Escolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corrêa, Daniel Kroeff de Araujo
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12745
Resumo: presente trabalho tem o objetivo de analisar o desenvolvimento das orientações e escolhas estratégicas, ao longo de dez anos, em empresas brasileiras de performance superior. A partir de uma abordagem longitudinal, de natureza qualitativa, foram analisadas duas empresas em posição de destaque no cenário mercadológico nacional. As empresas estudadas foram o Grupo Gerdau e a Natura Cosméticos S. A. Para acessar as orientações e escolhas estratégicas, optou-se por uma triangulação de fontes primárias e secundárias, que incluiu entrevistas com Diretores, Presidentes e Executivos, análise de relatórios anuais e análise de campanhas publicitárias, pelo período dos dez anos. Os resultados revelam que as orientações estratégicas norteiam o desenvolvimento de estratégias, que possuem um forte componente cultural e que embasam as práticas gerenciais das companhias. As contribuições da tese aqui apresentada incluem a identificação das interações entre as orientações estratégicas desenvolvidas para responder às mudanças no mercado, bem como a indicação de algumas das iniciativas desenvolvidas pelas companhias no sentido de estender suas crenças, valores e competências a seus fornecedores e clientes.Ademais, foi possível observar como evoluem, nas grandes companhias que foram analisadas, as escolhas e caminhos estratégicos, ao longo de um continuum de tempo. Outro importante resultado da pesquisa aqui apresentada foi a identificação do caráter estável e constante da orientação estratégica central de uma dada companhia. Além disto, foi possível identificar os componentes das diferentes orientações estudadas o que fornece insights e auxilia na demarcação dos conceitos para futuros trabalhos que possam ser realizados sobre o tema.
id URGS_ae84ea459bc3d8ff467dc055e6e8d269
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12745
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Corrêa, Daniel Kroeff de AraujoLuce, Fernando Bins2008-05-08T04:12:06Z2008http://hdl.handle.net/10183/12745000632018presente trabalho tem o objetivo de analisar o desenvolvimento das orientações e escolhas estratégicas, ao longo de dez anos, em empresas brasileiras de performance superior. A partir de uma abordagem longitudinal, de natureza qualitativa, foram analisadas duas empresas em posição de destaque no cenário mercadológico nacional. As empresas estudadas foram o Grupo Gerdau e a Natura Cosméticos S. A. Para acessar as orientações e escolhas estratégicas, optou-se por uma triangulação de fontes primárias e secundárias, que incluiu entrevistas com Diretores, Presidentes e Executivos, análise de relatórios anuais e análise de campanhas publicitárias, pelo período dos dez anos. Os resultados revelam que as orientações estratégicas norteiam o desenvolvimento de estratégias, que possuem um forte componente cultural e que embasam as práticas gerenciais das companhias. As contribuições da tese aqui apresentada incluem a identificação das interações entre as orientações estratégicas desenvolvidas para responder às mudanças no mercado, bem como a indicação de algumas das iniciativas desenvolvidas pelas companhias no sentido de estender suas crenças, valores e competências a seus fornecedores e clientes.Ademais, foi possível observar como evoluem, nas grandes companhias que foram analisadas, as escolhas e caminhos estratégicos, ao longo de um continuum de tempo. Outro importante resultado da pesquisa aqui apresentada foi a identificação do caráter estável e constante da orientação estratégica central de uma dada companhia. Além disto, foi possível identificar os componentes das diferentes orientações estudadas o que fornece insights e auxilia na demarcação dos conceitos para futuros trabalhos que possam ser realizados sobre o tema.The present work aims to analyze the development of strategic orientations and of strategic choices along a period of ten years, in Brazilian companies which present superior performances. Employing a qualitative longitudinal approach in the present study, were analyzed two different companies which posses a standing out position on national marketing scenery. The studied companies were Grupo Gerdau and Natura Cosméticos S. A. In order to access their strategic orientations and choices, it was made an option for a triangulation technique, which included interviews with some of their directors, presidents and other executives in charge, and the analysis of annual reports and of publicity campaigns made throughout this selected period of ten years. The results of this research gave evidences of the facts that the strategic orientations lead the development of the company strategies, and that they possess a strong cultural component, and that they base the managing practices of the companies. The contributions offered by the here presented thesis include the identification of the main interactions between the strategic orientations developed by the firms to propose an answer to the changes observed in the market, as well as the indication of some of the initiatives which were developed by the companies, aiming to extend their beliefs and values and competences to their suppliers and clients. Additionally, it was possible to observe, in the analyzed companies, how do evolve the strategic choices and the strategic routes, along a continuum of