Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Crestani, Jéssica dos Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/196149
Resumo: O Mercado de Trabalho na área da Contabilidade vem sofrendo constantes mudanças nos últimos anos, devido a fatores como a Globalização, o uso da Tecnologia de Informação e as adequações as Normas Internacionais de Contabilidade. Deste modo, percebe-se que o Perfil do Profissional Contábil é dinâmico frente às demandas da sociedade, principalmente em relação a possuir um conjunto de habilidades, tais como as Habilidades Socioemocionais, dada a sua relevância para a atuação na área Contábil. O curso de Graduação é um momento de formação e desenvolvimento das habilidades do Profissional Contábil e, neste sentido, esta pesquisa busca identificar quais os elementos de composições de Equipes de Trabalho que influenciam no desenvolvimento de habilidades de estudantes a partir do uso da metodologia de Nano Challenge Based Learning (CBL). Utiliza-se uma abordagem Quantitativa e Qualitativa e quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva-explicativa, realizada por meio da aplicação de um experimento com 255 estudantes de Ciências Contábeis de diferentes IES do Rio Grande do Sul. A pesquisa revela que o uso da Metodologia de Nano CBL auxilia no desenvolvimento de habilidades requeridas à atuação da Profissão Contábil. Por fim, este estudo apresenta um guia com os elementos que colaboram para um melhor desenvolvimento de habilidades em estudantes quando se utiliza a metodologia de Nano CBL. Em relação às Equipes de Trabalho, identificou-se que os estudantes apresentaram maior desenvolvimento de habilidades quando participavam de equipes que tinham como composição: integrantes de gênero misto, com 3 a 4 integrantes, e com a escolha de formação sendo imposta pelo professor.
id URGS_ac1854f01d7dcb82cce98416ba943004
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196149
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Crestani, Jéssica dos SantosFarias, Everton da Silveira2019-06-22T02:35:15Z2019http://hdl.handle.net/10183/196149001095227O Mercado de Trabalho na área da Contabilidade vem sofrendo constantes mudanças nos últimos anos, devido a fatores como a Globalização, o uso da Tecnologia de Informação e as adequações as Normas Internacionais de Contabilidade. Deste modo, percebe-se que o Perfil do Profissional Contábil é dinâmico frente às demandas da sociedade, principalmente em relação a possuir um conjunto de habilidades, tais como as Habilidades Socioemocionais, dada a sua relevância para a atuação na área Contábil. O curso de Graduação é um momento de formação e desenvolvimento das habilidades do Profissional Contábil e, neste sentido, esta pesquisa busca identificar quais os elementos de composições de Equipes de Trabalho que influenciam no desenvolvimento de habilidades de estudantes a partir do uso da metodologia de Nano Challenge Based Learning (CBL). Utiliza-se uma abordagem Quantitativa e Qualitativa e quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva-explicativa, realizada por meio da aplicação de um experimento com 255 estudantes de Ciências Contábeis de diferentes IES do Rio Grande do Sul. A pesquisa revela que o uso da Metodologia de Nano CBL auxilia no desenvolvimento de habilidades requeridas à atuação da Profissão Contábil. Por fim, este estudo apresenta um guia com os elementos que colaboram para um melhor desenvolvimento de habilidades em estudantes quando se utiliza a metodologia de Nano CBL. Em relação às Equipes de Trabalho, identificou-se que os estudantes apresentaram maior desenvolvimento de habilidades quando participavam de equipes que tinham como composição: integrantes de gênero misto, com 3 a 4 integrantes, e com a escolha de formação sendo imposta pelo professor.The Labor Market in the area of Accounting has been undergoing constant changes in recent years due to factors such as Globalization, the use of Information Technology and the adequacy of International Accounting Standards. In this way, it can be seen that the Profile of the Accounting Professional is dynamic in face of the demands of society, especially in relation to possessing a set of skills, such as Socioemotional Skills, given its relevance to the performance in the Accounting area. The Undergraduate course is a moment of training and development of the skills of the Accounting Professional and, in this sense, this research seeks to identify which elements of compositions of Work Teams that influence in the development of student skills from the use of the methodology of Nano Challenge Based Learning (CBL). A quantitative and qualitative approach is used and the objectives are a descriptive-explanatory research, carried out by means of the application of an experiment with 255 students of Accounting Sciences of different HEIs of Rio Grande do Sul. The research reveals that the use of the Methodology of Nano CBL assists in the development of skills