Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sueiro Júnior, Ederaldo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/189527
Resumo: Este trabalho buscou avaliar as potencialidades do uso do gravador nas sessões de estudo de violonistas, visando ampliar o feedback durante o aprendizado do instrumento e preparação de repertório. Para fins de comparação, foi testado o desempenho de alunos de violão com e sem o uso de gravador nas sessões de estudo. Os objetivos desta pesquisa foram verificar a efetividade de duas estratégias de utilização do gravador nas sessões de estudo, bem como analisar a eficácia da autoavaliação mediante a ampliação de feedback pelo uso do gravador. Os resultados obtidos indicam que o gravador, enquanto tecnologia empregada nas sessões de estudos, aumenta a aquisição e retenção da aprendizagem e aperfeiçoamento de conteúdos técnicos e musicais.
id URGS_ab37896f68223faee4c5b07a4cd692c9
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189527
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Sueiro Júnior, EderaldoWolff, Daniel2019-03-22T02:29:21Z2018http://hdl.handle.net/10183/189527001089289Este trabalho buscou avaliar as potencialidades do uso do gravador nas sessões de estudo de violonistas, visando ampliar o feedback durante o aprendizado do instrumento e preparação de repertório. Para fins de comparação, foi testado o desempenho de alunos de violão com e sem o uso de gravador nas sessões de estudo. Os objetivos desta pesquisa foram verificar a efetividade de duas estratégias de utilização do gravador nas sessões de estudo, bem como analisar a eficácia da autoavaliação mediante a ampliação de feedback pelo uso do gravador. Os resultados obtidos indicam que o gravador, enquanto tecnologia empregada nas sessões de estudos, aumenta a aquisição e retenção da aprendizagem e aperfeiçoamento de conteúdos técnicos e musicais.This work attempted to evaluate the potentialities of the use of recording devices, by guitarists, in their study sessions, aiming to broaden the feedback received while learning the instrument or preparing repertoire. For comparison purposes, the performance of guitar students with and without the use of a recording device in the study sessions was tested. The goals of this research were to verify the effectiveness of two strategies with the use of recording in study sessions, as well as to analyze the efficacy of self-assessment, through the amplification of feedback with the use of the recording devices. Results indicate that the use of recording devices as a technological aid used in study sessions increases the learning capacity and improvement of technical and musical content.application/pdfporViolão : EstudoAutoavaliaçãoFeedbackEstratégias de estudoStudy of the guitarSelf-evaluationFeedbackStudy strategiesUse of audio recorderRecording of study sessionsUma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001089289.pdf.txt001089289.pdf.txtExtracted Texttext/plain121004http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189527/2/001089289.pdf.txt5d92f79964c02e4d2e0d0f1232f4049cMD52ORIGINAL001089289.pdfTexto completoapplication/pdf2322967http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189527/1/001089289.pdf3f0234e9e202cff5e02196d956ebdd5cMD5110183/1895272019-03-23 02:46:52.791818oai:www.lume.ufrgs.br:10183/189527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-03-23T05:46:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão
title Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão
spellingShingle Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão
Sueiro Júnior, Ederaldo
Violão : Estudo
Autoavaliação
Feedback
Estratégias de estudo
Study of the guitar
Self-evaluation
Feedback
Study strategies
Use of audio recorder
Recording of study sessions
title_short Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão
title_full Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão
title_fullStr Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão
title_full_unstemmed Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão
title_sort Uma análise do uso do gravador como ferramenta de autoavaliação no estudo do violão
author Sueiro Júnior, Ederaldo
author_facet Sueiro Júnior, Ederaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sueiro Júnior, Ederaldo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wolff, Daniel
contributor_str_mv Wolff, Daniel
dc.subject.por.fl_str_mv Violão : Estudo
Autoavaliação
Feedback
Estratégias de estudo
topic Violão : Estudo
Autoavaliação
Feedback
Estratégias de estudo
Study of the guitar
Self-evaluation
Feedback
Study strategies
Use of audio recorder
Recording of study sessions
dc.subject.eng.fl_str_mv Study of the guitar
Self-evaluation
Feedback
Study strategies
Use of audio recorder
Recording of study sessions
description Este trabalho buscou avaliar as potencialidades do uso do gravador nas sessões de estudo de violonistas, visando ampliar o feedback durante o aprendizado do instrumento e preparação de repertório. Para fins de comparação, foi testado o desempenho de alunos de violão com e sem o uso de gravador nas sessões de estudo. Os objetivos desta pesquisa foram verificar a efetividade de duas estratégias de utilização do gravador nas sessões de estudo, bem como analisar a eficácia da autoavaliação mediante a ampliação de feedback pelo uso do gravador. Os resultados obtidos indicam que o gravador, enquanto tecnologia empregada nas sessões de estudos, aumenta a aquisição e retenção da aprendizagem e aperfeiçoamento de conteúdos técnicos e musicais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-03-22T02:29:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/189527
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001089289
url http://hdl.handle.net/10183/189527
identifier_str_mv 001089289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189527/2/001089289.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/189527/1/001089289.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 5d92f79964c02e4d2e0d0f1232f4049c
3f0234e9e202cff5e02196d956ebdd5c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085471185797120