A palheta e o pincel na construção de um mito fundador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Susana Bleil de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163492
Resumo: O objetivo desse artigo é examinar como parte das elites intelectuais e políticas uruguaias preocupava-se com a orientalização do Estado nacional uruguaio e encarregava-se de consolidar a consciência nacional mediante trabalhos intelectuais e artísticos. Embora cada arte tenha a sua própria linguagem, Juan Manuel Blanes através da pintura procurava expressar as inquietudes de seu tempo: pintar uma nação em construção. Blanes, criou símbolos pictóricos da nacionalidade e inventou um passado iconográfico. Buscou a gênese do nacionalismo uruguaio, nas lutas de independência contra o Brasil e construiu o arcabouço de um imaginário nacional, o subsídio simbólico para a idéia de nação que a elite pensante se dedicava a construir.
id UFRGS-2_1fae87be466c951374bb07f13b333ac5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163492
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Susana Bleil de2017-06-27T02:27:54Z20082175-7976http://hdl.handle.net/10183/163492000718825O objetivo desse artigo é examinar como parte das elites intelectuais e políticas uruguaias preocupava-se com a orientalização do Estado nacional uruguaio e encarregava-se de consolidar a consciência nacional mediante trabalhos intelectuais e artísticos. Embora cada arte tenha a sua própria linguagem, Juan Manuel Blanes através da pintura procurava expressar as inquietudes de seu tempo: pintar uma nação em construção. Blanes, criou símbolos pictóricos da nacionalidade e inventou um passado iconográfico. Buscou a gênese do nacionalismo uruguaio, nas lutas de independência contra o Brasil e construiu o arcabouço de um imaginário nacional, o subsídio simbólico para a idéia de nação que a elite pensante se dedicava a construir.The objective of this paper is to examine how part of the intellectual and political Uruguayan elites was concerned about the orientalization of the Uruguayan National State and undertook the consolidation the national conscience through intellectual and artistic works. Though each art has its own language, Juan Manuel Blanes strived to express through painting the unrest of his time: to paint a nation in construction. Blanes created pictoric symbols of the nationality and invented an iconographic past. He quested for the genesis of the Uruguayan nationalism in the independence fights against Brasil and constructed the frame for the national imagery, the symbolic subsidy for the idea of a nation that the thoughtful elite strived to build up.application/pdfporEsboços : revista do Programa de Pós-Graduação em História, Departamento de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. N. 20 (2008), p. 155-168Identidade nacional : UruguaiBlanes, Juan Manuel, 1830-1901NationImageIdentityJuan Manuel BlanesA palheta e o pincel na construção de um mito fundadorinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000718825.pdf000718825.pdfTexto completoapplication/pdf290801http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163492/1/000718825.pdff617632229e1afe0cb8ff73868bf7e13MD51TEXT000718825.pdf.txt000718825.pdf.txtExtracted Texttext/plain40403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163492/2/000718825.pdf.txt22d8ddcd41823f74f9577f01d31565aaMD52THUMBNAIL000718825.pdf.jpg000718825.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1986http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163492/3/000718825.pdf.jpgeb8c50837dd228a1bfeb55f9cb2bacf7MD5310183/1634922018-10-08 08:55:50.909oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163492Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:55:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
title A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
spellingShingle A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
Souza, Susana Bleil de
Identidade nacional : Uruguai
Blanes, Juan Manuel, 1830-1901
Nation
Image
Identity
Juan Manuel Blanes
title_short A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
title_full A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
title_fullStr A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
title_full_unstemmed A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
title_sort A palheta e o pincel na construção de um mito fundador
author Souza, Susana Bleil de
author_facet Souza, Susana Bleil de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Susana Bleil de
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade nacional : Uruguai
Blanes, Juan Manuel, 1830-1901
topic Identidade nacional : Uruguai
Blanes, Juan Manuel, 1830-1901
Nation
Image
Identity
Juan Manuel Blanes
dc.subject.eng.fl_str_mv Nation
Image
Identity
Juan Manuel Blanes
description O objetivo desse artigo é examinar como parte das elites intelectuais e políticas uruguaias preocupava-se com a orientalização do Estado nacional uruguaio e encarregava-se de consolidar a consciência nacional mediante trabalhos intelectuais e artísticos. Embora cada arte tenha a sua própria linguagem, Juan Manuel Blanes através da pintura procurava expressar as inquietudes de seu tempo: pintar uma nação em construção. Blanes, criou símbolos pictóricos da nacionalidade e inventou um passado iconográfico. Buscou a gênese do nacionalismo uruguaio, nas lutas de independência contra o Brasil e construiu o arcabouço de um imaginário nacional, o subsídio simbólico para a idéia de nação que a elite pensante se dedicava a construir.
publishDate 2008
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-06-27T02:27:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/163492
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 2175-7976
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000718825
identifier_str_mv 2175-7976
000718825
url http://hdl.handle.net/10183/163492
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Esboços : revista do Programa de Pós-Graduação em História, Departamento de História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis. N. 20 (2008), p. 155-168
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163492/1/000718825.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163492/2/000718825.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163492/3/000718825.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv f617632229e1afe0cb8ff73868bf7e13
22d8ddcd41823f74f9577f01d31565aa
eb8c50837dd228a1bfeb55f9cb2bacf7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224920001150976