A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/12535 |
Resumo: | Este trabalho trata do desenvolvimento de um material didático, sob a forma de cadernos (presentemente, em forma de capítulos), acompanhado de protótipo de circuito simples para testes experimentais, a ser utilizado no ensino de nível médio. O conteúdo reunido nos cadernos abrange o desenvolvimento analítico de tópicos pertinentes à física-matemática, esquema para a construção do protótipo e exemplos utilizando recursos computacionais. Mais especificamente, buscou-se enfatizar o ensino dos tópicos de equações e sistemas lineares, motivados por fenômenos físicos. Pretendeu-se explorar o aspecto experimental (com a construção e o uso de protótipo de circuitos simples), o analítico (com a resolução de equações e sistemas lineares, e com uma introdução à programação linear) e o computacional (com uso da planilha eletrônica). Em todos os conteúdos desenvolvidos, é dada especial ênfase à interpretação, à análise e à validação dos resultados. Com este material, procura-se oferecer ao professor um conjunto de atividades didático-pedagógicas, que possam estimular a sua atuação crítica e criativa. E que, também, propiciem a reflexão e a análise na identificação e resolução de problemas, a fim de desencadear processos cognitivos que levem o aluno a compreender as interrelações entre a física e a matemática. |
id |
URGS_b00e27c246c5b32ddad59d74461badab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12535 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Costa, Ricardo Ferreira daGallicchio, Elisabeta D'Elia2008-04-12T04:12:44Z2007http://hdl.handle.net/10183/12535000630087Este trabalho trata do desenvolvimento de um material didático, sob a forma de cadernos (presentemente, em forma de capítulos), acompanhado de protótipo de circuito simples para testes experimentais, a ser utilizado no ensino de nível médio. O conteúdo reunido nos cadernos abrange o desenvolvimento analítico de tópicos pertinentes à física-matemática, esquema para a construção do protótipo e exemplos utilizando recursos computacionais. Mais especificamente, buscou-se enfatizar o ensino dos tópicos de equações e sistemas lineares, motivados por fenômenos físicos. Pretendeu-se explorar o aspecto experimental (com a construção e o uso de protótipo de circuitos simples), o analítico (com a resolução de equações e sistemas lineares, e com uma introdução à programação linear) e o computacional (com uso da planilha eletrônica). Em todos os conteúdos desenvolvidos, é dada especial ênfase à interpretação, à análise e à validação dos resultados. Com este material, procura-se oferecer ao professor um conjunto de atividades didático-pedagógicas, que possam estimular a sua atuação crítica e criativa. E que, também, propiciem a reflexão e a análise na identificação e resolução de problemas, a fim de desencadear processos cognitivos que levem o aluno a compreender as interrelações entre a física e a matemática.This paper is about the development of a didatic material, under the way of notebooks (here, in chapters), accompained by the prototype of simple circuit for experimental tests, to be used in high school teaching. The issue brought in the notebooks comprehends the analytic development of the topics that belong to the physics- mathematics, scheme for the building of the prototype and examples with the use of computer resources. More specifically, applied to the teaching of the topics of equations and linear systems, motivated by physics phenomena. It was intended to explore the experimental aspect (with the building of simple circuit prototype), the analytic (with the resolution of equations and linear systems, with an introduction to the linear programming) and the computer (with the use of electronic chart). In all the topics developed, a special emphasis is given to the interpretation, analysis and validating of the results. With this material, it was intended to offer the teacher a set of didatic- pedagogical activities that can stimulate the critical and creative acting. And that can also provide the thinking and analysis in the identification and resolution of problems, with the aim of triggering cognitive processes that lead the student to understand the inter-relations between physics and mathematics.application/pdfporEnsino da matematica : DidaticaFísica matemáticaProtótipoSistemas linearesÁlgebra matricialCircuitos elétricosPlanilha eletrônicaAlgebra linear computacional : Sistema de equacoes linearesLinear systemsMatricial algebraElectrical circuitsPrototypeEletronic chartSimplex methodA matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2007mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000630087.pdf000630087.pdfTexto completoapplication/pdf791643http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/1/000630087.pdfb98e39e71e1e9559bb28665382ed337fMD51TEXT000630087.pdf.txt000630087.pdf.txtExtracted Texttext/plain138158http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/2/000630087.pdf.txteae16d088584e05ab481f1456816e0ccMD52THUMBNAIL000630087.pdf.jpg000630087.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/3/000630087.pdf.jpgad9d6c7347517051b97c0eee96166fdcMD5310183/125352018-10-08 08:56:53.708oai:www.lume.ufrgs.br:10183/12535Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T11:56:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional |
title |
A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional |
spellingShingle |
A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional Costa, Ricardo Ferreira da Ensino da matematica : Didatica Física matemática Protótipo Sistemas lineares Álgebra matricial Circuitos elétricos Planilha eletrônica Algebra linear computacional : Sistema de equacoes lineares Linear systems Matricial algebra Electrical circuits Prototype Eletronic chart Simplex method |
title_short |
A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional |
title_full |
A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional |
title_fullStr |
A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional |
title_full_unstemmed |
A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional |
title_sort |
A matemática e os circuitos elétricos de corrente contínua : uma abordagem analítica, prático-experimental e computacional |
author |
Costa, Ricardo Ferreira da |
author_facet |
Costa, Ricardo Ferreira da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Ricardo Ferreira da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gallicchio, Elisabeta D'Elia |
contributor_str_mv |
Gallicchio, Elisabeta D'Elia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matematica : Didatica Física matemática Protótipo Sistemas lineares Álgebra matricial Circuitos elétricos Planilha eletrônica Algebra linear computacional : Sistema de equacoes lineares |
topic |
Ensino da matematica : Didatica Física matemática Protótipo Sistemas lineares Álgebra matricial Circuitos elétricos Planilha eletrônica Algebra linear computacional : Sistema de equacoes lineares Linear systems Matricial algebra Electrical circuits Prototype Eletronic chart Simplex method |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Linear systems Matricial algebra Electrical circuits Prototype Eletronic chart Simplex method |
description |
Este trabalho trata do desenvolvimento de um material didático, sob a forma de cadernos (presentemente, em forma de capítulos), acompanhado de protótipo de circuito simples para testes experimentais, a ser utilizado no ensino de nível médio. O conteúdo reunido nos cadernos abrange o desenvolvimento analítico de tópicos pertinentes à física-matemática, esquema para a construção do protótipo e exemplos utilizando recursos computacionais. Mais especificamente, buscou-se enfatizar o ensino dos tópicos de equações e sistemas lineares, motivados por fenômenos físicos. Pretendeu-se explorar o aspecto experimental (com a construção e o uso de protótipo de circuitos simples), o analítico (com a resolução de equações e sistemas lineares, e com uma introdução à programação linear) e o computacional (com uso da planilha eletrônica). Em todos os conteúdos desenvolvidos, é dada especial ênfase à interpretação, à análise e à validação dos resultados. Com este material, procura-se oferecer ao professor um conjunto de atividades didático-pedagógicas, que possam estimular a sua atuação crítica e criativa. E que, também, propiciem a reflexão e a análise na identificação e resolução de problemas, a fim de desencadear processos cognitivos que levem o aluno a compreender as interrelações entre a física e a matemática. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-04-12T04:12:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/12535 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000630087 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/12535 |
identifier_str_mv |
000630087 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/1/000630087.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/2/000630087.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/12535/3/000630087.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b98e39e71e1e9559bb28665382ed337f eae16d088584e05ab481f1456816e0cc ad9d6c7347517051b97c0eee96166fdc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1800308958782554112 |