O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Luciana Coelho
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/200684
Resumo: A presente tese de doutorado tem como objetivo central analisar a construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai por meio das obras dos pintores Pedro Américo e Juan Manuel Blanes. A vinculação das identidades nacionais a perspectivas de cunho estético-político foi fundamental para a consolidação dos Estados Nacionais latino-americanos. Na segunda metade do século XIX, por meio da pintura histórica, os governos de Brasil e Uruguai tentavam forjar em imagens a memória nacional que assumia a missão de educar seus espectadores por meio de eventos exemplares do passado. Como pintores de História, Juan Manuel Blanes e Pedro Américo buscavam, mesmo considerando que a liberdade artística deveria ser respeitada, atuar em consonância com determinados projetos políticos. Nesse sentido, pode-se inferir que a análise da trajetória dos pintores contribui para a compreensão da formação da memória institucional em seus respectivos países.
id URGS_b0545e726cbcb67cb442f65e6689581d
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200684
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Barbosa, Luciana CoelhoSouza, Susana Bleil deNovales, Ana Frega2019-10-12T03:55:17Z2018http://hdl.handle.net/10183/200684001104159A presente tese de doutorado tem como objetivo central analisar a construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai por meio das obras dos pintores Pedro Américo e Juan Manuel Blanes. A vinculação das identidades nacionais a perspectivas de cunho estético-político foi fundamental para a consolidação dos Estados Nacionais latino-americanos. Na segunda metade do século XIX, por meio da pintura histórica, os governos de Brasil e Uruguai tentavam forjar em imagens a memória nacional que assumia a missão de educar seus espectadores por meio de eventos exemplares do passado. Como pintores de História, Juan Manuel Blanes e Pedro Américo buscavam, mesmo considerando que a liberdade artística deveria ser respeitada, atuar em consonância com determinados projetos políticos. Nesse sentido, pode-se inferir que a análise da trajetória dos pintores contribui para a compreensão da formação da memória institucional em seus respectivos países.The present thesis aims to analyze the construction of the national identities of Brazil and Uruguay through the works of the painters Pedro Américo and Juan Manuel Blanes. The linkage of national identities to aesthetic-political perspectives was fundamental for the consolidation of the Latin American National States. Therefore, through historical painting, in the second half of the XIX century the governments of Brazil and Uruguay tried to forge into images the national memory that assumed the mission of educating its spectators through exemplary events of the past. As painters of History, Juan Manuel Blanes and Pedro Américo sought, although still considering that artistic freedom should be respected, to act in accordance with certain political projects. In this sense, it can be inferred that the analysis of the trajectory of the painters contributes to the understanding of the formation of the institutional memory in their respective countries.La presente tesis de doctorado tiene como objetivo central analizar la construcción de las identidades nacionales de Brasil y Uruguay por medio de las obras de los pintores Pedro Américo y Juan Manuel Blanes. La vinculación de las identidades nacionales a perspectivas de carácter estético-político ha sido fundamental para la consolidación de los Estados Nacionales latinoamericanos. En la segunda mitad del siglo XIX, por medio de la pintura histórica, los gobiernos de Brasil y Uruguay intentaban forjar en imágenes la memoria nacional que asumía la misión de educar a sus espectadores por medio de eventos ejemplares del pasado. Como pintores de Historia, Juan Manuel Blanes y Pedro Américo buscaban, aun considerando que la libertad artística debía ser respetada, actuar en consonancia con determinados proyectos políticos. En ese sentido, se puede inferir que el análisis de la trayectoria de los pintores contribuye a la comprensión de la formación de la memoria institucional en sus respectivos países.application/pdfporAmérico, Pedro, 1843-1905Blanes, Juan Manuel, 1830-1901Identidade nacionalPinturaArtePolíticaBrasilUruguaiNational identityPaintingArtPolicyIdentidad nacionalPinturaArtePolíticaO pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001104159.pdf.txt001104159.pdf.txtExtracted Texttext/plain929213http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200684/2/001104159.pdf.txte9740ede108aada0ece59413ce12c77dMD52ORIGINAL001104159.pdfTexto completoapplication/pdf12354933http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200684/1/001104159.pdf3ea403428cf458fc34ce4e9b46b8cd99MD5110183/2006842019-10-13 03:51:00.470594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/200684Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-10-13T06:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
title O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
spellingShingle O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
Barbosa, Luciana Coelho
Américo, Pedro, 1843-1905
Blanes, Juan Manuel, 1830-1901
Identidade nacional
Pintura
Arte
Política
Brasil
Uruguai
National identity
Painting
Art
Policy
Identidad nacional
Pintura
Arte
Política
title_short O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
title_full O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
title_fullStr O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
title_full_unstemmed O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
title_sort O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)
author Barbosa, Luciana Coelho
author_facet Barbosa, Luciana Coelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Luciana Coelho
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Susana Bleil de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Novales, Ana Frega
contributor_str_mv Souza, Susana Bleil de
Novales, Ana Frega
dc.subject.por.fl_str_mv Américo, Pedro, 1843-1905
Blanes, Juan Manuel, 1830-1901
Identidade nacional
Pintura
Arte
Política
Brasil
Uruguai
topic Américo, Pedro, 1843-1905
Blanes, Juan Manuel, 1830-1901
Identidade nacional
Pintura
Arte
Política
Brasil
Uruguai
National identity
Painting
Art
Policy
Identidad nacional
Pintura
Arte
Política
dc.subject.eng.fl_str_mv National identity
Painting
Art
Policy
dc.subject.spa.fl_str_mv Identidad nacional
Pintura
Arte
Política
description A presente tese de doutorado tem como objetivo central analisar a construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai por meio das obras dos pintores Pedro Américo e Juan Manuel Blanes. A vinculação das identidades nacionais a perspectivas de cunho estético-político foi fundamental para a consolidação dos Estados Nacionais latino-americanos. Na segunda metade do século XIX, por meio da pintura histórica, os governos de Brasil e Uruguai tentavam forjar em imagens a memória nacional que assumia a missão de educar seus espectadores por meio de eventos exemplares do passado. Como pintores de História, Juan Manuel Blanes e Pedro Américo buscavam, mesmo considerando que a liberdade artística deveria ser respeitada, atuar em consonância com determinados projetos políticos. Nesse sentido, pode-se inferir que a análise da trajetória dos pintores contribui para a compreensão da formação da memória institucional em seus respectivos países.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-10-12T03:55:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/200684
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001104159
url http://hdl.handle.net/10183/200684
identifier_str_mv 001104159
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200684/2/001104159.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/200684/1/001104159.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e9740ede108aada0ece59413ce12c77d
3ea403428cf458fc34ce4e9b46b8cd99
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309154869411840