Reconstrução da identidade profissional de trabalhadoras em alimentação escolar que concluiram o curso do profuncionário : formação e experiência em situação de trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bessa, Dante Diniz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172195
Resumo: A tese que aqui se encontra tem como objetivo inicial registrar a experiência histórica do Programa de Formação Inicial dos Profissionais da Educação Básica (Profuncionário), que integra a política de valorização profissional dos funcionários de escola. A formação, em nível médio, ofertada pelo Profuncionário, propõe-se a contribuir na reconstrução da identidade profissional da categoria como profissionais da educação. Como a política de formação é voltada para funcionários em efetivo exercício de suas funções, argumenta-se que a mesma deve ser pensada como formação em serviço e que a reconstrução da identidade profissional acontece a partir de práticas formativas em situação de trabalho. Nesse sentido, um segundo objetivo se coloca, qual seja, o de analisar o processo de reconstrução da identidade dos funcionários a partir da formação em serviço. O conceito de “dupla antecipação” da ergologia, elaborado por Yves Schwartz, segundo o qual a atividade humana é antecipada por normas sociais e por normas de vida, fundamenta a perspectiva teórico-metodológica pela qual se aborda o tema e se pressupõe que a reconstrução da identidade profissional, a partir da formação em serviço, acontece no encontro e no confronto dessas normas, na relação que os profissionais experimentam entre a identidade concebida institucionalmente e a identidade construída na experiência no trabalho. Como o tema da identidade profissional não é discutido no campo conceitual da ergologia, foi preciso introduzi-lo ali, colocando a ergologia em diálogo com a sociologia das profissões, especialmente aquela construída por Claude Dubar. Na sociologia de Dubar, a identidade social é entendida como resultante de um processo de identificação no qual são articuladas duas transações, uma biográfica (subjetiva) e outra relacional (do sujeito com as instituições), o que permitiu a aproximação conceitual entre os dois campos do saber. Além do diálogo com Schwartz e Dubar, procurou-se dialogar, também, com quem teve experiência da formação em situação de trabalho, isto é, com duas profissionais da alimentação escolar que trabalham juntas e que concluíram o Curso Técnico em Alimentação Escolar. O diálogo com as últimas foi construído por meio de entrevistas individuais semiestruturadas nas quais se abriu espaço para a narrativa biográfica, e de entrevistas coletivas orientandas pelo conceito de “encontros sobre trabalho” da abordagem ergológica, além de observações in loco da rotina de trabalho das interlocutoras. A partir dessa abordagem, chegou-se à noção de que a identidade profissional se reconstrói em situação de trabalho na medida em que, para exercer a profissão, as trabalhadoras precisam fazer escolhas sobre seu próprio fazer e, assim, são levadas a renormalizar as normas antecedentes. No diálogo com as interlocutoras da pesquisa, pode-se aprender que a reconstrução da identidade profissional a partir da formação em serviço acontece pelo modo como as trabalhadoras se relacionam com as normas antecedentes transmitidas pelas práticas formativas em situação de trabalho, sejam as normas relativas a saberes, métodos, competências ou valores, enfim, atributos institucionalizados da profissão, pois, em situação de trabalho, essas normas ganham vida no sentido de que outros saberes, outros métodos, outras competências, outros valores são criados na atividade das profissionais na escola.
