Empreendedorismo e inovação : um estudo de caso múltiplo na indústria de software do Rio Grande do Norte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Tiago César de Paiva
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/55125
Resumo: O empreendedorismo tem despontado nas últimas décadas como um tema de vital relevância para a sociedade, dada sua estreita relação com a inovação e o desenvolvimento econômico. Nesse contexto, a indústria de Tecnologia da Informação, onde se destaca o software, apresenta um papel centralizador e essencial no que diz respeito à globalização, encurtando distâncias, maximizando o uso do tempo e coletivizando o conhecimento entre as pessoas. Assim, o presente trabalho visa entender qual a relação entre a Atitude Empreendedora, o Comportamento Empreendedor e a trajetória de inovações nos dois modelos centrais de empresas de software. Para tal, foi realizada uma pesquisa com 16 empresas divididas em duas etapas: a primeira quantitativa e exploratória e a segunda qualitativa via entrevista em profundidade com quatro gestores selecionados entre os participantes da primeira fase. Como principais resultados verificou-se que apesar de possuírem valores diferenciados para Atitude Empreendedora e Comportamento Empreendedor, as empresas analisadas apresentaram perfis e históricos semelhantes, diferindo basicamente no tocante aos motivos para a criação do negócio. Contudo, no que diz respeito aos modelos de negócio, constatou-se que a definição dos mesmos sofre influência da Atitude e do Comportamento Empreendedor, e essa relação direciona as inovações desenvolvidas pelas empresas ao longo do eixo que vai da inovação incremental à inovação radical. Verificou-se também que as empresas analisadas passaram por um momento de transição no tocante ao modelo de negócio, dado o aumento das pressões externas. A reação a essas pressões está possivelmente associada com o grau de escolaridade, de conhecimento sobre gestão, o tempo de existência da empresa e principalmente com a Atitude Empreendedora do gestor. Por fim, enfatiza-se que a influência de instituições de amparo ao empreendedor, tais como o SEBRAE, possui um caráter positivo no que diz respeito à estruturação das empresas nos seus primeiros anos de vida, no entanto em momentos de turbulência onde a reestruturação do negócio é necessária tais instituições apresentaram-se como influências negativas para as empresas.
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Para tal, foi realizada uma pesquisa com 16 empresas divididas em duas etapas: a primeira quantitativa e exploratória e a segunda qualitativa via entrevista em profundidade com quatro gestores selecionados entre os participantes da primeira fase. Como principais resultados verificou-se que apesar de possuírem valores diferenciados para Atitude Empreendedora e Comportamento Empreendedor, as empresas analisadas apresentaram perfis e históricos semelhantes, diferindo basicamente no tocante aos motivos para a criação do negócio. Contudo, no que diz respeito aos modelos de negócio, constatou-se que a definição dos mesmos sofre influência da Atitude e do Comportamento Empreendedor, e essa relação direciona as inovações desenvolvidas pelas empresas ao longo do eixo que vai da inovação incremental à inovação radical. Verificou-se também que as empresas analisadas passaram por um momento de transição no tocante ao modelo de negócio, dado o aumento das pressões externas. A reação a essas pressões está possivelmente associada com o grau de escolaridade, de conhecimento sobre gestão, o tempo de existência da empresa e principalmente com a Atitude Empreendedora do gestor. Por fim, enfatiza-se que a influência de instituições de amparo ao empreendedor, tais como o SEBRAE, possui um caráter positivo no que diz respeito à estruturação das empresas nos seus primeiros anos de vida, no entanto em momentos de turbulência onde a reestruturação do negócio é necessária tais instituições apresentaram-se como influências negativas para as empresas.Entrepreneurship has emerged in recent decades as an issue of vital importance to society, given its close relationship to innovation and economic development. In this context, the Information Technology industry, highlighting the software industry, features a centralized and critical role in regards to globalization, shortening distances, maximizing use of time and collectivize knowledge among people. Thus, this study aims to understand which is the relationship between Entrepreneurial Attitude, Entrepreneurial Behavior and trajectory of innovations in the two central models of software companies. For this, a survey was conducted with 16 companies divided into two stages: the first quantitative and exploratory and the second qualitative via in-depth interview with four managers selected among participants of the first phase. The main results showed that despite having different values for Entrepreneurial Attitude and Entrepreneurial Behavior, the companies analyzed showed histories and profiles similar differing primarily with regard to the reasons for the creation of the business. However, with regard to business models, it was found that the definition of those are influenced by the attitude and behavior of the entrepreneur, and this relationship drives the innovations developed by companies along the axis that goes from incremental innovation to radical innovation. It was also found that the analyzed companies have gone through a time of transition about to the business model, given the increasing external pressures. The reaction to these pressures is possibly associated with the degree of education, knowledge management, the lifetime of the company and especially with the manager of the Entrepreneurial Attitude. Finally, it emphasizes that the influence of institutions of support to entrepreneurs, such as SEBRAE, have a positive effect about to the structuring of the industry in its early years, however in times of turbulence where the restructuring of business is required such institutions were presented as negative influences on business.application/pdfporEmpreendedorismoInovaçãoComportamento empreendedorIndústria de softwareEntrepreneurshipInnovationEntrepreneurial attitudeEntrepreneurial behaviorEmpreendedorismo e inovação : um estudo de caso múltiplo na indústria de software do Rio Grande do Norteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000856276.pdf000856276.pdfTexto completoapplication/pdf5658676http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55125/1/000856276.pdf3513d49cf0eda73f6206ec365af32996MD51TEXT000856276.pdf.txt000856276.pdf.txtExtracted Texttext/plain265231http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55125/2/000856276.pdf.txt917feebc0bbbbdf95082885f148ba534MD52THUMBNAIL000856276.pdf.jpg000856276.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1048http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/55125/3/000856276.pdf.jpg07dba92e04a78e47ff9addc07463e2a6MD5310183/551252018-10-15 08:57:43.736oai:www.lume.ufrgs.br:10183/55125Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:57:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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