Aplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortes, Claudio Saenger
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/21585
Resumo: A economia do século vinte e um apresenta duas características marcantes: o crescimento do setor de serviços e a importância cada vez maior da tecnologia da informação (TI). Serviços já representam em torno de 70% do PIB das economias desenvolvidas, e a tecnologia da informação, pouco a pouco, se torna indissociável dos processos de negócio dessa nova economia. Por outro lado, a pressão pela melhoria da qualidade nos serviços se aplica igualmente aos serviços de TI. Técnicas lean, largamente utilizadas na manufatura, têm no lean service sua correspondência para serviços. Este trabalho tem por objetivo avaliar a aplicabilidade dos princípios e técnicas lean em empresas prestadoras de serviços de TI. Partindo-se de uma revisão bibliográfica sobre serviços, serviços de TI, infra-estrutura de TI, processos e lean service, foi elaborada uma sistemática para avaliar a aplicabilidade do lean. Através de um estudo de caso em uma empresa estatal prestadora de serviços de TI, concluiu-se que a maior parte dos princípios e técnicas lean encontrados na literatura são aplicáveis aos processos que suportam os serviços de TI. Adicionalmente, concluiu-se que os princípios e técnicas lean têm identidade com várias metodologias de melhoria de processos em uso na empresa analisada. Entretanto, essa familiaridade dos conceitos lean não significa facilidade de implementação. Ao final do trabalho é proposta uma forma de implementação dos princípios e técnicas lean.
id URGS_ab127aadac3ce7bdc6f550b3666d7cea
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21585
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fortes, Claudio SaengerPasa, Giovana Savitri2010-05-05T04:16:11Z2010http://hdl.handle.net/10183/21585000737401A economia do século vinte e um apresenta duas características marcantes: o crescimento do setor de serviços e a importância cada vez maior da tecnologia da informação (TI). Serviços já representam em torno de 70% do PIB das economias desenvolvidas, e a tecnologia da informação, pouco a pouco, se torna indissociável dos processos de negócio dessa nova economia. Por outro lado, a pressão pela melhoria da qualidade nos serviços se aplica igualmente aos serviços de TI. Técnicas lean, largamente utilizadas na manufatura, têm no lean service sua correspondência para serviços. Este trabalho tem por objetivo avaliar a aplicabilidade dos princípios e técnicas lean em empresas prestadoras de serviços de TI. Partindo-se de uma revisão bibliográfica sobre serviços, serviços de TI, infra-estrutura de TI, processos e lean service, foi elaborada uma sistemática para avaliar a aplicabilidade do lean. Através de um estudo de caso em uma empresa estatal prestadora de serviços de TI, concluiu-se que a maior parte dos princípios e técnicas lean encontrados na literatura são aplicáveis aos processos que suportam os serviços de TI. Adicionalmente, concluiu-se que os princípios e técnicas lean têm identidade com várias metodologias de melhoria de processos em uso na empresa analisada. Entretanto, essa familiaridade dos conceitos lean não significa facilidade de implementação. Ao final do trabalho é proposta uma forma de implementação dos princípios e técnicas lean.Two outstanding features can be noticed in twenty-first century Economy: the service sector continuous expansion and the growing importance of Information Techonology (IT). Nowadays, services already represent around 70% of the Gross Internal Product (GIP) in developed economies and IT is gradualy becoming inseparable from the business processes in this new economy. Moreover, pressure on improving service quality is equally applicable to IT services. Lean techniques, largely applied to manufacture, have also the corresponding term for service area, which is lean services. The present research goal is to evaluate lean principles and techniques applicability in an IT service provider company. A systematics to evalute lean applicability has been constructed, starting from a conceptual literature review on services, IT services, IT infrastructure, lean processes and services. Through a Case Study in an IT service provider state company, it was possible to conclude that the major part of lean principles and techniques found in literature are applicable to processes that support IT services. Additionally, one concluded that lean principles and techniques have identity with many process improvement methodologies being used by the company. However, close familiarity to lean concepts doesn’t mean easy implementation. Finally, the present research presents a way to implement lean principles and techniques.application/pdfporTecnologia da informaçãoProdução enxutaPrestação de serviçosInformation technologyITLean serviceServicesAplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2010mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000737401.pdf.txt000737401.pdf.txtExtracted Texttext/plain309768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21585/2/000737401.pdf.txt1c1739dd5e07fbaa4d62c3669a98119dMD52ORIGINAL000737401.pdf000737401.pdfTexto completoapplication/pdf3062538http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21585/1/000737401.pdf9ba423f606b052ae1e1eafeb1d235c67MD51THUMBNAIL000737401.pdf.jpg000737401.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1351http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21585/3/000737401.pdf.jpg5b6374375c93634f23e84451d19c7c37MD5310183/215852018-10-08 07:58:18.846oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21585Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T10:58:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)
title Aplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)
spellingShingle Aplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)
Fortes, Claudio Saenger
Tecnologia da informação
Produção enxuta
Prestação de serviços
Information technology
IT
Lean service
Services
title_short Aplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)
title_full Aplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)
title_fullStr Aplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)
title_full_unstemmed Aplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)
title_sort Aplicabilidade de Lean Service na melhoria de serviços de Tecnologia da Informação (TI)
author Fortes, Claudio Saenger
author_facet Fortes, Claudio Saenger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortes, Claudio Saenger
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pasa, Giovana Savitri
contributor_str_mv Pasa, Giovana Savitri
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia da informação
Produção enxuta
Prestação de serviços
topic Tecnologia da informação
Produção enxuta
Prestação de serviços
Information technology
IT
Lean service
Services
dc.subject.eng.fl_str_mv Information technology
IT
Lean service
Services
description A economia do século vinte e um apresenta duas características marcantes: o crescimento do setor de serviços e a importância cada vez maior da tecnologia da informação (TI). Serviços já representam em torno de 70% do PIB das economias desenvolvidas, e a tecnologia da informação, pouco a pouco, se torna indissociável dos processos de negócio dessa nova economia. Por outro lado, a pressão pela melhoria da qualidade nos serviços se aplica igualmente aos serviços de TI. Técnicas lean, largamente utilizadas na manufatura, têm no lean service sua correspondência para serviços. Este trabalho tem por objetivo avaliar a aplicabilidade dos princípios e técnicas lean em empresas prestadoras de serviços de TI. Partindo-se de uma revisão bibliográfica sobre serviços, serviços de TI, infra-estrutura de TI, processos e lean service, foi elaborada uma sistemática para avaliar a aplicabilidade do lean. Através de um estudo de caso em uma empresa estatal prestadora de serviços de TI, concluiu-se que a maior parte dos princípios e técnicas lean encontrados na literatura são aplicáveis aos processos que suportam os serviços de TI. Adicionalmente, concluiu-se que os princípios e técnicas lean têm identidade com várias metodologias de melhoria de processos em uso na empresa analisada. Entretanto, essa familiaridade dos conceitos lean não significa facilidade de implementação. Ao final do trabalho é proposta uma forma de implementação dos princípios e técnicas lean.
publishDate 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2010-05-05T04:16:11Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/21585
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000737401
url http://hdl.handle.net/10183/21585
identifier_str_mv 000737401
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21585/2/000737401.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21585/1/000737401.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21585/3/000737401.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 1c1739dd5e07fbaa4d62c3669a98119d
9ba423f606b052ae1e1eafeb1d235c67
5b6374375c93634f23e84451d19c7c37
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085171531087872