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O conceito de “dupla antecipação” da ergologia, elaborado por Yves Schwartz, segundo o qual a atividade humana é antecipada por normas sociais e por normas de vida, fundamenta a perspectiva teórico-metodológica pela qual se aborda o tema e se pressupõe que a reconstrução da identidade profissional, a partir da formação em serviço, acontece no encontro e no confronto dessas normas, na relação que os profissionais experimentam entre a identidade concebida institucionalmente e a identidade construída na experiência no trabalho. Como o tema da identidade profissional não é discutido no campo conceitual da ergologia, foi preciso introduzi-lo ali, colocando a ergologia em diálogo com a sociologia das profissões, especialmente aquela construída por Claude Dubar. Na sociologia de Dubar, a identidade social é entendida como resultante de um processo de identificação no qual são articuladas duas transações, uma biográfica (subjetiva) e outra relacional (do sujeito com as instituições), o que permitiu a aproximação conceitual entre os dois campos do saber. Além do diálogo com Schwartz e Dubar, procurou-se dialogar, também, com quem teve experiência da formação em situação de trabalho, isto é, com duas profissionais da alimentação escolar que trabalham juntas e que concluíram o Curso Técnico em Alimentação Escolar. O diálogo com as últimas foi construído por meio de entrevistas individuais semiestruturadas nas quais se abriu espaço para a narrativa biográfica, e de entrevistas coletivas orientandas pelo conceito de “encontros sobre trabalho” da abordagem ergológica, além de observações in loco da rotina de trabalho das interlocutoras. A partir dessa abordagem, chegou-se à noção de que a identidade profissional se reconstrói em situação de trabalho na medida em que, para exercer a profissão, as trabalhadoras precisam fazer escolhas sobre seu próprio fazer e, assim, são levadas a renormalizar as normas antecedentes. No diálogo com as interlocutoras da pesquisa, pode-se aprender que a reconstrução da identidade profissional a partir da formação em serviço acontece pelo modo como as trabalhadoras se relacionam com as normas antecedentes transmitidas pelas práticas formativas em situação de trabalho, sejam as normas relativas a saberes, métodos, competências ou valores, enfim, atributos institucionalizados da profissão, pois, em situação de trabalho, essas normas ganham vida no sentido de que outros saberes, outros métodos, outras competências, outros valores são criados na atividade das profissionais na escola.The Thesis presented here has as its initial objective to record the historical experience of the Initial Training Program for Basic Education Professionals (Profuncionário). This Program integrates the policy of professional promotion of school workers. The medium-level education offered by Profuncionário aims to contribute to the reconstruction of the professional identity of the category as professionals of education. As this formative policy is aimed at workers in the effective exercise of their functions, it is argued that it should be thought of as in-service training and that the reconstruction of the professional identity takes place through educative practices in a work situation. In this sense, a second objective arises, that is, to analyze the process of the reconstruction of the workers identity from the in-service training. The concept of "double anticipation" of ergology elaborated by Yves Schwartz, according to which human activity is anticipated by social norms and norms of life, underpins the theoreticalmethodological perspective by which the subject is approached. It is assumed that the reconstruction of the professional identity, from the in-service training, happens in the encounter and the confrontation, in the relationship that the professionals experience between the identity conceived institutionally and the identity constructed in the experience of work. As the theme of professional identity is not discussed in the conceptual field of ergology, it has been necessary to introduce it, placing ergology in dialogue with the sociology of professions, especially that built by Claude Dubar. In Dubar's sociology, social identity is understood as resulting from a process of identification in which two transactions are articulated, one biographical (subjective) and the other relational (from the subject to the institutions), which allowed the conceptual approximation between the two fields of study. In addition to the dialogue with Schwartz and Dubar, a dialogue was also sought with those who had experience of education in work situation, that is, with two school nutrition professionals who work together and who completed the Technical Course in School Feeding. The dialogue with the latter was constructed through semi-structured individual interviews in which biographical narrative was used, and collective interviews guided by the concept of "meetings about the work" of the ergological approach, as well as in-situ observations of the work routine of the interlocutors. Based on this approach, the notion was reached that professional identity is being reconstructed in a work situation because, in order to exercise the profession, the workers have to make choices about their own doing and thus are led to renormalize the preceding norms. In the dialogue with the research interlocutors, it can be learned that the reconstruction of the professional identity from the in-service education takes place by the way in which the workers relate to the antecedent norms transmitted by the formative practices in work situation – norms related to knowledge, methods, competencies or values -, that is, the institutionalized attributes of the profession. In a situation of work, these norms come alive in the sense that other knowledge, other methods, other competences and other values are created in the activity of the professionals in the school.application/pdfporIdentidade profissionalAlimentação escolarFormação profissionalValorização profissionalSchool worksSituated professional identityFormationExperienceActivity in work situationReconstrução da identidade profissional de trabalhadoras em alimentação escolar que concluiram o curso do profuncionário : formação e experiência em situação de trabalhoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2017doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001055937.pdf001055937.pdfTexto completoapplication/pdf1772452http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172195/1/001055937.pdfb2804f6614af28e7c04d226d6010ea36MD51TEXT001055937.pdf.txt001055937.pdf.txtExtracted Texttext/plain595810http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172195/2/001055937.pdf.txtc05aa5f0ebe2380c2f1b41751b75888bMD5210183/1721952021-05-07 04:39:19.099156oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172195Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:39:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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