Autolesão não suicida em adolescentes : associação com fatores individuais e contextuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Agostini, Caroline Rodrigues
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/279060
Resumo: A Autolesão não suicida (ALNS), fenômeno prevalente na adolescência, cuja motivação é de ordem individual e contextual, foi o foco da presente dissertação. Desenvolveu-se um estudo empírico, intitulado: “Autolesão não suicida em adolescentes: associação com desregulação emocional, problemas emocionais e de comportamento e indicadores sociodemográficos da família”, o qual teve como objetivo caracterizar a desregulação emocional e os problemas emocionais e de comportamento em adolescentes que se autolesionam, bem como os indicadores sociodemográficos de sua família, avaliando a relação destas variáveis com a ocorrência e a intensidade da conduta. Por meio de um delineamento explicativo e uma amostra de adolescentes (n = 204) matriculados em escolas públicas estaduais da cidade de Porto Alegre-RS, e seus pais/responsáveis, evidenciaram-se correlações positivas entre a ocorrência e a intensidade da ALNS com os fatores paralisação e pessimismo de desregulação emocional, assim como com os problemas internalizantes e externalizantes. Por outro lado, a ocorrência da ALNS se relacionou negativamente com estratégias adequadas de enfrentamento e escolaridade da mãe. Na comparação entre grupos de adolescentes sem e com ALNS, foram encontradas diferenças quanto paralisação, pessimismo, problemas internalizantes e externalizantes, que foram mais presentes no grupo com ALNS. Os problemas externalizantes se mostraram como preditores da ALNS, aumentando em 3,9% a chance de o indivíduo apresentá-la com maior intensidade. Em conjunto, os resultados oferecem informações importantes acerca de fatores individuais e contextuais associados a ALNS em adolescentes brasileiros, contribuindo para a construção do entendimento acerca da conduta.
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spelling Agostini, Caroline RodriguesMarin, Angela Helena2024-09-24T06:45:53Z2024http://hdl.handle.net/10183/279060001210286A Autolesão não suicida (ALNS), fenômeno prevalente na adolescência, cuja motivação é de ordem individual e contextual, foi o foco da presente dissertação. Desenvolveu-se um estudo empírico, intitulado: “Autolesão não suicida em adolescentes: associação com desregulação emocional, problemas emocionais e de comportamento e indicadores sociodemográficos da família”, o qual teve como objetivo caracterizar a desregulação emocional e os problemas emocionais e de comportamento em adolescentes que se autolesionam, bem como os indicadores sociodemográficos de sua família, avaliando a relação destas variáveis com a ocorrência e a intensidade da conduta. Por meio de um delineamento explicativo e uma amostra de adolescentes (n = 204) matriculados em escolas públicas estaduais da cidade de Porto Alegre-RS, e seus pais/responsáveis, evidenciaram-se correlações positivas entre a ocorrência e a intensidade da ALNS com os fatores paralisação e pessimismo de desregulação emocional, assim como com os problemas internalizantes e externalizantes. Por outro lado, a ocorrência da ALNS se relacionou negativamente com estratégias adequadas de enfrentamento e escolaridade da mãe. Na comparação entre grupos de adolescentes sem e com ALNS, foram encontradas diferenças quanto paralisação, pessimismo, problemas internalizantes e externalizantes, que foram mais presentes no grupo com ALNS. Os problemas externalizantes se mostraram como preditores da ALNS, aumentando em 3,9% a chance de o indivíduo apresentá-la com maior intensidade. Em conjunto, os resultados oferecem informações importantes acerca de fatores individuais e contextuais associados a ALNS em adolescentes brasileiros, contribuindo para a construção do entendimento acerca da conduta.Non-suicidal self-injury (NSSI), a prevalent phenomenon in adolescence, whose motivation is individual and contextual, was the focus of this dissertation. An empirical study was developed entitled “Non-suicidal self-harm in adolescents: association with emotional dysregulation, emotional and behavioral problems, and family sociodemographic indicators”, which aimed to characterize emotional dysregulation and emotional and behavioral problems in adolescents who self-harm, as well as their family's sociodemographic indicators, evaluating the relationship of these variables with the occurrence and intensity of the conduct. Through an explanatory design and a sample of adolescents (n = 204) enrolled in state public schools in the city of Porto Alegre-RS, and their parents/guardians, positive correlations were evidenced between the occurrence and intensity of NSSI and the factors paralysis and pessimism of emotional dysregulation, as well as internalizing and externalizing problems. On the other hand, the occurrence of NSSI was negatively related to adequate coping strategies and mothers' education. When comparing groups of adolescents without and with NSSI, differences were found regarding paralysis, pessimism, and internalizing and externalizing problems, which were more present in the group with NSSI. Externalizing problems were shown to be predictors of NSSI, increasing the individual's chance of presenting it with greater intensity by 3.9%. Taken together, the results offer important information about individual and contextual factors associated with NSSI in Brazilian adolescents, contributing to the construction of understanding about the conduct.application/pdfporComportamento autodestrutivoAdolescenteRegulação emocionalComportamento do adolescenteComportamento problemaFatores sociodemográficosSelf-injuryAdolescenceEmotional regulationBehavioral problemsAutolesão não suicida em adolescentes : associação com fatores individuais e contextuaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Psicologia, Serviço Social, Saúde e Comunicação HumanaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001210286.pdf.txt001210286.pdf.txtExtracted Texttext/plain103574http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279060/2/001210286.pdf.txt17ca7bf8c532c4ddd38e4c7c43de7498MD52ORIGINAL001210286.pdfTexto completoapplication/pdf2297457http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/279060/1/001210286.pdfb2b7a802567751585c12480bd647d564MD5110183/2790602024-09-25 06:42:24.635412oai:www.lume.ufrgs.br:10183/279060Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-25T09:42:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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