Planejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Gustavo Corrêa
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/170733
Resumo: O presente trabalho tem como principal objetivo a consolidação da Garantia da Qualidade nos serviços públicos laboratoriais prestados pelo DENELE. O trabalho seguiu a metodologia do Desdobramento da Função Qualidade (QFD). Inicialmente, foi feita uma pesquisa de mercado, para "ouvir a voz do cliente". Conhecendo as demandas advindas do mercado, foi feito o desdobramento da qualidade, envolvendo a definição de características, processos, itens de infra-estrutura e recursos humanos. Finalmente, foi elaborada um plano de melhorias, visando atingir os objetivos propostos. A metodologia utilizada prioriza esforços sobre os itens que são mais importantes, a partir da visão do cliente. Os resultados práticos da aplicação desta metodologia foram mensurados e apresentados no decorrer deste trabalho.
id URGS_af0527c134d68605920142c5e11f1fd5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170733
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Faria, Gustavo CorrêaRibeiro, Jose Luis Duarte2017-11-30T02:32:14Z2003http://hdl.handle.net/10183/170733000393117O presente trabalho tem como principal objetivo a consolidação da Garantia da Qualidade nos serviços públicos laboratoriais prestados pelo DENELE. O trabalho seguiu a metodologia do Desdobramento da Função Qualidade (QFD). Inicialmente, foi feita uma pesquisa de mercado, para "ouvir a voz do cliente". Conhecendo as demandas advindas do mercado, foi feito o desdobramento da qualidade, envolvendo a definição de características, processos, itens de infra-estrutura e recursos humanos. Finalmente, foi elaborada um plano de melhorias, visando atingir os objetivos propostos. A metodologia utilizada prioriza esforços sobre os itens que são mais importantes, a partir da visão do cliente. Os resultados práticos da aplicação desta metodologia foram mensurados e apresentados no decorrer deste trabalho.The following research has been made mainly to improve the quality of the public laboratory service offered by DENELE. This work was based on the Quality Function Deployment (QFD) method. At the beginning, a market research was conducted to "listening to the client's voice". Knowing the requests and requirements from the market, a quality deployment study was performed involving definition of features, process, infrastructure and human resources. Finally, to achieve the proposed goals, an improvement plan was established. The method applied concentrated its efforts on the most important points according to the client's view. The practical results of this application were measured and presented along this work.application/pdfporDesdobramento da função qualidadeQualidade de serviçosServiço públicoPlanejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELEinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaCurso de Mestrado Profissionalizante em EngenhariaPorto Alegre, BR-RS2003mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000393117.pdf000393117.pdfTexto completoapplication/pdf21832826http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170733/1/000393117.pdf7245e588915634223fed00fbf5e3632eMD51TEXT000393117.pdf.txt000393117.pdf.txtExtracted Texttext/plain272413http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170733/2/000393117.pdf.txt55edbd651278329ed79c156135a96b00MD5210183/1707332023-03-22 03:24:32.619626oai:www.lume.ufrgs.br:10183/170733Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-22T06:24:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Planejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELE
title Planejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELE
spellingShingle Planejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELE
Faria, Gustavo Corrêa
Desdobramento da função qualidade
Qualidade de serviços
Serviço público
title_short Planejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELE
title_full Planejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELE
title_fullStr Planejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELE
title_full_unstemmed Planejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELE
title_sort Planejamento da qualidade dos serviços públicos prestados pelo DENELE
author Faria, Gustavo Corrêa
author_facet Faria, Gustavo Corrêa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Gustavo Corrêa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
contributor_str_mv Ribeiro, Jose Luis Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Desdobramento da função qualidade
Qualidade de serviços
Serviço público
topic Desdobramento da função qualidade
Qualidade de serviços
Serviço público
description O presente trabalho tem como principal objetivo a consolidação da Garantia da Qualidade nos serviços públicos laboratoriais prestados pelo DENELE. O trabalho seguiu a metodologia do Desdobramento da Função Qualidade (QFD). Inicialmente, foi feita uma pesquisa de mercado, para "ouvir a voz do cliente". Conhecendo as demandas advindas do mercado, foi feito o desdobramento da qualidade, envolvendo a definição de características, processos, itens de infra-estrutura e recursos humanos. Finalmente, foi elaborada um plano de melhorias, visando atingir os objetivos propostos. A metodologia utilizada prioriza esforços sobre os itens que são mais importantes, a partir da visão do cliente. Os resultados práticos da aplicação desta metodologia foram mensurados e apresentados no decorrer deste trabalho.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-11-30T02:32:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/170733
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000393117
url http://hdl.handle.net/10183/170733
identifier_str_mv 000393117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170733/1/000393117.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/170733/2/000393117.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7245e588915634223fed00fbf5e3632e
55edbd651278329ed79c156135a96b00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085426075009024