A relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da proposta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/262687 |
Resumo: | O trabalho trata da relação público-privado na educação básica pública argentina no período de 2015 a 2019, ou seja, no governo de Mauricio Macri (Cambiemos). Discute-se o caminho teórico-metodológico que fundamenta a pesquisa, partindo da perspectiva do materialismo histórico-dialético, analisando categorias e conceitos que ajudam na compreensão do objeto e definindo a metodologia empregada. A relação público-privado se trata de relação e processo, uma vez que Estado e sociedade civil são perpassados por correlação de forças de sujeitos individuais ou coletivos por sua vez perpassados por projetos societários distintos, bem como situados em um contexto histórico e geográfico. Assim, as políticas são parte constitutiva do movimento do real da sociedade, portanto o trabalho empenha-se em recuperar a historicidade da relação público-privado na educação argentina, analisando seu ordenamento constitucional-legal e discutindo a opção federativa argentina e as responsabilidades federativas do Estado nacional argentino. O privado enquanto sujeito está vinculado ao mercado, assim a privatização traz implicações para a democracia, entendida como materialização de direitos em políticas elaboradas na autocrítica da prática social. Dessa forma, caracteriza-se e se analisa a relação público-privado observada na Argentina no recorte temporal definido para a pesquisa, explorando formas de materialização do privado observadas, aspectos ligados ao financiamento educacional, à formação e ao trabalho docente, bem como procede-se ao mapeamento dos sujeitos privados presentes na definição das políticas públicas educacionais no período estudado. |
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Paz, Angelo Maurício de AndradePeroni, Vera Maria Vidal2023-07-28T03:35:47Z2023http://hdl.handle.net/10183/262687001174451O trabalho trata da relação público-privado na educação básica pública argentina no período de 2015 a 2019, ou seja, no governo de Mauricio Macri (Cambiemos). Discute-se o caminho teórico-metodológico que fundamenta a pesquisa, partindo da perspectiva do materialismo histórico-dialético, analisando categorias e conceitos que ajudam na compreensão do objeto e definindo a metodologia empregada. A relação público-privado se trata de relação e processo, uma vez que Estado e sociedade civil são perpassados por correlação de forças de sujeitos individuais ou coletivos por sua vez perpassados por projetos societários distintos, bem como situados em um contexto histórico e geográfico. Assim, as políticas são parte constitutiva do movimento do real da sociedade, portanto o trabalho empenha-se em recuperar a historicidade da relação público-privado na educação argentina, analisando seu ordenamento constitucional-legal e discutindo a opção federativa argentina e as responsabilidades federativas do Estado nacional argentino. O privado enquanto sujeito está vinculado ao mercado, assim a privatização traz implicações para a democracia, entendida como materialização de direitos em políticas elaboradas na autocrítica da prática social. Dessa forma, caracteriza-se e se analisa a relação público-privado observada na Argentina no recorte temporal definido para a pesquisa, explorando formas de materialização do privado observadas, aspectos ligados ao financiamento educacional, à formação e ao trabalho docente, bem como procede-se ao mapeamento dos sujeitos privados presentes na definição das políticas públicas educacionais no período estudado.El trabajo trata de la relación público-privado en la educación obligatoria pública argentina en el período de 2015 a 2019, o sea, el gobierno de Mauricio Macri (Cambiemos). Se discute el camino teórico-metodológico que fundamenta la investigación, partiendo de la perspectiva del materialismo histórico-dialético, analizando categorías y conceptos que ayudan en la comprensión del objeto y definiendo la metodología empleada. La relación público-privado se trata de relación y proceso, una vez que Estado y sociedad civil están atravesados por correlación de fuerzas de sujetos individuales o colectivos a su vez atravesados por distintos proyectos de sociedad, bien así como situados en un contexto histórico y geográfico. Así, las políticas son parte constitutiva del movimiento del real en la sociedad, por lo tanto el trabajo se empeña en recuperar la historicidad de la relación público-privado en la educación argentina, analizando su ordenamiento consitucional-legal y discutiendo la opción federativa argentina y las responsabilidades federativas del Estado nacional argentino. El privado en cuanto sujeto está vinculado al mercado, así la privatización trae implicaciones para la democracia, entendida como materialización de derechos en políticas elaboradas en la autocrítica de la práctica social. De esa manera, se caracteriza y se analiza la relación públicoprivado observada en Argentina en el recorte temporal definido para la investigación, explorando formas de materialización del privado observadas, aspectos relacionados al financiamiento educativo, a la formación y al trabajo docente, bien así como se procede al mapeo de los sujetos privados presentes en la definición de las políticas educativas en el período estudiado.application/pdfporRelação público-privadoEducación argentinaRelación público-privadoGobierno MacriA relação público-privado na educação básica argentina no período Macri (2015-2019) : sujeitos e conteúdo da propostainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001174451.pdf.txt001174451.pdf.txtExtracted Texttext/plain247799http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262687/2/001174451.pdf.txt26d61915e4053bf81273a89e4c6b7b0cMD52ORIGINAL001174451.pdfTexto completoapplication/pdf694578http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262687/1/001174451.pdf438f2d01aeed4eb48a7e8a5239c83f42MD5110183/2626872023-07-29 03:35:23.395397oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262687Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-07-29T06:35:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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