O gesto transcendental na mixagem sonora
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/276485 |
Resumo: | Procuramos entender as respostas do campo da comunicação aos efeitos emergentes das mídias técnicas reprodutíveis, traçando um panorama de como alguns autores (Flusser, Kittler, Gumbrecht e Buck-Morss) que discutem o som na perspectiva das materialidades, entendem esta influência em nossas formas de apreender o mundo. Buscamos explicações acerca das experiências estéticas nãoconscientes, relacionadas às produções artísticas sonoras, a partir de seus efeitos enquanto espelhos da realidade e, principalmente, os processos que condicionam e deformam estas mídias (dando ênfase à mixagem sonora). As exteriorizações psíquicas e comunicações afetivas, atingidas pelos recursos de mixagem, são consideradas em linhas teóricas, em uma revisão bibliográfica exploratória que visa não esgotar, mas lançar possibilidades. A investigação de uma arqueologia dos usos das características acústicas do som nos indica caminhos para compreender como este imaginário se presentifica pelas mídias sonoras atuais. Sob a perspectiva das metodologias do imaginário, traçamos uma correlação com as experiências nãohermenêuticas buscando explicações sobre como as impressões estéticas estimuladas pelo som poderiam ser motivadoras de respostas psicológicas, fisiológicas e afetivas. Após uma breve discussão sobre o método de analisar uma mixagem, concluímos com análise do filme longa-metragem Irreversível (2002) e do sexto episódio da séria Dahmer, um canibal americano (2022), nomeado Silenciado, convocados com a intenção de experimentar as perspectivas encontradas em um contexto narrativo audiovisual, representando uma amostra destas possibilidades comunicacionais. |
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Oliveira, Leonardo Bracht deRosário, Nísia Martins doSilveira, Fabricio Lopes da2024-07-19T06:21:04Z2024http://hdl.handle.net/10183/276485001205745Procuramos entender as respostas do campo da comunicação aos efeitos emergentes das mídias técnicas reprodutíveis, traçando um panorama de como alguns autores (Flusser, Kittler, Gumbrecht e Buck-Morss) que discutem o som na perspectiva das materialidades, entendem esta influência em nossas formas de apreender o mundo. Buscamos explicações acerca das experiências estéticas nãoconscientes, relacionadas às produções artísticas sonoras, a partir de seus efeitos enquanto espelhos da realidade e, principalmente, os processos que condicionam e deformam estas mídias (dando ênfase à mixagem sonora). As exteriorizações psíquicas e comunicações afetivas, atingidas pelos recursos de mixagem, são consideradas em linhas teóricas, em uma revisão bibliográfica exploratória que visa não esgotar, mas lançar possibilidades. A investigação de uma arqueologia dos usos das características acústicas do som nos indica caminhos para compreender como este imaginário se presentifica pelas mídias sonoras atuais. Sob a perspectiva das metodologias do imaginário, traçamos uma correlação com as experiências nãohermenêuticas buscando explicações sobre como as impressões estéticas estimuladas pelo som poderiam ser motivadoras de respostas psicológicas, fisiológicas e afetivas. Após uma breve discussão sobre o método de analisar uma mixagem, concluímos com análise do filme longa-metragem Irreversível (2002) e do sexto episódio da séria Dahmer, um canibal americano (2022), nomeado Silenciado, convocados com a intenção de experimentar as perspectivas encontradas em um contexto narrativo audiovisual, representando uma amostra destas possibilidades comunicacionais.We seek to understand the responses from the field of communication to the emergent effects of reproducible technical media, outlining how some authors (Flusser, Kittler, Gumbrecht and Buck-Morss) discussing sound from the perspective of materialities perceive this influence on our ways of apprehending the world. We aim to explain non-conscious aesthetic experiences related to sonic artistic productions, considering their effects as mirrors of reality and, primarily, the processes that condition and distort these media (with an emphasis on sound mixing). Psychic externalizations and affective communications, impacted by mixing resources, are considered within theoretical frameworks, in an exploratory literature review that seeks not to exhaust, but to open up possibilities. The investigation of an archaeology of the uses of the acoustic characteristics of sound indicates paths to understand how this imaginary is presentified through current sonic media. From the perspective of imaginary methodologies, we draw a correlation with non-hermeneutic experiences, seeking explanations on how aesthetic impressions stimulated by sound could motivate psychological, physiological, and affective responses. After a brief discussion on the method of analyzing a mix, we conclude with an analysis of the feature film Irreversible (2002) and the sixth episode of the series Dahmer, an American Cannibal (2022), named Silenced, summoned with the intention of experiencing the perspectives found in an audiovisual narrative context, representing a sample of these communicational possibilities.application/pdfporAudiovisualSomImaginárioMaterialidadeMaterialities of communicationWomanImaginarySoundAudiovisualO gesto transcendental na mixagem sonorainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Biblioteconomia e ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em ComunicaçãoPorto Alegre, BR-RS2024mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001205745.pdf.txt001205745.pdf.txtExtracted Texttext/plain243583http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276485/2/001205745.pdf.txt7afc7fa75fa151616ababde92a9a6463MD52ORIGINAL001205745.pdfTexto completoapplication/pdf1284672http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/276485/1/001205745.pdf7631ad1b44ae521275c892220a9152e8MD5110183/2764852024-07-20 06:22:08.221463oai:www.lume.ufrgs.br:10183/276485Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-07-20T09:22:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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