Sistema de avaliação educacional de Alagoas – SAVEAL : desvelando uma política pública e sua relação com a gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Laudirege Fernandes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/237427
Resumo: RESUMO A avaliação externa e em larga escala é relevante na medida em que fornece informações às redes e aos sistemas educacionais, auxiliando os gestores na tomada de decisão para planejamento de ações que visem à mitigação dos problemas identificados. Dentre os vários sistemas educacional de avaliação existentes no país, a tese elegeu como objeto de estudo o Sistema de Avaliação Educacional de Alagoas (Saveal). A descrição e análise do Saveal nesta tese foca a sua implementação nos governos estaduais de Ronaldo Augusto Santos Lessa (1999- 2006), Teotônio Brandão Vilela Filho (2007-2014) e José Renan Vasconcelos Calheiros Filho (2015-2021). A pesquisa teve como objetivo geral analisar o Saveal como movimento de política pública integrado à gestão educacional e suas implicações para a democratização da Educação Básica alagoana. A análise do Saveal se deu a partir de uma conjuntura histórica e sociopolítica. A materialização/implementação do Saveal ocorreu com a aplicação dos testes, mas neste estudo, observo, mormente, os modelos de gestão utilizados. Para compreender o Saveal no estado de Alagoas, mais particularmente no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AL), foram investigados os usos dos resultados das avaliações externas e em larga escala e as políticas daí decorrentes implementadas pela macrogestão. A metodologia possui abordagem qualitativa e os procedimentos de coleta de dados envolveram pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, que se utilizou do método de análise de documentos, numa perspectiva descritivo-analítica. Para o contexto da construção da política de avaliação sistêmica de Alagoas, analisaram-se documentos prescritivos e oficiais do Governo de Alagoas e da Seduc, tais como: Planos de Governo, Planos Plurianuais, Relatórios, Portarias, Leis, Decretos, Revistas, Cartilhas, Discursos, matéria jornalística, etc. Verificou-se que as finalidades e objetivos do Saveal foram sendo modificados em cada gestão analisada. Foi também constatado que os modelos de gestão adotados na educação alagoana tiveram abordagens diversas, desde uma gestão com perspectiva democrática, uma gestão por resultados (GpR) e uma com foco no gerencialismo. Conclui-se que a medição do rendimento escolar, atualmente, favorece a manutenção de uma política educacional com viés mercadológico, provocando a precarização da instituição pública escolar por meio de processos avaliativos que têm contribuído para a perpetuação da dominação e alienação, elementos antagônicos à democratização da educação.
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A análise do Saveal se deu a partir de uma conjuntura histórica e sociopolítica. A materialização/implementação do Saveal ocorreu com a aplicação dos testes, mas neste estudo, observo, mormente, os modelos de gestão utilizados. Para compreender o Saveal no estado de Alagoas, mais particularmente no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/AL), foram investigados os usos dos resultados das avaliações externas e em larga escala e as políticas daí decorrentes implementadas pela macrogestão. A metodologia possui abordagem qualitativa e os procedimentos de coleta de dados envolveram pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, que se utilizou do método de análise de documentos, numa perspectiva descritivo-analítica. Para o contexto da construção da política de avaliação sistêmica de Alagoas, analisaram-se documentos prescritivos e oficiais do Governo de Alagoas e da Seduc, tais como: Planos de Governo, Planos Plurianuais, Relatórios, Portarias, Leis, Decretos, Revistas, Cartilhas, Discursos, matéria jornalística, etc. Verificou-se que as finalidades e objetivos do Saveal foram sendo modificados em cada gestão analisada. Foi também constatado que os modelos de gestão adotados na educação alagoana tiveram abordagens diversas, desde uma gestão com perspectiva democrática, uma gestão por resultados (GpR) e uma com foco no gerencialismo. Conclui-se que a medição do rendimento escolar, atualmente, favorece a manutenção de uma política educacional com viés mercadológico, provocando a precarização da instituição pública escolar por meio de processos avaliativos que têm contribuído para a perpetuação da dominação e alienação, elementos antagônicos à democratização da educação.ABSTRACT External and large-scale assessment is relevant in that it provides information to educational networks and systems, helping managers in decision making to plan actions aimed at mitigating the identified problems. Among the various educational assessment systems existing in the country, the thesis chose the Educational Assessment System of Alagoas (Saveal) as its object of study. The description and analysis of Saveal focuses on its implementation in the state governments of Ronaldo Augusto Santos Lessa (1999-2006), Teotônio Brandão Vilela Filho (2007-2014) and José Renan Vasconcelos Calheiros Filho (2015-2021). This research aimed to analyze Saveal as a public policy movement integrated to educational management, and its implications for the democratization of Basic Education in Alagoas. Saveal's analysis was based on a historical and sociopolitical context. The materialization/implementation of Saveal occurred with the application of tests, in which the management models used were observed, mainly. In order to understand Saveal in the state of Alagoas, more particularly within the scope of the Secretary of State for Education (Seduc/AL), the uses of the results of external and large- scale evaluations and the resulting policies implemented by the macro-management were investigated. The methodology has a qualitative approach and the data collection procedures involved bibliographical research and documental research, which used the method of document analysis, in a descriptive-analytical perspective. For the context of the construction of the systemic evaluation policy of Alagoas, prescriptive and official documents of the Government of Alagoas and Seduc were analyzed, such as: Government Plans, Multiannual Plans, Reports, Ordinances, Laws, Decrees, Journals, Booklets, Speeches, journalistic material, etc. It was verified that the purposes and objectives of Saveal were being modified in each analyzed administration. It was also found that the management models adopted in education in Alagoas had different approaches, from management with a democratic perspective, management by results (GpR) and one with a focus on managerialism. It is concluded that the measurement of school performance, currently, favors the maintenance of an educational policy with a marketing bias, causing the precariousness of the public school institution through evaluation processes that have contributed to the perpetuation of domination and alienation, antagonistic elements to democratization of education.application/pdfporPolíticas públicasAvaliação da educaçãoGestão educacionalDemocratização do ensinoPublic policies in educationEducational assessmentEducational managementDemocratization of educationSistema de avaliação educacional de Alagoas – SAVEAL : desvelando uma política pública e sua relação com a gestãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001139621.pdf.txt001139621.pdf.txtExtracted Texttext/plain942470http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237427/2/001139621.pdf.txt615993635b9f14b7468220e3cbfc258eMD52ORIGINAL001139621.pdfTexto completoapplication/pdf15447172http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/237427/1/001139621.pdf0eb34a8683e6b2bee567d2aaf6aa6706MD5110183/2374272022-04-20 04:50:46.747173oai:www.lume.ufrgs.br:10183/237427Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-04-20T07:50:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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