Atributos discriminantes baseados em sentimento para a predição de pesquisas eleitorais : um estudo de caso no cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tumitan, Diego Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/134373
Resumo: O sucesso da mineração de opiniões para processar automaticamente grandes quantidades de conteúdo opinativo disponíveis na Internet tem sido demonstrado como uma solução de baixa latência e mais barata para a análise de opinião pública. No presente trabalho foi investigado se é possível prever variações de intenção de voto com base em séries temporais de sentimento extraídas de comentários de notícias, utilizando três eleições brasileiras como estudo de caso. As contribuições deste estudo de caso são: a) a comparação de duas abordagens para a mineração de opiniões em conteúdo gerado por usuários em português do Brasil; b) a proposta de dois tipos de atributos discriminantes para representar o sentimento em relação a candidatos políticos a serem usados para a previsão, c) uma abordagem para prever variações de intenção de voto que é adequada para cenários de dados esparsos. Foram desenvolvidos experimentos para avaliar a influência dos atributos discriminantes propostos em relação a acurácia da previsão, e suas respectivas preparações. Os resultados mostraram uma acurácia de 70% na previsão de variações de intenção de voto positivas e negativas. Estas contribuições são importantes passos em direção a um framework que é capaz de combinar opiniões de diversas fontes para encontrar a representatividade de uma população alvo, de modo que se possa obter previsões mais confiáveis.
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