Análise do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) quanto a missão de transferência de conhecimentos para a sociedade dos INCTS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Maria Bernadete Carvalho Pires de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/271462
Resumo: O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT), criado em 2008 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, tem o objetivo de promover excelência nas atividades de ciência e tecnologia e sua internacionalização, assim como fomentar a interação com o sistema empresarial e a melhoria da educação científica. Os INCTs devem, entre suas missões, contemplar a área de “Transferência de Conhecimentos para a Sociedade”. Ela prevê a utilização de outros instrumentos além da publicação científica, com um programa ambicioso de educação em ciência e difusão de conhecimento focado no fortalecimento do ensino médio e na educação científica da população em geral. O objetivo desta tese é analisar os efeitos da intervenção do Programa INCT na transferência de conhecimento para a sociedade e no subsídio a futuras melhorias no Programa a nível nacional e local. Como hipótese, pressupunhase que o fomento e a indução pública determinados na missão do Programa relativa à “transferência de conhecimento para a sociedade” tenha contribuído para a promoção, o fortalecimento e a inovação das atividades de educação em ciências e difusão científica nos INCTs, bem como para a melhoria da incorporação e difusão científica dos resultados das pesquisas pelos institutos participantes. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva e exploratória e de caráter analítico. O objeto de estudo consiste nas estratégias e práticas voltadas para educação em ciências e difusão científica informadas em relatórios finais de projetos de INCTs aprovados no Edital nº 15/2008 do CNPq. Quanto à técnica de análise dos dados, foram utilizadas estatística descritiva variada ou multivariada, frequência absoluta e relativa e o método de Análise Textual Discursiva na análise qualitativa de conteúdos textuais. Os resultados apontaram que houve pouco avanço na realização de atividades de divulgação científica, sugerindo que não se alcançou plenamente um dos objetivos previstos nesta missão do Programa. No entanto, achados demonstraram que significativas iniciativas relacionadas à educação, como eventos e atividades de divulgação dos resultados de projetos, contemplaram o público relacionado a essa missão (como público em geral, comunidade local/relacionada ao projeto, agentes sociais, organizações da sociedade civil e o público escolar), mesmo que proporcionalmente em menor quantidade em relação às atividades de disseminação científica voltadas para o público de especialistas. Houve diversidade de materiais e práticas de educação e divulgação científica por meio de atividades orais, materiais impressos, virtuais, exposições e atividades em museus. Preponderam ações relacionadas com estratégias tradicionais/não inovadoras de educação e divulgação científica, ainda num modelo de comunicação pública da ciência de déficit. Políticas públicas relacionadas a C&TI no Brasil vêm avançando quanto à realização de ações de fomento à pesquisa, induzindo e, em muitos casos, determinando que projetos de pesquisa financiados com recursos públicos realizem atividades de divulgação científica e educação em ciências. Assim, compreende-se a necessidade de serem mantidas, avaliadas e qualificadas as estratégias públicas de incentivo e indução dessa temática e garantida a inclusão de orientações mais precisas sobre essas ações para fortalecê-las e melhorar a incorporação e a qualidade dessa prática nos institutos.
