A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Angelo Maurício de Andrade
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262687
Resumo: O trabalho trata da relação público-privado na educação básica pública argentina no período de 2015 a 2019, ou seja, no governo de Mauricio Macri (Cambiemos). Discute-se o caminho teórico-metodológico que fundamenta a pesquisa, partindo da perspectiva do materialismo histórico-dialético, analisando categorias e conceitos que ajudam na compreensão do objeto e definindo a metodologia empregada. A relação público-privado se trata de relação e processo, uma vez que Estado e sociedade civil são perpassados por correlação de forças de sujeitos individuais ou coletivos por sua vez perpassados por projetos societários distintos, bem como situados em um contexto histórico e geográfico. Assim, as políticas são parte constitutiva do movimento do real da sociedade, portanto o trabalho empenha-se em recuperar a historicidade da relação público-privado na educação argentina, analisando seu ordenamento constitucional-legal e discutindo a opção federativa argentina e as responsabilidades federativas do Estado nacional argentino. O privado enquanto sujeito está vinculado ao mercado, assim a privatização traz implicações para a democracia, entendida como materialização de direitos em políticas elaboradas na autocrítica da prática social. Dessa forma, caracteriza-se e se analisa a relação público-privado observada na Argentina no recorte temporal definido para a pesquisa, explorando formas de materialização do privado observadas, aspectos ligados ao financiamento educacional, à formação e ao trabalho docente, bem como procede-se ao mapeamento dos sujeitos privados presentes na definição das políticas públicas educacionais no período estudado.
id URGS_ae1a61430721e5f6de956647ded15fac
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262687
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Paz, Angelo Maurício de AndradePeroni, Vera Maria Vidal2023-07-28T03:35:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/262687001174451O trabalho trata da relação público-privado na educação básica pública argentina no período de 2015 a 2019, ou seja, no governo de Mauricio Macri (Cambiemos). Discute-se o caminho teórico-metodológico que fundamenta a pesquisa, partindo da perspectiva do materialismo histórico-dialético, analisando categorias e conceitos que ajudam na compreensão do objeto e definindo a metodologia empregada. A relação público-privado se trata de relação e processo, uma vez que Estado e sociedade civil são perpassados por correlação de forças de sujeitos individuais ou coletivos por sua vez perpassados por projetos societários distintos, bem como situados em um contexto histórico e geográfico. Assim, as políticas são parte constitutiva do movimento do real da sociedade, portanto o trabalho empenha-se em recuperar a historicidade da relação público-privado na educação argentina, analisando seu ordenamento constitucional-legal e discutindo a opção federativa argentina e as responsabilidades federativas do Estado nacional argentino. O privado enquanto sujeito está vinculado ao mercado, assim a privatização traz implicações para a democracia, entendida como materialização de direitos em políticas elaboradas na autocrítica da prática social. Dessa forma, caracteriza-se e se analisa a relação público-privado observada na Argentina no recorte temporal definido para a pesquisa, explorando formas de materialização do privado observadas, aspectos ligados ao financiamento educacional, à formação e ao trabalho docente, bem como procede-se ao mapeamento dos sujeitos privados presentes na definição das políticas públicas educacionais no período estudado.El trabajo trata de la relación público-privado en la educación obligatoria pública argentina en el período de 2015 a 2019, o sea, el gobierno de Mauricio Macri (Cambiemos). Se discute el camino teórico-metodológico que fundamenta la investigación, partiendo de la perspectiva del materialismo histórico-dialético, analizando categorías y conceptos que ayudan en la comprensión del objeto y definiendo la metodología empleada. La relación público-privado se trata de relación y proceso, una vez que Estado y sociedad civil están atravesados por correlación de fuerzas de sujetos individuales o colectivos a su vez atravesados por distintos proyectos de sociedad, bien así como situados en un contexto histórico y geográfico. Así, las políticas son parte constitutiva del movimiento del real en la sociedad, por lo tanto el trabajo se empeña en recuperar la historicidad de la relación público-privado en la educación argentina, analizando su ordenamiento consitucional-legal y discutiendo la opción federativa argentina y las responsabilidades federativas del Estado nacional argentino. El privado en cuanto sujeto está vinculado al mercado, así la privatización trae implicaciones para la democracia, entendida como materialización de derechos en políticas elaboradas en la autocrítica de la práctica social. De esa manera, se caracteriza y se analiza la relación públicoprivado observada en Argentina en el recorte temporal definido para la investigación, explorando formas de materialización del privado observadas, aspectos relacionados al financiamiento educativo, a la formación y al trabajo docente, bien así como se procede al mapeo de los sujetos privados presentes en la definición de las políticas educativas en el período estudiado.application/pdfporRelação público-privadoEducación argentinaRelación público-privadoGobierno MacriA relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da propostainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174451.pdf.txt001174451.pdf.txtExtracted Texttext/plain247799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262687/2/001174451.pdf.txt26d61915e4053bf81273a89e4c6b7b0cMD52ORIGINAL001174451.pdfTexto completoapplication/pdf694578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262687/1/001174451.pdf438f2d01aeed4eb48a7e8a5239c83f42MD5110183/2626872023-07-29 03:35:23.395397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-29T06:35:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta
title A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta
spellingShingle A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta
Paz, Angelo Maurício de Andrade
Relação público-privado
Educación argentina
Relación público-privado
Gobierno Macri
title_short A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta
title_full A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta
title_fullStr A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta
title_full_unstemmed A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta
title_sort A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta
author Paz, Angelo Maurício de Andrade
author_facet Paz, Angelo Maurício de Andrade
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Angelo Maurício de Andrade
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
contributor_str_mv Peroni, Vera Maria Vidal
dc.subject.por.fl_str_mv Relação público-privado
topic Relação público-privado
Educación argentina
Relación público-privado
Gobierno Macri
dc.subject.spa.fl_str_mv Educación argentina
Relación público-privado
Gobierno Macri
description O trabalho trata da relação público-privado na educação básica pública argentina no período de 2015 a 2019, ou seja, no governo de Mauricio Macri (Cambiemos). Discute-se o caminho teórico-metodológico que fundamenta a pesquisa, partindo da perspectiva do materialismo histórico-dialético, analisando categorias e conceitos que ajudam na compreensão do objeto e definindo a metodologia empregada. A relação público-privado se trata de relação e processo, uma vez que Estado e sociedade civil são perpassados por correlação de forças de sujeitos individuais ou coletivos por sua vez perpassados por projetos societários distintos, bem como situados em um contexto histórico e geográfico. Assim, as políticas são parte constitutiva do movimento do real da sociedade, portanto o trabalho empenha-se em recuperar a historicidade da relação público-privado na educação argentina, analisando seu ordenamento constitucional-legal e discutindo a opção federativa argentina e as responsabilidades federativas do Estado nacional argentino. O privado enquanto sujeito está vinculado ao mercado, assim a privatização traz implicações para a democracia, entendida como materialização de direitos em políticas elaboradas na autocrítica da prática social. Dessa forma, caracteriza-se e se analisa a relação público-privado observada na Argentina no recorte temporal definido para a pesquisa, explorando formas de materialização do privado observadas, aspectos ligados ao financiamento educacional, à formação e ao trabalho docente, bem como procede-se ao mapeamento dos sujeitos privados presentes na definição das políticas públicas educacionais no período estudado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-28T03:35:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/262687
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001174451
url http://hdl.handle.net/10183/262687
identifier_str_mv 001174451
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262687/2/001174451.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262687/1/001174451.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 26d61915e4053bf81273a89e4c6b7b0c
438f2d01aeed4eb48a7e8a5239c83f42
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309219940892672