time. Another important result brought out by the same here presented research was the identification of the standing and constant character of the core strategic orientation in a specific company. Moreover, it was also possible to identify the components of the different studied orientations, and this aspect offer important insights and helps on the establishment of concepts and constructs for future works to be made on the same subject.application/pdfporMarketing estratégicoEstratégia empresarialDesempenho superiorOrientação estratégicaPerformanceStrategic orientationsOrganizational cultureCompany performanceEscolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2008doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000632018.pdf000632018.pdfTexto completoapplication/pdf3467898http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12745/1/000632018.pdf8f9ee699ccac806665d324711a4dec9dMD51TEXT000632018.pdf.txt000632018.pdf.txtExtracted Texttext/plain498006http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12745/2/000632018.pdf.txtac57864df5d48c0844ca59f1a273967aMD52THUMBNAIL000632018.pdf.jpg000632018.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1234http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12745/3/000632018.pdf.jpg8e7dd2e8bdebed458761093a23bf4e7dMD5310183/127452018-10-09 07:59:53.196oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12745Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T10:59:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Escolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicas
title Escolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicas
spellingShingle Escolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicas
Corrêa, Daniel Kroeff de Araujo
Marketing estratégico
Estratégia empresarial
Desempenho superior
Orientação estratégica
Performance
Strategic orientations
Organizational culture
Company performance
title_short Escolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicas
title_full Escolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicas
title_fullStr Escolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicas
title_full_unstemmed Escolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicas
title_sort Escolhas e caminhos para a construção de desempenho superior : um estudo longitudinal sobre orientações estratégicas
author Corrêa, Daniel Kroeff de Araujo
author_facet Corrêa, Daniel Kroeff de Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Corrêa, Daniel Kroeff de Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Luce, Fernando Bins
contributor_str_mv Luce, Fernando Bins
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing estratégico
Estratégia empresarial
Desempenho superior
Orientação estratégica
Performance
topic Marketing estratégico
Estratégia empresarial
Desempenho superior
Orientação estratégica
Performance
Strategic orientations
Organizational culture
Company performance
dc.subject.eng.fl_str_mv Strategic orientations
Organizational culture
Company performance
description presente trabalho tem o objetivo de analisar o desenvolvimento das orientações e escolhas estratégicas, ao longo de dez anos, em empresas brasileiras de performance superior. A partir de uma abordagem longitudinal, de natureza qualitativa, foram analisadas duas empresas em posição de destaque no cenário mercadológico nacional. As empresas estudadas foram o Grupo Gerdau e a Natura Cosméticos S. A. Para acessar as orientações e escolhas estratégicas, optou-se por uma triangulação de fontes primárias e secundárias, que incluiu entrevistas com Diretores, Presidentes e Executivos, análise de relatórios anuais e análise de campanhas publicitárias, pelo período dos dez anos. Os resultados revelam que as orientações estratégicas norteiam o desenvolvimento de estratégias, que possuem um forte componente cultural e que embasam as práticas gerenciais das companhias. As contribuições da tese aqui apresentada incluem a identificação das interações entre as orientações estratégicas desenvolvidas para responder às mudanças no mercado, bem como a indicação de algumas das iniciativas desenvolvidas pelas companhias no sentido de estender suas crenças, valores e competências a seus fornecedores e clientes.Ademais, foi possível observar como evoluem, nas grandes companhias que foram analisadas, as escolhas e caminhos estratégicos, ao longo de um continuum de tempo. Outro importante resultado da pesquisa aqui apresentada foi a identificação do caráter estável e constante da orientação estratégica central de uma dada companhia. Além disto, foi possível identificar os componentes das diferentes orientações estudadas o que fornece insights e auxilia na demarcação dos conceitos para futuros trabalhos que possam ser realizados sobre o tema.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-05-08T04:12:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12745
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000632018
url http://hdl.handle.net/10183/12745
identifier_str_mv 000632018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12745/1/000632018.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12745/2/000632018.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12745/3/000632018.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8f9ee699ccac806665d324711a4dec9d
ac57864df5d48c0844ca59f1a273967a
8e7dd2e8bdebed458761093a23bf4e7d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085118607360000