Fugas brasileiras para piano - 1922 a 2009 : procedimentos composicionais em estruturas resultantes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/21367 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a fuga brasileira para piano com o intuito de reconhecer os procedimentos composicionais presentes nesta produção e a influência em suas estruturas resultantes. Foram consideradas 59 fugas para piano compostas entre 1922 a 2009. A partir de um roteiro de análise, procedeu-se a coleta de dados; estes foram analisados no aspecto quantitativo e qualitativo. Neste último, foi verificado o reflexo dos procedimentos composicionais nas estruturas resultantes das fugas. Foi constatado o afastamento da escrita contrapontística em episódios, reexposições e coda, tanto em fugas com sujeito tonal (69%), quanto em fugas com sujeito atonal (31%). Este procedimento foi utilizado ocasionalmente para delimitar seções, intensificando a percepção da estrutura resultante das fugas. Em fugas com sujeito atonal, verificou-se a incidência de entradas do sujeito na última reexposição a partir da altura original da fuga, revelando a aproximação deste procedimento com a polarização típica de fugas exclusivamente tonais. |
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Noda, LucianaCarvalho, Any Raquel Souza de2010-04-30T04:16:10Z2010http://hdl.handle.net/10183/21367000736818Esta pesquisa investiga a fuga brasileira para piano com o intuito de reconhecer os procedimentos composicionais presentes nesta produção e a influência em suas estruturas resultantes. Foram consideradas 59 fugas para piano compostas entre 1922 a 2009. A partir de um roteiro de análise, procedeu-se a coleta de dados; estes foram analisados no aspecto quantitativo e qualitativo. Neste último, foi verificado o reflexo dos procedimentos composicionais nas estruturas resultantes das fugas. Foi constatado o afastamento da escrita contrapontística em episódios, reexposições e coda, tanto em fugas com sujeito tonal (69%), quanto em fugas com sujeito atonal (31%). Este procedimento foi utilizado ocasionalmente para delimitar seções, intensificando a percepção da estrutura resultante das fugas. Em fugas com sujeito atonal, verificou-se a incidência de entradas do sujeito na última reexposição a partir da altura original da fuga, revelando a aproximação deste procedimento com a polarização típica de fugas exclusivamente tonais.The purpose of this study is to investigate the compositional procedures used in Brazilian fugues for piano and their influence on the resulting structures. Fifty-nine fugues composed between 1922 and 2009 were included. The scores were collected and analyzed as to their qualitative and quantitative aspects. In the latter, compositional procedures were verified in the resulting structures of the fugues. Non-contrapuntal writing was encountered in the episodes, reexpositions and coda in the fugues containing tonal subjects (69%), as well as in those with atonal subjects (31%). This procedure was also occasionally used to delimit sections, intensifying the perception of their resulting structures. The fugues with atonal subjects proved to have subject entries in their last reexposition at the same pitch as that in the exposition, thus revealing proximity of contrapuntal writing with polarization typical of tonal fugues.application/pdfapplication/pdfapplication/zipapplication/zipporFuga : Piano : Século XX : BrasilFuga : Teoria da músicaMusica : FugaComposição musical : FugasAnálise musicalBrazilian fugues for pianoCompositional proceduresResulting structuresFugas brasileiras para piano - 1922 a 2009 : procedimentos composicionais em estruturas resultantesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2010doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000736818-02.pdf.txt000736818-02.pdf.txtExtracted Texttext/plain37383http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21367/4/000736818-02.pdf.txt5a84c0633fca1625753ef13d2fdafa24MD54000736818.pdf.txt000736818.pdf.txtExtracted Texttext/plain283500http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21367/5/000736818.pdf.txt1969f08499c42d4c4f100e1d4c4f9a69MD55ORIGINAL000736818.pdf000736818.pdfVolume 1application/pdf2106860http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21367/1/000736818.pdf94f3cb98378426a06020c834057fe216MD51000736818-02.pdf000736818-02.pdfVolume 2application/pdf20972136http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21367/2/000736818-02.pdfc47897c02afb5d080a971153c15b4fa8MD52000736818.zip000736818.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip22769464http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21367/3/000736818.zipa70cb890925f765bc8eb2505106f7fdcMD53THUMBNAIL000736818.pdf.jpg000736818.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg976http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21367/6/000736818.pdf.jpgf8bfef706efc4466a3dd682c0126d343MD56000736818-02.pdf.jpg000736818-02.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg979http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/21367/7/000736818-02.pdf.jpg870cc81d18fe36cab168d3a1952cf697MD5710183/213672018-10-11 09:02:31.289oai:www.lume.ufrgs.br:10183/21367Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T12:02:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Esta pesquisa investiga a fuga brasileira para piano com o intuito de reconhecer os procedimentos composicionais presentes nesta produção e a influência em suas estruturas resultantes. Foram consideradas 59 fugas para piano compostas entre 1922 a 2009. A partir de um roteiro de análise, procedeu-se a coleta de dados; estes foram analisados no aspecto quantitativo e qualitativo. Neste último, foi verificado o reflexo dos procedimentos composicionais nas estruturas resultantes das fugas. Foi constatado o afastamento da escrita contrapontística em episódios, reexposições e coda, tanto em fugas com sujeito tonal (69%), quanto em fugas com sujeito atonal (31%). Este procedimento foi utilizado ocasionalmente para delimitar seções, intensificando a percepção da estrutura resultante das fugas. Em fugas com sujeito atonal, verificou-se a incidência de entradas do sujeito na última reexposição a partir da altura original da fuga, revelando a aproximação deste procedimento com a polarização típica de fugas exclusivamente tonais. |
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