A escolha de não ser discreto : discutindo a utilização de modelos discretos contínuos no transporte de carga

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tapia, Rodrigo Javier
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Larrañaga Uriarte, Ana Margarita, Cybis, Helena Beatriz Bettella, Jong, Gerard de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/218671
Resumo: O transporte de carga tem u+lizado os modelos herdados do transporte de passageiros e com eles todos seus pressupostos tradicionais. Mas são todos eles válidos? O presente ar+go visa discu+r sobre um dos pressupostos menos contestados neste processo de modelagem: o da exclusividade mútua das alterna+vas no contexto do transporte de carga. Para isso, este ar+go apresenta uma aplicação de Mul ple Discrete Extreme Value Model (MDCEV) para a escolha de modo e porto para os consolidadores de grãos na Argen+na. O modelo é desenvolvido a par+r de uma pesquisa de Preferência Declarada que permi+a a escolha de mais de uma alterna+va simultaneamente. A escolha é descrita pelo Tempo de Viagem, Tempo de Espera do Serviço, Preço de venda no porto e Custo do Frete. O MDCEV permi+u obter informação sobre o efeito da saciedade das diferentes alterna+vas. De esta maneira, o MDCEV pode ser uma ferramenta valiosa para a modelagem de escolhas tá+cas e estratégicas.
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spelling Tapia, Rodrigo JavierLarrañaga Uriarte, Ana MargaritaCybis, Helena Beatriz BettellaJong, Gerard de2021-03-12T04:20:00Z20201415-7713http://hdl.handle.net/10183/218671001122703O transporte de carga tem u+lizado os modelos herdados do transporte de passageiros e com eles todos seus pressupostos tradicionais. Mas são todos eles válidos? O presente ar+go visa discu+r sobre um dos pressupostos menos contestados neste processo de modelagem: o da exclusividade mútua das alterna+vas no contexto do transporte de carga. Para isso, este ar+go apresenta uma aplicação de Mul ple Discrete Extreme Value Model (MDCEV) para a escolha de modo e porto para os consolidadores de grãos na Argen+na. O modelo é desenvolvido a par+r de uma pesquisa de Preferência Declarada que permi+a a escolha de mais de uma alterna+va simultaneamente. A escolha é descrita pelo Tempo de Viagem, Tempo de Espera do Serviço, Preço de venda no porto e Custo do Frete. O MDCEV permi+u obter informação sobre o efeito da saciedade das diferentes alterna+vas. De esta maneira, o MDCEV pode ser uma ferramenta valiosa para a modelagem de escolhas tá+cas e estratégicas.Freight transport has historically inherited the passage transport framework and model assump+ons. But, are all of them valid? This paper discusses one of the least discussed assump+ons: the mutual exclusiveness of alterna+ves in the freight context. To do so, a Mul+ple Discrete Extreme Value Model (MDCEV) has been used to describe the behavior of grain consolidators with data from a stated preference survey that allowed mul+- ple alterna+ves to be chosen simultaneously. The choice is described by the Travel Time, Lead Time, Price paid in the port and Freight Price. The MDCEV gave insights regarding the sa+a+on behavior of the grain consolidators. This way, the MDCEV can become a valuable tool for modeling tac+cal and strategic choices.application/pdfporTransportes. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 28, n. 4 (2020), p. 64-75Transporte de cargaFreight transportChoice modellingA escolha de não ser discreto : discutindo a utilização de modelos discretos contínuos no transporte de cargaThe choice of not being discrete : discussing the use of discrete continuous models in freight transportinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001122703.pdf.txt001122703.pdf.txtExtracted Texttext/plain43363http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218671/2/001122703.pdf.txt2619d2552947c6a24963108ac8947063MD52ORIGINAL001122703.pdfTexto completoapplication/pdf1194780http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/218671/1/001122703.pdf2c92e313a4640ff3578ee794f0cf408cMD5110183/2186712021-05-07 04:54:16.550128oai:www.lume.ufrgs.br:10183/218671Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2021-05-07T07:54:16Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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