A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ricardo Ferreira da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/12535
Resumo: Este trabalho trata do desenvolvimento de um material didático, sob a forma de cadernos (presentemente, em forma de capítulos), acompanhado de protótipo de circuito simples para testes experimentais, a ser utilizado no ensino de nível médio. O conteúdo reunido nos cadernos abrange o desenvolvimento analítico de tópicos pertinentes à física-matemática, esquema para a construção do protótipo e exemplos utilizando recursos computacionais. Mais especificamente, buscou-se enfatizar o ensino dos tópicos de equações e sistemas lineares, motivados por fenômenos físicos. Pretendeu-se explorar o aspecto experimental (com a construção e o uso de protótipo de circuitos simples), o analítico (com a resolução de equações e sistemas lineares, e com uma introdução à programação linear) e o computacional (com uso da planilha eletrônica). Em todos os conteúdos desenvolvidos, é dada especial ênfase à interpretação, à análise e à validação dos resultados. Com este material, procura-se oferecer ao professor um conjunto de atividades didático-pedagógicas, que possam estimular a sua atuação crítica e criativa. E que, também, propiciem a reflexão e a análise na identificação e resolução de problemas, a fim de desencadear processos cognitivos que levem o aluno a compreender as interrelações entre a física e a matemática.
id URGS_b00e27c246c5b32ddad59d74461badab
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12535
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Costa, Ricardo Ferreira daGallicchio, Elisabeta D'Elia2008-04-12T04:12:44Z2007http://hdl.handle.net/10183/12535000630087Este trabalho trata do desenvolvimento de um material didático, sob a forma de cadernos (presentemente, em forma de capítulos), acompanhado de protótipo de circuito simples para testes experimentais, a ser utilizado no ensino de nível médio. O conteúdo reunido nos cadernos abrange o desenvolvimento analítico de tópicos pertinentes à física-matemática, esquema para a construção do protótipo e exemplos utilizando recursos computacionais. Mais especificamente, buscou-se enfatizar o ensino dos tópicos de equações e sistemas lineares, motivados por fenômenos físicos. Pretendeu-se explorar o aspecto experimental (com a construção e o uso de protótipo de circuitos simples), o analítico (com a resolução de equações e sistemas lineares, e com uma introdução à programação linear) e o computacional (com uso da planilha eletrônica). Em todos os conteúdos desenvolvidos, é dada especial ênfase à interpretação, à análise e à validação dos resultados. Com este material, procura-se oferecer ao professor um conjunto de atividades didático-pedagógicas, que possam estimular a sua atuação crítica e criativa. E que, também, propiciem a reflexão e a análise na identificação e resolução de problemas, a fim de desencadear processos cognitivos que levem o aluno a compreender as interrelações entre a física e a matemática.This paper is about the development of a didatic material, under the way of notebooks (here, in chapters), accompained by the prototype of simple circuit for experimental tests, to be used in high school teaching. The issue brought in the notebooks comprehends the analytic development of the topics that belong to the physics- mathematics, scheme for the building of the prototype and examples with the use of computer resources. More specifically, applied to the teaching of the topics of equations and linear systems, motivated by physics phenomena. It was intended to explore the experimental aspect (with the building of simple circuit prototype), the analytic (with the resolution of equations and linear systems, with an introduction to the linear programming) and the computer (with the use of electronic chart). In all the topics developed, a special emphasis is given to the interpretation, analysis and validating of the results. With this material, it was intended to offer the teacher a set of didatic- pedagogical activities that can stimulate the critical and creative acting. And that can also provide the thinking and analysis in the identification and resolution of problems, with the aim of triggering cognitive processes that lead the student to understand the inter-relations between physics and mathematics.application/pdfporEnsino da matematica : DidaticaFísica matemáticaProtótipoSistemas linearesÁlgebra matricialCircuitos elétricosPlanilha eletrônicaAlgebra linear computacional : Sistema de equacoes linearesLinear systemsMatricial algebraElectrical circuitsPrototypeEletronic chartSimplex methodA matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2007mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000630087.pdf000630087.pdfTexto completoapplication/pdf791643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/1/000630087.pdfb98e39e71e1e9559bb28665382ed337fMD51TEXT000630087.pdf.txt000630087.pdf.txtExtracted Texttext/plain138158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/2/000630087.pdf.txteae16d088584e05ab481f1456816e0ccMD52THUMBNAIL000630087.pdf.jpg000630087.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/3/000630087.pdf.jpgad9d6c7347517051b97c0eee96166fdcMD5310183/125352018-10-08 08:56:53.708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:56:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional
title A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional
spellingShingle A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional
Costa, Ricardo Ferreira da
Ensino da matematica : Didatica
Física matemática
Protótipo
Sistemas lineares
Álgebra matricial
Circuitos elétricos
Planilha eletrônica
Algebra linear computacional : Sistema de equacoes lineares
Linear systems
Matricial algebra
Electrical circuits
Prototype
Eletronic chart
Simplex method
title_short A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional
title_full A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional
title_fullStr A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional
title_full_unstemmed A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional
title_sort A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional
author Costa, Ricardo Ferreira da
author_facet Costa, Ricardo Ferreira da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Ricardo Ferreira da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gallicchio, Elisabeta D'Elia
contributor_str_mv Gallicchio, Elisabeta D'Elia
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica : Didatica
Física matemática
Protótipo
Sistemas lineares
Álgebra matricial
Circuitos elétricos
Planilha eletrônica
Algebra linear computacional : Sistema de equacoes lineares
topic Ensino da matematica : Didatica
Física matemática
Protótipo
Sistemas lineares
Álgebra matricial
Circuitos elétricos
Planilha eletrônica
Algebra linear computacional : Sistema de equacoes lineares
Linear systems
Matricial algebra
Electrical circuits
Prototype
Eletronic chart
Simplex method
dc.subject.eng.fl_str_mv Linear systems
Matricial algebra
Electrical circuits
Prototype
Eletronic chart
Simplex method
description Este trabalho trata do desenvolvimento de um material didático, sob a forma de cadernos (presentemente, em forma de capítulos), acompanhado de protótipo de circuito simples para testes experimentais, a ser utilizado no ensino de nível médio. O conteúdo reunido nos cadernos abrange o desenvolvimento analítico de tópicos pertinentes à física-matemática, esquema para a construção do protótipo e exemplos utilizando recursos computacionais. Mais especificamente, buscou-se enfatizar o ensino dos tópicos de equações e sistemas lineares, motivados por fenômenos físicos. Pretendeu-se explorar o aspecto experimental (com a construção e o uso de protótipo de circuitos simples), o analítico (com a resolução de equações e sistemas lineares, e com uma introdução à programação linear) e o computacional (com uso da planilha eletrônica). Em todos os conteúdos desenvolvidos, é dada especial ênfase à interpretação, à análise e à validação dos resultados. Com este material, procura-se oferecer ao professor um conjunto de atividades didático-pedagógicas, que possam estimular a sua atuação crítica e criativa. E que, também, propiciem a reflexão e a análise na identificação e resolução de problemas, a fim de desencadear processos cognitivos que levem o aluno a compreender as interrelações entre a física e a matemática.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-04-12T04:12:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/12535
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000630087
url http://hdl.handle.net/10183/12535
identifier_str_mv 000630087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/1/000630087.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/2/000630087.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/3/000630087.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b98e39e71e1e9559bb28665382ed337f
eae16d088584e05ab481f1456816e0cc
ad9d6c7347517051b97c0eee96166fdc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800308958782554112