required for the performance of the Accounting Profession. Finally, this study presents a guide with the elements that collaborate for a better development of abilities in students when using the methodology of Nano CBL. In relation to the Work Teams, it was identified that the students presented greater development of abilities when they participated in teams that had as composition: members of mixed gender, with 3 to 4 members, and with the choice of training being imposed by the teacher.application/pdfporContabilidade : EnsinoEstudanteContabilidadeChallenge Based LearningNano CBLAccounting EducationTeamworkSocial and emotional skillsEquipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Controladoria e ContabilidadePorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001095227.pdf.txt001095227.pdf.txtExtracted Texttext/plain278236http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196149/2/001095227.pdf.txt2e69fcfcd5056633714ca141e013ffafMD52ORIGINAL001095227.pdfTexto completoapplication/pdf1677186http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196149/1/001095227.pdf5752d1fc93d89df491e16aaa34f79a6dMD5110183/1961492019-06-23 02:34:06.616372oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196149Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-06-23T05:34:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis
title Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis
spellingShingle Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis
Crestani, Jéssica dos Santos
Contabilidade : Ensino
Estudante
Contabilidade
Challenge Based Learning
Nano CBL
Accounting Education
Teamwork
Social and emotional skills
title_short Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis
title_full Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis
title_fullStr Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis
title_full_unstemmed Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis
title_sort Equipes de trabalho e a metodologia de Nano Challenge Based Learning : desenvolvimento de habilidades em estudantes de ciências contábeis
author Crestani, Jéssica dos Santos
author_facet Crestani, Jéssica dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Crestani, Jéssica dos Santos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Farias, Everton da Silveira
contributor_str_mv Farias, Everton da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade : Ensino
Estudante
Contabilidade
topic Contabilidade : Ensino
Estudante
Contabilidade
Challenge Based Learning
Nano CBL
Accounting Education
Teamwork
Social and emotional skills
dc.subject.eng.fl_str_mv Challenge Based Learning
Nano CBL
Accounting Education
Teamwork
Social and emotional skills
description O Mercado de Trabalho na área da Contabilidade vem sofrendo constantes mudanças nos últimos anos, devido a fatores como a Globalização, o uso da Tecnologia de Informação e as adequações as Normas Internacionais de Contabilidade. Deste modo, percebe-se que o Perfil do Profissional Contábil é dinâmico frente às demandas da sociedade, principalmente em relação a possuir um conjunto de habilidades, tais como as Habilidades Socioemocionais, dada a sua relevância para a atuação na área Contábil. O curso de Graduação é um momento de formação e desenvolvimento das habilidades do Profissional Contábil e, neste sentido, esta pesquisa busca identificar quais os elementos de composições de Equipes de Trabalho que influenciam no desenvolvimento de habilidades de estudantes a partir do uso da metodologia de Nano Challenge Based Learning (CBL). Utiliza-se uma abordagem Quantitativa e Qualitativa e quanto aos objetivos é uma pesquisa descritiva-explicativa, realizada por meio da aplicação de um experimento com 255 estudantes de Ciências Contábeis de diferentes IES do Rio Grande do Sul. A pesquisa revela que o uso da Metodologia de Nano CBL auxilia no desenvolvimento de habilidades requeridas à atuação da Profissão Contábil. Por fim, este estudo apresenta um guia com os elementos que colaboram para um melhor desenvolvimento de habilidades em estudantes quando se utiliza a metodologia de Nano CBL. Em relação às Equipes de Trabalho, identificou-se que os estudantes apresentaram maior desenvolvimento de habilidades quando participavam de equipes que tinham como composição: integrantes de gênero misto, com 3 a 4 integrantes, e com a escolha de formação sendo imposta pelo professor.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-06-22T02:35:15Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/196149
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001095227
url http://hdl.handle.net/10183/196149
identifier_str_mv 001095227
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196149/2/001095227.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196149/1/001095227.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 2e69fcfcd5056633714ca141e013ffaf
5752d1fc93d89df491e16aaa34f79a6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085484942065664