A crescente busca pela qualificação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a partir de 2005 : uma janela de oportunidade para a instituição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baptista, Márcia Silva
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/132888
Resumo: Desde a implantação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) observa-se o crescimento do número de servidores da UFRGS que tem buscado mais qualificação, e assim, contribuem para elevar os níveis de escolaridade da Universidade. Ao mesmo tempo, há uma demanda crescente por novos cursos de graduação e pós-graduação, pela ampliação da oferta de vagas e por novas formas de acesso, e a Universidade necessita responder a estas demandas através de uma gestão mais profissionalizada e alinhada às diretrizes institucionais. O objetivo deste estudo foi verificar a articulação entre a qualificação realizada pelos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os perfis funcionais necessários para manter sua trajetória de expansão e crescimento com qualidade, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional. O modelo de Gestão de Competências, que vem sendo difundido com frequência pelo governo federal como uma nova ferramenta de gestão para a administração pública, serviu de base teórica para este estudo e subsidiou a identificação das competências trabalhadas na UFRGS, através da análise dos questionários integrantes do Levantamento de Necessidades de Capacitação e da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos. As competências demandadas pelos seus dirigentes foram identificadas através da realização de entrevistas. Além disso, foram definidas diferentes categorias para classificar os servidores nas Unidades, conforme as relações existentes entre curso(s) realizado(s), cargo ocupado e setor no qual exercem suas atividades, que permitiram observar as transformações ocorridas nos panoramas destas Unidades, comparando-se o ano de 2005 ao de 2013. Considera-se, então, que através da comprovação da elevação dos níveis de escolaridade dos servidores técnico-administrativos da Universidade, e da identificação das suas competências, das demandas dos seus dirigentes e dos resultados da avaliação de desempenho em relação a estas competências, tenha sido possível o estabelecimento de possíveis articulações entre estes aspectos.
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spelling Baptista, Márcia SilvaLahorgue, Maria Alice Oliveira da Cunha2016-02-25T02:06:09Z2015http://hdl.handle.net/10183/132888000977309Desde a implantação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) observa-se o crescimento do número de servidores da UFRGS que tem buscado mais qualificação, e assim, contribuem para elevar os níveis de escolaridade da Universidade. Ao mesmo tempo, há uma demanda crescente por novos cursos de graduação e pós-graduação, pela ampliação da oferta de vagas e por novas formas de acesso, e a Universidade necessita responder a estas demandas através de uma gestão mais profissionalizada e alinhada às diretrizes institucionais. O objetivo deste estudo foi verificar a articulação entre a qualificação realizada pelos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e os perfis funcionais necessários para manter sua trajetória de expansão e crescimento com qualidade, de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional. O modelo de Gestão de Competências, que vem sendo difundido com frequência pelo governo federal como uma nova ferramenta de gestão para a administração pública, serviu de base teórica para este estudo e subsidiou a identificação das competências trabalhadas na UFRGS, através da análise dos questionários integrantes do Levantamento de Necessidades de Capacitação e da Avaliação de Desempenho dos servidores técnico-administrativos. As competências demandadas pelos seus dirigentes foram identificadas através da realização de entrevistas. Além disso, foram definidas diferentes categorias para classificar os servidores nas Unidades, conforme as relações existentes entre curso(s) realizado(s), cargo ocupado e setor no qual exercem suas atividades, que permitiram observar as transformações ocorridas nos panoramas destas Unidades, comparando-se o ano de 2005 ao de 2013. Considera-se, então, que através da comprovação da elevação dos níveis de escolaridade dos servidores técnico-administrativos da Universidade, e da identificação das suas competências, das demandas dos seus dirigentes e dos resultados da avaliação de desempenho em relação a estas competências, tenha sido possível o estabelecimento de possíveis articulações entre estes aspectos.Ever since the Career Plan to Administrative Positions in Education (PCCTAE) was implemented at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), there has been an increase in the number of the University’s servants seeking more qualification and contributing, thus, to heighten the educational level in the University. At the same time, there is a growing demand for new undergraduate and graduate courses, for the increase in the number of vacancies and for new ways to be admitted into these courses, and the University has to meet these demands by offering a more professional management model in line with the new institutional guidelines. The goal of the present study was to identify the articulation between the qualification level achieved by the administrative servants of the Federal University of Rio Grande do Sul and the job profiles needed to keep the university path of expansion and qualified growth according to the Institutional Development Plan. The competency-based management model often publicized by the Federal Government as a new management tool for the public sector served as the theoretical basis for this study and subsidized the identification of the competencies used at UFRGS, through the analysis of the integrant questionnaires of the Training Needs Assessment and Performance Evaluation of the administrative servants. The competencies demanded by its managers were identified through interviews. Besides that, different categories to classify the servants in their Units have been defined according to the relation between course(s) taken, servant’s position and the area in which they work, and that allowed an overview at the transformations occurred in these Units both in 2005 and in 2013. It is considered, then, that by confirming the increase in educational levels of administrative servants of the University, and the identification of its competencies, the demands of its managers and performance evaluation results for these competencies, it has been possible to establish the possible links between these aspects.application/pdfporQualificação profissionalServidor públicoCapital humanoGestão de pessoasSetor públicoCompetenciesQualificationUFRGSA crescente busca pela qualificação dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul a partir de 2005 : uma janela de oportunidade para a instituiçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em EconomiaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000977309.pdf000977309.pdfTexto completoapplication/pdf2107825http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132888/1/000977309.pdfff3cde6391678312db463c93a3707006MD51TEXT000977309.pdf.txt000977309.pdf.txtExtracted Texttext/plain346624http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132888/2/000977309.pdf.txt6479ce92e9e63dcf9aea9adad6ad6e66MD52THUMBNAIL000977309.pdf.jpg000977309.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1169http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/132888/3/000977309.pdf.jpg5f56e71a9789062bbddb45090018b1b7MD5310183/1328882018-10-26 09:45:52.872oai:www.lume.ufrgs.br:10183/132888Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-26T12:45:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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