Educação permanente e aprendizagem significativa no contexto hospitalar : a perspectiva de enfermeiras educadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Giovana Ely
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/36096
Resumo: Esta pesquisa objetivou conhecer as experiências de aprendizagem significativa de enfermeiras facilitadoras de ações de educação permanente no contexto hospitalar, analisando as implicações dessa aprendizagem na transformação das suas práticas de cuidado em saúde. O estudo, de cunho qualitativo, do tipo exploratório-descritivo, foi desenvolvido a partir da experiência de formação do grupo de enfermeiras educadoras que atuam no Programa de Educação Permanente em Enfermagem (PEPE) no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desenvolvendo atividades de formação em serviço para os trabalhadores da enfermagem. Essas enfermeiras são consideradas pela instituição como promotoras da interface entre o Serviço de Educação em Enfermagem (SEDE) e os demais serviços de enfermagem do HCPA, reconhecidas pelo alinhamento à proposta de formação em saúde, embasada nos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A coleta de informações deu-se por meio de grupos focais, tendo como sujeitos as enfermeiras educadoras que se manifestaram favoráveis em participar da pesquisa e que possuíam mais de seis meses de atividades neste programa, então o grupo de análise constituiu-se de sete enfermeiras educadoras. Os resultados obtidos sugerem que a experiência de formação das enfermeiras educadoras foi oportunidade para diversas aprendizagens significativas, as quais ressignificaram seu trabalho e consequentemente implicaram mudanças no cuidado produzido. Para as enfermeiras educadoras, a experiência de formação nessa modalidade educativa promoveu a problematização do seu processo de trabalho, a renovação dos saberes relativos à educação, à saúde e ao trabalho. Acima de tudo, fomentou o reconhecimento de que o processo de aprendizagem deve se fazer coletivamente, a partir das interseções entre cuidar e educar que são estabelecidas no cotidiano do trabalho.
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Essas enfermeiras são consideradas pela instituição como promotoras da interface entre o Serviço de Educação em Enfermagem (SEDE) e os demais serviços de enfermagem do HCPA, reconhecidas pelo alinhamento à proposta de formação em saúde, embasada nos pressupostos da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). A coleta de informações deu-se por meio de grupos focais, tendo como sujeitos as enfermeiras educadoras que se manifestaram favoráveis em participar da pesquisa e que possuíam mais de seis meses de atividades neste programa, então o grupo de análise constituiu-se de sete enfermeiras educadoras. Os resultados obtidos sugerem que a experiência de formação das enfermeiras educadoras foi oportunidade para diversas aprendizagens significativas, as quais ressignificaram seu trabalho e consequentemente implicaram mudanças no cuidado produzido. Para as enfermeiras educadoras, a experiência de formação nessa modalidade educativa promoveu a problematização do seu processo de trabalho, a renovação dos saberes relativos à educação, à saúde e ao trabalho. Acima de tudo, fomentou o reconhecimento de que o processo de aprendizagem deve se fazer coletivamente, a partir das interseções entre cuidar e educar que são estabelecidas no cotidiano do trabalho.This research aimed to know significant learning experiences of nurses who mediate permanent education actions in the hospital context, analyzing the implications of that learning in the transformation of their health care practices. This study of qualitative nature, of exploratory-descriptive kind, was developed from the training experience of group the nurse-educators, which operate in the Permanent Education in Nursing Program (PEPE) in Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), developing in-service training activities for nursing workers. These nurses are considered by the institution as executioners of the interface between the Nursing Education Service (SEDE) and other nursing services from HCPA, recognized by being aligned to the proposed health training, based on the assumptions of the National Permanent Education Policy (PNEPS). Data collection occurred through focus groups, having as subjects the nurse-educators who were inclined to participate in the study and who had more than six-month activities in this program, so the analysis group consisted of seven nurse-educators. The results suggest that the training experience of the nurse-educators was an opportunity to several significant learnings, which reframed their work and consequently led to changes in the produced care. For nurse-educators, the training experience in this educational modality promoted questions about their work process and the renewal of knowledge concerning education, health and work. Above all, it promoted the recognition that the learning process must be done collectively, from the intersections between care and education that are established in the work routine.Esta investigación objetivó conocer las experiencias de aprendizaje significativa de enfermeras facilitadoras de acciones de educación permanente en el contexto hospitalario, analizando las implicaciones de ese aprendizaje en la transformación de sus prácticas de cuidado en salud. El estudio, de cuño cualitativo, del tipo exploratorio-descriptivo, fue desarrollado a partir de la experiencia de formación del grupo de enfermeras educadoras, que actúan en el Programa de Educación Permanente en Enfermería (PEPE) en el Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), desarrollando actividades de formación en servicio para los trabajadores de la enfermería. Esas enfermeras son consideradas por la institución como promotoras de la interfaz entre el Servicio de Educación en Enfermería (SEDE) y los demás servicios de enfermería del HCPA, reconocidas por la alineación a la propuesta de formación en salud, embasada en los presupuestos de la Política Nacional de Educación Permanente en Salud (PNEPS). La recolección de informaciones se dio por medio de grupos focales, teniendo como sujetos las enfermeras educadoras que se manifestaron favorables en participar de la investigación y que tengan más de seis meses de actividades en este programa. El grupo de participantes se constituyó de siete enfermeras educadoras. Los resultados obtenidos sugieren que la experiencia de formación de las enfermeras educadoras fue oportunidad para diversos aprendizajes significativos, los cuales resignificaron su trabajo y consecuentemente implicaron en cambios en el cuidado producido. Para las enfermeras educadoras, la experiencia de formación en la perspectiva de la Educación Permanente promovió la problematización de las situaciones vividas en su proceso de trabajo y la renovación de los saberes relativos a la educación, a la salud y al trabajo. La experiencia resultó, también, en el reconocimiento de que, en el cotidiano de trabajo el proceso de aprendizaje se da colectivamente, a partir de las intersecciones entre cuidar y educar que son establecidas en este escenario.application/pdfporEducação em enfermagemEducação permanenteEducação continuada : SaúdeNursing educationContinuing educationHealth educationProfessional practiceLearningEducación en enfermeríaEducación continuadaEducación en saludPráctica profesionalAprendizajeEducação permanente e aprendizagem significativa no contexto hospitalar : a perspectiva de enfermeiras educadorasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000817399.pdf.txt000817399.pdf.txtExtracted Texttext/plain254395http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36096/2/000817399.pdf.txt981ae7d5840a12d790273865f39e5d30MD52ORIGINAL000817399.pdf000817399.pdfTexto completoapplication/pdf1192870http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36096/1/000817399.pdfe656b7bb3634f69b9ee3446b425d18f4MD51THUMBNAIL000817399.pdf.jpg000817399.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1026http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/36096/3/000817399.pdf.jpge11004cb508cc2229752970514d4718eMD5310183/360962018-10-09 08:50:40.184oai:www.lume.ufrgs.br:10183/36096Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T11:50:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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