O Cheiro do ralo : literatura e cinema
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/206463 |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de analisar a obra literária O Cheiro do Ralo de Lourenço Mutarelli e sua adaptação cinematográfica homônima de Heitor Dhalia, abordando os diversos pontos de confluências e contrastes entre ambas, a fim de criar novos sentidos ao leitor/espectador para ampliar a compreensão das mesmas. O Romance de Lourenço Mutarelli, por possuir uma linguagem híbrida e fragmentada influenciada pela linguagem coloquial, prosaica e dinâmica advinda dos quadrinhos ganha certa autonomia na adaptação cinematográfica de Heitor Dhalia, fato este que impulsiona uma grande diversificação no uso das técnicas cinematográficas. Esse fator potencializa a interferência de outras áreas do conhecimento inseridas na obra que flertam com os aspectos literários e cinematográficos, ou seja, as comparações entre o romance e sua adaptação possibilitam a interação de outras áreas do conhecimento externas a ambas. Tais áreas do conhecimento como: sociologia, filosofia, história, psicologia, entre outras, inserem-se nas obras por meio de referências, analogias, paródias, metáforas, entre outros recursos com o intuito de transcender e ao cinematográfico como simples adaptação ou ao literário como algo estagnado e fechado. Ao complementar os sentidos de O Cheiro do Ralo estes artifícios externos por sua vez podem tentar, a exemplo da psicologia, explicar a construção de personagens; através da história, estabelecer relações ao vincular memórias e processos históricos ao discurso ficcional; por meio da sociologia analisar as relações entre o homem e objeto e as noções de valor estabelecidas na contemporaneidade, comparando-as com o enredo da obra. Ao discutir estes aspectos de forma sequencial iniciando pelas comparações entre cinema e literatura; logo após as influências psicológicas na construção de personagem e sua importância no enredo; e, por fim as relações sociais, históricas e culturais presentes de forma subjetiva ou objetiva em O Cheiro do Ralo, propor as possíveis influências intermidiáticas no reconhecimento e ampliação de sentidos de uma obra. |
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Polnow, Rodrigo NogueiraSanseverino, Antônio Marcos Vieira2020-03-05T04:15:40Z2016http://hdl.handle.net/10183/206463001112731Este trabalho tem o intuito de analisar a obra literária O Cheiro do Ralo de Lourenço Mutarelli e sua adaptação cinematográfica homônima de Heitor Dhalia, abordando os diversos pontos de confluências e contrastes entre ambas, a fim de criar novos sentidos ao leitor/espectador para ampliar a compreensão das mesmas. O Romance de Lourenço Mutarelli, por possuir uma linguagem híbrida e fragmentada influenciada pela linguagem coloquial, prosaica e dinâmica advinda dos quadrinhos ganha certa autonomia na adaptação cinematográfica de Heitor Dhalia, fato este que impulsiona uma grande diversificação no uso das técnicas cinematográficas. Esse fator potencializa a interferência de outras áreas do conhecimento inseridas na obra que flertam com os aspectos literários e cinematográficos, ou seja, as comparações entre o romance e sua adaptação possibilitam a interação de outras áreas do conhecimento externas a ambas. Tais áreas do conhecimento como: sociologia, filosofia, história, psicologia, entre outras, inserem-se nas obras por meio de referências, analogias, paródias, metáforas, entre outros recursos com o intuito de transcender e ao cinematográfico como simples adaptação ou ao literário como algo estagnado e fechado. Ao complementar os sentidos de O Cheiro do Ralo estes artifícios externos por sua vez podem tentar, a exemplo da psicologia, explicar a construção de personagens; através da história, estabelecer relações ao vincular memórias e processos históricos ao discurso ficcional; por meio da sociologia analisar as relações entre o homem e objeto e as noções de valor estabelecidas na contemporaneidade, comparando-as com o enredo da obra. Ao discutir estes aspectos de forma sequencial iniciando pelas comparações entre cinema e literatura; logo após as influências psicológicas na construção de personagem e sua importância no enredo; e, por fim as relações sociais, históricas e culturais presentes de forma subjetiva ou objetiva em O Cheiro do Ralo, propor as possíveis influências intermidiáticas no reconhecimento e ampliação de sentidos de uma obra.Este trabajo tiene como objetivo analizar la obra literaria O Cheiro do Ralo por Lourenço Mutarelli y su adaptación de la película homónima Por Heitor Dhalia, abordar a los diferentes puntos de consenso y contrastes entre los dos con el fin de crear nuevos significados para el lector / espectador a ampliar la comprensión. El romance de Lourenço Mutarelli por ser dueño de un híbrido, el lenguaje fragmentado influenciada por cómic que surja coloquial, prosaica y dinámica adquiere una cierta autonomía en la adaptación de la película de Heitor Dhalia, un hecho que impulsa una gran diversificación en el uso de técnicas de película. Este factor aumenta la interferencia de otras áreas de conocimiento incluidas en el trabajo que liga con los aspectos literarios y cinematográficos, es decir, las comparaciones entre la novela y su adaptación permitir la interacción de otras áreas del conocimiento externos a ambos. Áreas tales como: La sociología, la filosofía, la historia, la psicología, entre otros, son parte de las obras a través de referencias, analogías, obras de teatro, metáforas y otros recursos con el fin de trascender y al cine como una simple adaptación o literaria como algo estancada y cerrado. Como complemento de los sentidos de O Cheiro do Ralo estos dispositivos externos a su vez puede tratar, como la psicología, lo que explica la construcción de personajes; a lo largo de la historia para establecer relaciones mediante la vinculación de los recuerdos y los procesos históricos con el discurso de ficción; por la sociología para analizar la relación entre el hombre y el objeto, y el valor de las nociones establecidas en la época contemporánea, comparándolos con la trama de la obra. En la discusión de estos temas en secuencia empezando con las comparaciones entre el cine y la literatura; después de que las influencias psicológicas en la formación del carácter y su importancia en la trama; y, finalmente, los dones sociales, históricos y culturales en forma subjetiva u objetiva en la película O Cheiro do Ralo proponen posible intermidiáticas influye en el reconocimiento y la expansión de significados de una obra.application/pdfporLiteraturaCinemaAdaptação para cinemaO Cheiro do ralo : literatura e cinemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001112731.pdf.txt001112731.pdf.txtExtracted Texttext/plain310039http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206463/2/001112731.pdf.txtde0a3bd3069db2197f3e2ada54c1cf2fMD52ORIGINAL001112731.pdfTexto completoapplication/pdf2085795http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/206463/1/001112731.pdf5a882cbee5e916550ff1b30ddc125dbbMD5110183/2064632020-03-06 04:14:22.225733oai:www.lume.ufrgs.br:10183/206463Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-03-06T07:14:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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