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Como hipótese, pressupunhase que o fomento e a indução pública determinados na missão do Programa relativa à “transferência de conhecimento para a sociedade” tenha contribuído para a promoção, o fortalecimento e a inovação das atividades de educação em ciências e difusão científica nos INCTs, bem como para a melhoria da incorporação e difusão científica dos resultados das pesquisas pelos institutos participantes. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, do tipo descritiva e exploratória e de caráter analítico. O objeto de estudo consiste nas estratégias e práticas voltadas para educação em ciências e difusão científica informadas em relatórios finais de projetos de INCTs aprovados no Edital nº 15/2008 do CNPq. Quanto à técnica de análise dos dados, foram utilizadas estatística descritiva variada ou multivariada, frequência absoluta e relativa e o método de Análise Textual Discursiva na análise qualitativa de conteúdos textuais. Os resultados apontaram que houve pouco avanço na realização de atividades de divulgação científica, sugerindo que não se alcançou plenamente um dos objetivos previstos nesta missão do Programa. No entanto, achados demonstraram que significativas iniciativas relacionadas à educação, como eventos e atividades de divulgação dos resultados de projetos, contemplaram o público relacionado a essa missão (como público em geral, comunidade local/relacionada ao projeto, agentes sociais, organizações da sociedade civil e o público escolar), mesmo que proporcionalmente em menor quantidade em relação às atividades de disseminação científica voltadas para o público de especialistas. Houve diversidade de materiais e práticas de educação e divulgação científica por meio de atividades orais, materiais impressos, virtuais, exposições e atividades em museus. Preponderam ações relacionadas com estratégias tradicionais/não inovadoras de educação e divulgação científica, ainda num modelo de comunicação pública da ciência de déficit. Políticas públicas relacionadas a C&TI no Brasil vêm avançando quanto à realização de ações de fomento à pesquisa, induzindo e, em muitos casos, determinando que projetos de pesquisa financiados com recursos públicos realizem atividades de divulgação científica e educação em ciências. Assim, compreende-se a necessidade de serem mantidas, avaliadas e qualificadas as estratégias públicas de incentivo e indução dessa temática e garantida a inclusão de orientações mais precisas sobre essas ações para fortalecê-las e melhorar a incorporação e a qualidade dessa prática nos institutos.The National Institutes of Science and Technology Program (INCT), created in 2008 by the Ministry of Science and Technology, aims to promote excellence in science and technology activities and their internationalization, as well as foster interaction with the business system and improvement of scientific education. The INCTs must, among their missions, include the area of “Knowledge Transfer to Society”, which foresees the use of other instruments in addition to scientific publication, with an ambitious program of science education and knowledge dissemination, focused on strengthening the secondary education and scientific education of the general population. The objective of this thesis was to analyze the effects of the INCT Program intervention in transferring knowledge to society and supporting future improvements in the Program at national and local level. As a hypothesis, it was assumed that the promotion and public induction determined in the Program's mission regarding the “transfer of knowledge to society” had contributed to the promotion, strengthening and innovation of science education and scientific dissemination activities in INCTs, as well as to improve the scientific incorporation and dissemination of research results by participating institutes. Research with a qualitative and quantitative approach, descriptive and exploratory and analytical in nature, was carried out. The object of study is the strategies and practices aimed at science education and scientific dissemination informed in final reports of INCT projects approved in Notice nº 15/2008. Regarding the data analysis technique, varied or multivariate descriptive statistics and absolute and relative frequency and the Discursive Textual Analysis method were used in the qualitative analysis of textual content. The results showed that there was little progress in carrying out scientific dissemination activities, suggesting that one of the objectives set out in this Program mission was not fully achieved. However, findings demonstrated that significant initiatives related to education, such as events and activities to disseminate project results, included the public related to this mission, such as the general public, local community/related to the project, social agents, and society organizations civil society and the school public, even if proportionally in smaller quantities in relation to scientific dissemination activities aimed at an audience of specialists. There was a diversity of scientific education and dissemination materials and practices through oral activities, printed and virtual materials, exhibitions and activities in museums. Actions related to traditional/non-innovative science education and dissemination strategies predominated, still in a deficit science public communication model. Public policies related to S&IT in Brazil have been advancing in terms of carrying out actions to promote research, inducing and, in many cases, determining that research projects financed with public resources carry out scientific dissemination and science education activities. Therefore, we understand the need to maintain, evaluate and qualify public incentive and induction strategies for this topic and ensure the inclusion of more precise guidelines on these actions to strengthen them and improve the incorporation and quality of this practice in institutes.application/pdfporInstitutos Nacionais de Ciência e TecnologiaEnsino de ciênciasComunicação e divulgação científicaScience educationScientific diffusionPublic communication of ScienceNational Institutes of Science and TechnologyINCT ProgramAnálise do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) quanto a missão de transferência de conhecimentos para a sociedade dos INCTSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193984.pdf.txt001193984.pdf.txtExtracted Texttext/plain718078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271462/2/001193984.pdf.txt0376fd1f23e77ed43173655fe8a77e0fMD52ORIGINAL001193984.pdfTexto completoapplication/pdf14139833http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/271462/1/001193984.pdf8c9290b20dbfe2386dfafd63eedac940MD5110183/2714622024-02-07 05:59:02.102841oai:www.lume.ufrgs.br:10183/271462Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-07T07:59:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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