua potencial arrecadação e o gasto total em transporte.
id URGS_aa0a47198131a2a75bca826d8ebbadcc
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118821
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Tapia, Rodrigo JavierSenna, Luiz Afonso dos Santos2015-07-09T02:00:55Z2015http://hdl.handle.net/10183/118821000966947O transporte de grãos é de importância para a economia da Argentina. Atualmente, 84% dos grãos produzidos pelo país são transportados em rodovias, afetando sua competitividade devido a sua grande influencia nos custos.Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a tomada de decisão de modo e destino dos consolidadores de grãos do Sul da Província de Buenos Aires. A partir de uma pesquisa de preferência declarada, conclui-se que a escolha de modo e destino é feita em conjunto. As variáveis relevantes para a escolha foram o preço FreeAlongsideShip no porto, o custo, a distância e a frequência do serviço. Os resultados estão em consonância com o encontrado na literatura, onde se destaca a modelagem conjunta e comportamental de diferentes etapas dos modelos de transporte e a inclusão de variáveis logísticas. Além disso, foram estimadas as elasticidades de cada alternativa e estudadas as curvas de iso-utilidade. Finalmente, foi realizada uma simulação de políticas de preço para a ferrovia, estudando a sua fatia de mercado, sua potencial arrecadação e o gasto total em transporte.Agricultural trade is of great importance for Argentina. Nowadays, most of the crops transported by truck, affecting its competitivity because of its influence in direct costs. This study aims to analyze the choice process of the grain consolidatorsfromthe south of Buenos Aires province. From a stated preference survey, we conclude that the choice of mode and destination is made simultaneously. The relevant variables for the selection were the Free Alongside Ship price at the port, freight cost, distance and frequency. The results were consistent with those found in the literature, where behavioural joint modeling of different steps of transport models and the inclusion of logistics variables stand out. Moreover, price elasticities were estimated and iso-utility curves were studied. Finally, train price policies simulations were made observing market shares, expected incomes and total expenditures in transportation.application/pdfporTransporte de cargaTransporte de grãosTomada de decisãoBuenos Aires (Argentina)Freight modellingBehaivoural modelsJoint modellingGrain transportTomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Airesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000966947.pdf000966947.pdfTexto completoapplication/pdf2060017http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/1/000966947.pdf416872e5b78c27df68611651b377fd21MD51TEXT000966947.pdf.txt000966947.pdf.txtExtracted Texttext/plain139366http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/2/000966947.pdf.txt1d942af2d423bf875a39e4ca7f63cd0fMD52THUMBNAIL000966947.pdf.jpg000966947.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1227http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/3/000966947.pdf.jpgeb037f31df634b00bbceb45a853ae675MD5310183/1188212018-10-22 09:12:59.529oai:www.lume.ufrgs.br:10183/118821Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T12:12:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
title Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
spellingShingle Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
Tapia, Rodrigo Javier
Transporte de carga
Transporte de grãos
Tomada de decisão
Buenos Aires (Argentina)
Freight modelling
Behaivoural models
Joint modelling
Grain transport
title_short Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
title_full Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
title_fullStr Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
title_full_unstemmed Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
title_sort Tomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Aires
author Tapia, Rodrigo Javier
author_facet Tapia, Rodrigo Javier
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tapia, Rodrigo Javier
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Senna, Luiz Afonso dos Santos
contributor_str_mv Senna, Luiz Afonso dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Transporte de carga
Transporte de grãos
Tomada de decisão
Buenos Aires (Argentina)
topic Transporte de carga
Transporte de grãos
Tomada de decisão
Buenos Aires (Argentina)
Freight modelling
Behaivoural models
Joint modelling
Grain transport
dc.subject.eng.fl_str_mv Freight modelling
Behaivoural models
Joint modelling
Grain transport
description O transporte de grãos é de importância para a economia da Argentina. Atualmente, 84% dos grãos produzidos pelo país são transportados em rodovias, afetando sua competitividade devido a sua grande influencia nos custos.Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a tomada de decisão de modo e destino dos consolidadores de grãos do Sul da Província de Buenos Aires. A partir de uma pesquisa de preferência declarada, conclui-se que a escolha de modo e destino é feita em conjunto. As variáveis relevantes para a escolha foram o preço FreeAlongsideShip no porto, o custo, a distância e a frequência do serviço. Os resultados estão em consonância com o encontrado na literatura, onde se destaca a modelagem conjunta e comportamental de diferentes etapas dos modelos de transporte e a inclusão de variáveis logísticas. Além disso, foram estimadas as elasticidades de cada alternativa e estudadas as curvas de iso-utilidade. Finalmente, foi realizada uma simulação de políticas de preço para a ferrovia, estudando a sua fatia de mercado, sua potencial arrecadação e o gasto total em transporte.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-07-09T02:00:55Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/118821
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000966947
url http://hdl.handle.net/10183/118821
identifier_str_mv 000966947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/1/000966947.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/2/000966947.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/118821/3/000966947.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 416872e5b78c27df68611651b377fd21
1d942af2d423bf875a39e4ca7f63cd0f
eb037f31df634b00bbceb45a853ae675
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736913660313600